Pular para o conteúdo

Dores nos joelhos no agachamento hack!

Respostas em Destaque

Olá a todos ferreiros, então pessoal,ao executar meu treino de perna, na hora de fazer o agachamento no hack, tenho uma dor no joelho direito após executar os movimentos

o que acham que isso pode ser ?

dizem que o agachamento no hack faz com que os joelhos fiquem com mta pressão, portanto o que acham de eu comprar aquelas faxas de powerlifting ou joelheiras para apertar o joelho para dar mais firmeza?

treino perna duas vezes na semana, um dia posterior(5° feira) outro anterior (2°feira)

treino Segunda feira anterior( O DIA DA DOR NO JOELHO )

AGACHAMENTO livre - 4 séries de 8 a 4repetições pesadas

LEG PRESS - 4 séries de 8 repetições ou superséries

AGACHAMENTO NO HACK (a hora que começa a doer o joelho :) )4 SÉRIES DE 8 REPETIÇÕE

Cadeira extensora - 4 séries de 8 ou dropsets

panturrilhas nos gêmeos superséries

treino posterior (5° feira)

Agachamento livre (leve) 4 séries de 8 a 12 repetições

Stiff- 4 séries de 8 a 10 repetições

cadeira flexora - 4 séries de 8 repetições

panturilhas nos gêmeos superséries

abdominais e obliquios

Grato e aguardo respostas

• Respostas 9
  • Visualizações 14,2mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Olá a todos ferreiros, então pessoal,ao executar meu treino de perna, na hora de fazer o agachamento no hack, tenho uma dor no joelho direito após executar os movimentos o que acham que isso pode se

• Cara, para com esse exercicio antes que ele arrombe seus joelhos, seu corpo está enviando um sinal para vc, essa dor não é nada boa. Eu tive bons resultados com esse exercicio, ao contrario do livr

• Tente aquecer direito antes, com uma leve caminhada na esteira e alguns movimentos leves no agachamento ate vc sentir q esta pronto.... E nunca aumente o peso de uma vez, va devagar sem pressa.... Se

• Autor

Olá a todos ferreiros, então pessoal,ao executar meu treino de perna, na hora de fazer o agachamento no hack, tenho uma dor no joelho direito após executar os movimentos

o que acham que isso pode ser ?

dizem que o agachamento no hack faz com que os joelhos fiquem com mta pressão, portanto o que acham de eu comprar aquelas faxas de powerlifting ou joelheiras para apertar o joelho para dar mais firmeza?

treino perna duas vezes na semana, um dia posterior(5° feira) outro anterior (2°feira)

treino Segunda feira anterior( O DIA DA DOR NO JOELHO )

AGACHAMENTO livre - 4 séries de 8 a 4repetições pesadas

LEG PRESS - 4 séries de 8 repetições ou superséries

AGACHAMENTO NO HACK (a hora que começa a doer o joelho )4 SÉRIES DE 8 REPETIÇÕE

Cadeira extensora - 4 séries de 8 ou dropsets

panturrilhas nos gêmeos superséries

treino posterior (5° feira) ( treino tranquilo sem nenhuma dor nas articulações )

Agachamento livre (leve) 4 séries de 8 a 12 repetições

Stiff- 4 séries de 8 a 10 repetições

cadeira flexora - 4 séries de 8 repetições

panturilhas nos gêmeos superséries

abdominais e obliquios

Grato e aguardo respostas

BONS TREINOS!

• Autor

Carlos em qual agachamento que vc teve bons resultados ? no hack ou no livre ?

então pessoal o problema é que o agachamento no hack é um exercício muito bom para o vasto lateral da perna, e se for pra eu mudar de treino, qual exercício que vcs acham que seria bom pro vasto lateral ?

GRATO E BONS TREINOS!

• 2 semanas depois...
Carlos em qual agachamento que vc teve bons resultados ? no hack ou no livre ?

então pessoal o problema é que o agachamento no hack é um exercício muito bom para o vasto lateral da perna, e se for pra eu mudar de treino, qual exercício que vcs acham que seria bom pro vasto lateral ?

GRATO E BONS TREINOS!

No hack

Eu tiraria esse exercício da série. Tbém já senti dores quando treinava no hack. Um instrutor falou que esse exercício, por qualquer descuido é propício a causar dores no joelho.

Tbém acho que a sua série já 'tá bem fechadinha com agachamento livre, legpress, cadeira extensora e gêmeos.

Abraço.

• 10 anos depois...
  • 3 anos depois...

Esse tópico ficou sem a explicação do porquê, e ela é a parte que resolve o problema. O relato do @fisiculturismo, de que a dor apareceu com menos de três meses fazendo hack e sumiu em menos de um mês depois de tirar o exercício, é o teste mais informativo que aparece aqui, e vale entender o mecanismo por trás dele.

Primeiro, o que o hack faz de diferente. Ele fixa o tronco no encosto e força o joelho a viajar bastante à frente na descida. Isso aumenta o ângulo de flexão do joelho sob carga e, com ele, a força de compressão entre a patela e o fêmur. Não é um exercício ruim por natureza, mas é o mais exigente do ponto de vista da articulação do joelho entre os que estavam naquele treino.

Segundo, e é a causa mais provável no caso descrito. Olhando a segunda feira, o treino tem agachamento livre pesado, leg press, agachamento no hack e cadeira extensora com drop set. São quatro exercícios seguidos de extensão de joelho, todos com o quadríceps como protagonista, um atrás do outro. O hack não é necessariamente o culpado, ele é apenas o terceiro da fila, ou seja, o ponto em que a articulação já acumulou tudo o que veio antes. Por isso a dor aparece nele.

Terceiro, e é o item que merece atenção médica. A dor é em um joelho só. Sobrecarga costuma doer nos dois. Dor unilateral persistente aponta para algo específico daquele lado, e as possibilidades mais comuns em quem treina são tendinopatia patelar, dor femoropatelar e lesão de menisco. Isso não se resolve com joelheira, se resolve com avaliação. Sinais que tornam a consulta mais urgente são inchaço, travamento, sensação de falseio e dor que continua ao subir e descer escada fora da academia.

Agora as respostas diretas às perguntas do tópico.

Sobre comprar faixa ou joelheira apertada para dar firmeza, não. Aqui é preciso separar duas coisas. A joelheira elástica de agachamento serve para aquecer a articulação e devolver energia no fundo do movimento em série pesada, e ela não trata nada. A faixa de powerlifting, bem apertada, aumenta a força de compressão entre patela e fêmur, ou seja, faz exatamente o oposto do que ele precisa. E, o mais importante, usar qualquer uma delas para continuar fazendo o exercício que dói é apenas silenciar o aviso.

Sobre o melhor exercício para o vasto lateral, existe uma correção necessária. Não é possível escolher uma porção do quadríceps por exercício. As quatro porções compartilham o mesmo tendão e agem juntas na extensão do joelho. Existem diferenças pequenas de ativação com posição de pé e amplitude, mas nada que faça um exercício ser o exercício do vasto lateral. O que faz o quadríceps crescer é carga progressiva com boa amplitude, e o hack não tem nada de insubstituível nisso.

Substitutos com menos exigência femoropatelar e mesmo estímulo de quadríceps são o agachamento frontal, o leg press com pés mais baixos e sem descer além do ponto em que a lombar sai do encosto, e o agachamento búlgaro. O agachamento livre continua valendo, com a observação de que o @Dr. Fernando Britto Barboza tem razão em recomendá lo, embora ele sozinho não resolva se o volume total continuar o mesmo.

E se ele quiser voltar ao hack no futuro, três ajustes mudam bastante a carga sobre o joelho. Pé mais alto e um pouco mais à frente na plataforma, o que reduz o ângulo de flexão do joelho no fundo. Reduzir a profundidade até a faixa que não dói e aumentar aos poucos. E tirá lo do fim da sequência de quadríceps, colocando o quando a articulação ainda está descansada, ou em outro dia.

Sobre o aquecimento sugerido pelo @Matheusbp, ele está certo e vale detalhar. Aquecimento útil não é caminhada de dez minutos, é fazer o próprio movimento em séries progressivas, começando bem leve e subindo até a carga de trabalho. Isso prepara o tendão e a articulação de forma específica.

Uma última observação sobre a estrutura do treino, que ninguém comentou. A segunda feira concentra todo o quadríceps e a quinta feira concentra todo o posterior, e o agachamento livre aparece nos dois dias. Distribuir os quatro exercícios de quadríceps em duas sessões, tirando o drop set da extensora, reduziria a carga articular sem reduzir o estímulo semanal. Drop set na cadeira extensora, depois de três exercícios pesados, é o tipo de volume que cobra caro na articulação e entrega pouco.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.