Pular para o conteúdo

Relato 1o ciclo de oxandrolona

Respostas em Destaque

• Objetivo do ciclo: foi indicado pela minha nutróloga que está fazendo acompanhamento da minha doença autoimune para melhora no ganho de massa magra (já sou acompanhada por nutricionista e personal), fiz mais de 90 exames (laboratoriais e de imagem) e meus exames estão todos ok, mas estou morrendo de medo dos colaterais pois já tenho tendência a queda de cabelo e acne por causa do meu hipo 😢
  • Ciclos já realizados
    • nunca fiz, será a primeira vez
  • Ciclo proposto;
    • OXANDROLONA filme orodispersível 10mg por 6 meses TODOS os dias
    • a cada 2 meses vou solicitar nova receita e ver se devemos diminuir ou aumentar a dose (dependendo de como eu reagir a essa dose)
  • Divisão de treino e horário do mesmo:
    • segunda - superior (2x de elevação em Y, 5x desenvolvimento aberto barra, 5x elevação lateral, 4x puxada aberta, 6x remada curvada + crucifixo invertido)
    • terça - crossfit *
    • quarta - inferior (3x abdução clam, 3x elevacao pelvica unilateral, 4x terra, 5x sumo landmine, 6x flexora deitada + stiff, 2x stiff unilateral) 
    • quinta - crossfit ou outro cardio*
    • sexta - crossfit *
    • sabado - inferior (3x abdutora 45, 3x elevacao pelvica unilateral, 4x leg 45, 5x agachamento frontal barra, 6x extensora + goblet, 2x afundo trás + 3x abdução deitada)
    • domingo - superior (5x remada baixa, 5x puxada supinada, 5x remada serrote, 4x elevação lateral e 3x pegada supinada)

Treino todos os dias 7h30 em jejum por opção (prefiro assim, apenas acordo, tomo pré-treino e vou)!

*Sobre o crossfit: não me xinguem kkk considerem como cardio!

• Dieta para o ciclo:
    • Total 2600kcal 

large.dieta1.PNGlarge.dieta2.PNG

• Altura: 168
  • Peso: 60kg
  • BF: 14.5%
  • Medicações em uso:
    • Puran 50 e DIU hormonal (Kyleena)
  • Problemas de Saúde e histórico de cirurgias:
    • Hipotireoidismo (em teoria eu ganharia peso com facilidade, mas na realidade eu emagreço facilmente, e já tenho queda de cabelo)
    • Rosácea (tendência a acne)
  • Exames de sangue hormonais recentes: fiz mais de 80 exames e está tudo ok (exceto marcadores da tireóide), anexo aqui alguns deles:
    • large.6.PNGlarge.5.PNGlarge.4.PNGlarge.3.PNGlarge.2.PNGlarge.1.PNG
  • Tempo de treino: 3 anos
  • Fotos pré-ciclo
    • Julho de 2021 e agosto 2022 (tive boa evolução sem uso de esteróides, mas estou estagnada no meu peso e % de gordura, vamos ver como vai ser...)
    • large_2021.png large_2022.png
  • Respostas 2
  • Visualizações 2,5mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Ótima evolução, isa ! Apenas achei o período de uso da oxa um pouco longo. Você tem ascendentes calvos? Enfim, vamos acompanhando!

• 2 anos depois...

Abri as fotos de 2021 e 2022 lado a lado, e a primeira coisa a dizer é sobre elas. A diferença é grande e é do tipo difícil de conseguir: cintura marcada, glúteo e perna com massa evidente, costas com desenho, e tudo isso mantendo peso baixo. Isso foi construído sem nada, com três anos de treino, e vale ser dito antes de qualquer discussão sobre comprimido, porque é o que prova que sua base funciona.

Dito isso, você escreveu que está morrendo de medo dos colaterais, então vou usar seu próprio material para mostrar onde estão os pontos de atenção. E são quatro, sendo que dois eu nunca vi ninguém comentar em tópico de mulher.

O primeiro é o tempo, e nisso concordo com o que já apontaram. Seis meses contínuos é bastante fora do que se pratica em protocolo feminino, que costuma ficar entre quatro e oito semanas. O risco de virilização não depende só da dose, ele depende de dose multiplicada por tempo de exposição. Dez miligramas por dia também é o dobro do que normalmente se usa como dose inicial em mulher, que é cinco. Ou seja, o plano combina a dose mais alta com o tempo mais longo, e é justamente a combinação que produz os efeitos que você teme. Se essa conversa for reaberta com sua nutróloga, esses são os dois parâmetros que eu levaria: começar em cinco e reavaliar em quatro a seis semanas, com data de término definida desde o começo.

O segundo é o seu basal, que está nos exames que você anexou e que ninguém comentou. Sua testosterona deu 51, com referência feminina de 12 a 60, ou seja, você já está no terço mais alto da faixa. E sua DHT deu 229. A DHT é o androgênio mais potente na raiz do cabelo e na glândula sebácea, e é ela que responde pela queda de padrão androgenético e pela oleosidade. Somando isso ao fato de que você já tem queda de cabelo e rosácea com tendência a acne, você está começando de um ponto mais alto do que a maioria das mulheres que fazem isso. Não é impeditivo, mas significa que o sinal de alerta pode aparecer mais cedo em você do que nos relatos que você leu por aí.

Vale saber onde cada efeito é reversível e onde não é. Acne, oleosidade e pelos regridem depois que se para. Voz não regride, e por isso é a regra dura: rouquidão, voz mais grave ou cansaço ao falar significam parar no mesmo dia, sem esperar para confirmar. E a queda de cabelo fica no meio do caminho, porque na maioria das mulheres o pelo volta ao normal, mas em quem já tem alopecia de padrão feminino em curso o uso pode antecipar de forma duradoura o que ia acontecer mais devagar. Como você já tem queda, valeria uma avaliação com dermatologista antes de começar, com registro fotográfico do couro cabeludo, para conseguir comparar depois em vez de discutir com a memória.

O terceiro ponto é o que quase ninguém sabe, e é específico do seu caso: androgênios reduzem a proteína que carrega o hormônio de tireoide no sangue, a TBG. Isso muda seus exames de tireoide, principalmente T4 total, e pode mudar a interpretação de como está seu controle com o Puran. Ou seja, se durante o uso da oxandrolona seus exames de tireoide vierem diferentes, isso pode ser efeito da interferência e não necessariamente necessidade de mexer na dose de levotiroxina. Leve essa informação a quem acompanha sua tireoide, peça TSH e T4 livre antes de começar e repita durante, e evite que a dose do Puran seja ajustada às cegas em cima disso.

Ainda sobre o Puran, um detalhe prático que rende muito: levotiroxina precisa ser tomada em jejum e sozinha, com trinta a sessenta minutos de intervalo até qualquer outra coisa. Como você acorda, toma pré-treino e sai para treinar, vale conferir essa ordem. Café, cálcio, ferro e suplementos junto reduzem bastante a absorção, e essa é uma das causas mais comuns de hipotireoidismo que parece mal controlado sem estar.

O quarto ponto é sobre o DIU e sobre o seu volume de treino, e eles se conectam. O Kyleena libera levonorgestrel, que é um progestágeno derivado da mesma família da testosterona e tem alguma atividade androgênica residual, o que pode somar um pouco na acne e na oleosidade. Não é motivo para trocar nada, é só para você saber de onde pode vir se piorar. Mas tem uma consequência mais importante: DIU hormonal costuma reduzir ou suspender a menstruação, e isso te tira o principal sinal clínico de que o corpo está em falta de energia.

E é aí que olho para o resto do seu relato. Você treina os sete dias da semana, sendo três de crossfit, sempre em jejum, com o café da manhã só às nove e quinze, e come 2.600 calorias com 60 quilos. Você mesma escreveu que emagrece com facilidade e que está estagnada em peso e em percentual de gordura há um tempo. Esse conjunto tem outra leitura possível, bem diferente de precisar de anabolizante: energia disponível insuficiente para o volume que você treina, sem nenhum dia de descanso real. Em mulher, essa condição atrapalha ganho de massa, atrapalha tireoide e afeta densidade óssea, e ela é justamente mais difícil de perceber quando não se menstrua.

Antes de seis meses de oxandrolona, eu testaria a hipótese mais simples: um dia de descanso de verdade na semana e um aumento calórico honesto, algo como 200 a 300 calorias a mais por dia, mantidas por seis a oito semanas, com registro de peso e de carga no treino. Se a estagnação ceder, o problema nunca foi hormonal. Se não ceder, a conversa sobre o comprimido continua de pé, e com bem mais informação.

Por fim, os exames que eu não deixaria de fazer se o uso for para frente: perfil lipídico completo antes e a cada seis a oito semanas, porque a oxandrolona é das que mais derrubam o HDL e isso não dá nenhum sintoma, além de TGO, TGP e gama GT no mesmo ritmo. Você já mostrou que faz exame como poucos, então essa parte vai ser a mais fácil.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.