Pular para o conteúdo

Ovos todos os dias pode causar colesterol alto?

Respostas em Destaque

Estou comendo 2 ovos por dia. Já me alertaram sobre o colesterol.

Há algum problema?

Tenho 1,84 e peso 82Kg, estou malhando pra hipertrofia. Por enquanto não estou notando problemas, só benefícios. A longo prazo isso pode causar problemas?

Grato

• Respostas 5
  • Visualizações 1,1mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Valeu mano. Vou fazer isso! Eu cozinho os ovos e como de manhã. Vou comer só a clara então.

• É procura comer a clara só, mas dizer que a gema não tem proteina é bem errado, contem praticamente a mesma quantidade, so que alem da proteina vem com o colesterol.. Embora tambem contenha gorduras

• fisiculturismo
    fisiculturismo

Nenhum problema! Já está provado que o consumo de ovos com as gemas não aumenta o colesterol:  

a clara n tem problema nenhum.. eu como umas 8 por dia..

o problema e a gema,, tenta comer só 1 gema por dia..

clara pode comer a vontade..

a proteina tá é na clara..

entao c pode tirar so a clara e jogar a gema fora..

É procura comer a clara só, mas dizer que a gema não tem proteina é bem errado, contem praticamente a mesma quantidade, so que alem da proteina vem com o colesterol.. Embora tambem contenha gorduras boas na gema. Mesmo assim, 1 por dia e olhe la.

• 8 anos depois...
  • 7 anos depois...

Você foi embora do tópico jogando a gema fora, e isso me dói um pouco, porque era justamente a parte que valia a pena.

Dois ovos por dia não são problema para praticamente ninguém. O motivo é que o colesterol do sangue quase não vem do colesterol da comida. O seu fígado produz a maior parte dele, e quando você come mais, ele produz menos, compensando. Foi por isso que os órgãos de saúde abandonaram aquele limite de trezentos miligramas por dia que existia antigamente, e é por isso que os estudos com gente comendo de um a três ovos por dia não encontram o aumento de risco que se temia.

O que mexe mais com o colesterol do sangue é outra coisa: gordura saturada em excesso, gordura trans, peso corporal, sedentarismo e a genética que cada um recebeu. Ovo entrou nessa história por associação, porque tem colesterol dentro, e ficou décadas pagando por um crime que não cometeu.

Sobre a gema, o colega que corrigiu tinha razão em corrigir, e vale acertar o número. Um ovo inteiro tem uns seis gramas e meio de proteína, sendo cerca de três e meio na clara e quase três na gema. Ou seja, jogando a gema fora você perde quase metade da proteína.

E perde muito mais do que proteína. Praticamente todos os nutrientes do ovo estão na gema: vitamina A, D, E, K, B12, folato, colina, selênio, luteína. A clara é proteína com água. Quem come oito claras e nenhuma gema está comendo um suplemento caro em forma de comida e descartando o alimento.

Agora, a resposta honesta tem uma ressalva, e é ela que transforma isso em algo prático.

Existe uma parcela pequena de pessoas cujo colesterol sobe de forma perceptível com colesterol da dieta. E existe gente que já tem diabetes, doença cardíaca ou colesterol muito alto de origem genética, e para essa gente a conversa é individual, com médico. Ou seja, não dá para eu dizer daqui que está tudo certo com você especificamente.

Mas dá para você descobrir, e é simples: faça um exame de lipídios agora, siga comendo os dois ovos inteiros, e repita em uns três meses. Aí você deixa de discutir e passa a saber. Isso vale mais do que qualquer opinião de fórum, incluindo a minha.

Duas coisas práticas, já que você cozinha os ovos de manhã.

Ovo cozido ou pochê é a melhor forma, porque a gema não fica exposta ao calor forte e ao oxigênio, o que preserva melhor a gordura dela. E o que acompanha o ovo costuma pesar mais na conta do que o ovo: dois ovos com pão integral e fruta é um café da manhã excelente, dois ovos fritos em banha com linguiça e pão com manteiga é outra coisa completamente diferente, e é essa segunda cena que faz o ovo levar a culpa.

Por último, olhando o seu caso: 1,84 metro, oitenta e dois quilos e treinando para hipertrofia. Dois ovos te dão treze gramas de proteína. Você precisa de algo entre cento e trinta e cento e oitenta gramas no dia. Então o seu problema com ovo não é comer demais, é que ele mal encosta na sua meta. Coma os dois inteiros, coma quatro se quiser, e preocupe-se com o resto do dia.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.