Pular para o conteúdo

Melhor exercício pra defenir peito

Respostas em Destaque

• Respostas 15
  • Visualizações 2mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• definir é dieta + aerobico.em relação a qts dias se deve malhar..depende.geralmente se malha de 4 a 5x na semana,mas tem gente q malha 3 ou 6...depende de como vc botou sua serie durante a semana e se

• Primeiramente buenas a todos! Tenho acompanhado o fórum ha algum tempo e sem dúvida aprimorado meu treino e conhecimentos com base em seu conteúdo! Nebur - Algumas considerações: A) Não era

• Em 4 meses vc ganhou 9 kg de massa magra? Vc fez avaliação física antes de começar, aquela que mostra seu peso em kg de massa gorda e magra, além da % de gordura? E tem os dados atuais? Se tiver

• Autor

as minhas medidas ainda nao tirei,mas eu antes tinha 58 kilos, comia mal,e sempre joguei futebol por isso a minha percentagem de gordura devia ser baixa.

Treinei cerca de 4 meses a toa,sem numero de series certo nem repeticoes,fazia um exercicio pra cada tipo de musculo e treinava todos eles todos os dias.

Passado 3 meses quando me pessei tinha 64 kg,depois cerca de 1 mes e pouco voltei me a pessar e tava com 67.

Começei a treinar direito a cerca de 3 semanas faço o meu treino e suplemento,ja tou a chegar perto dos 68 nas balanças normais,porque nas de farmacia tenho muito +.

Nao fiz nenhum teste ainda,onde posso fazer isso?

Eu treino em casa porque tenho equipamentos,por isso nao deve dar pra ir numa academia e ver.

abraço

• 14 anos depois...
  • 7 anos depois...

@nebur, a sua pergunta tem uma resposta que muda tudo: não existe o melhor exercício para definir peito, porque exercício nenhum define região nenhuma.

@lalala já tinha dito isso em 2004 — "definir é dieta mais aeróbio" — e estava certo. Vale trazer o estudo que fecha a questão, porque ele foi feito exatamente para responder isso.

Katch e colaboradores, em 1984, testaram o abdominal. Vinte e sete dias de treino progressivo, chegando a 5.004 abdominais no total. E o desfecho não foi fita métrica nem foto: eles colheram biópsias de gordura por aspiração com agulha, em três locais diferentes do corpo, antes e depois, isolaram as células adiposas e mediram o diâmetro delas ao microscópio.

Resultado: houve redução significativa do diâmetro das células nos três locais. E nenhuma diferença entre os locais. Ou seja, a gordura do abdome não reduziu mais que a das costas ou a do glúteo, apesar de terem sido feitos cinco mil abdominais e nenhuma costa-dominal.

É a demonstração mais direta que existe: o músculo que trabalha não consome a gordura que está por cima dele. A gordura é mobilizada do corpo inteiro, conforme o balanço calórico e a genética de distribuição de cada um — e nenhum dos dois obedece à escolha de exercício.

Isso resolve a sua pergunta e também justifica o que o @gmz te disse sobre os abdominais. Você estava fazendo 200 por dia e 400 aos sábados. Essas repetições não estão removendo gordura do abdome, e em número tão alto elas também não estão gerando estímulo de hipertrofia — carga baixa com repetição altíssima treina resistência, não tamanho. São duas horas por semana produzindo pouco dos dois objetivos.

O que o exercício de peito faz é construir o músculo por baixo. O que revela esse músculo é reduzir a camada de gordura por cima, e isso é dieta. Os dois juntos produzem a aparência que você chama de definido. Separados, nenhum produz.

Sobre o seu treino, três ajustes.

@lalala e @gmz apontaram que faltava costas, e você respondeu que estava lá, junto com ombros e bíceps. Está mesmo. Mas repare no que acontece na prática: três grupos no mesmo dia significa que o último deles — e costas é o maior grupo muscular do tronco — vai ser treinado com você já cansado, ou vai ficar com dois exercícios de sobra. Como você treina peito e tríceps num dia inteiro só para dois grupos, existe um desequilíbrio estrutural aí. Se puder, separe costas do dia de ombro.

E isso tem relação direta com a sua queixa. Peito e tríceps duas vezes por semana, com costas dividindo espaço com mais dois grupos, é a receita clássica para ombros anteriorizados e caixa torácica fechada — o que piora justamente a aparência do peito que você quer melhorar.

Segundo: você escreveu que faz 3 séries de 10, 8 e 6 subindo o peso. É um esquema válido. O que falta é registro. Anote carga e repetições de cada série, toda semana. Sem isso você não tem como saber se está progredindo, e progressão de carga ao longo dos meses é o que constrói músculo — não a escolha do exercício.

Terceiro, e @Maria Lucia levantou o ponto mais afiado do tópico: você diz ter saído de 58 para 67 kg em quatro meses, treinando sem método e sem suplementar.

Nove quilos nesse período, partindo de 58 kg com alimentação ruim, é plausível — mas quase certamente não são nove quilos de músculo. Quem estava comendo mal e passa a comer e treinar ganha, ao mesmo tempo: músculo de fato, água intramuscular, glicogênio e gordura. A proporção entre eles é justamente o que você não sabe, porque nunca mediu.

Ela perguntou isso em 2004 e a resposta continua valendo hoje: sem avaliação no início, o número da balança não diz nada sobre composição corporal. E você mesmo notou o problema quando escreveu que "nas balanças de farmácia tenho muito mais" — balanças diferentes não são comparáveis. Use sempre a mesma, no mesmo horário, em jejum, depois de ir ao banheiro.

Dá para fazer isso em casa, sem academia: adipômetro simples ou fita métrica em pontos fixos — braço, peito, cintura no umbigo, quadril, coxa —, medidos sempre do mesmo jeito, uma vez por mês, com foto no mesmo local e mesma luz. A fita na cintura e a foto, juntas, dizem muito mais sobre definição do que a balança.

E uma última, que responde sua pergunta sobre quantos dias treinar: a sua divisão em seis dias com cada grupo duas vezes por semana está boa. A frequência de duas vezes por grupo é bem sustentada. O que costuma faltar em quem treina em casa não é frequência — é carga suficiente para forçar adaptação. Se os pesos que você tem já permitem fazer mais de doze repetições confortáveis, o limite passou a ser o equipamento, e nenhuma mudança de exercício resolve isso.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.