Pular para o conteúdo

vcs creceram depois dos 16 anos?

Respostas em Destaque

Serio mesmo cara ????? poxa,eu tbm comecei a pensar assim sabe eu tinha 1,73 de altura hoje tenho quase 1,75 ,a galera fala que eu cresci e peguei mais tipo.mas acho que 1,80 eu nunca vou ter kkk !

xD, pois é,acho q é muito relativo.. Depdendno da tua idade, talvez chegue la em, abraço

• Respostas 27
  • Visualizações 37,7mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• 1 ano depois...

Cara, você já criou um tópico sobre isso que já foi até fechado. Você tem uma coisa chamada NEURA. Pára de esquentar com isso. Se você for baixinho, não há o que fazer. Só o tempo dirá. Agora pára de importunar a gente com isso.

Estou com o mesmo problema.

Tenho 16 anos recem feitos e 172cm.

Meu pai tem 1,79 e mãe 1,63 e o resto da minha família por completo é alta e eu estou com um medo enorme de não crescer mais.ers

Queria ficar com ao mínimo 1,75.

Colega, eu vi a sua insistência até um pouco carregada de ansiedade demais para crescer, claro que temos quando estamos na sua idade preocupação com querer crescer mais, mas da forma como vc está fazendo de maneira insistente, como no topico onde travei, e agora voltando a manifestar isso fazendo de novo a mesma pergunta, da para notar um certo desvio comportamental em torno de querer a todo custo crescer mais.

Portanto, se quiser participar do forum dentro de outros assuntos, fique a vontade, e como as respostas necessárias já foram dadas no outro topico, acho que esse assunto para vc não carece de mais esclarecimentos.

Então, vou travar esse topico tbm.
  • 7 anos depois...
Em 07/08/2011 em 00:32, vitorferreira disse:

ñ sei se é o topico certo, vcs cresceram depois dos 16 anos?? so tenho 1,70... faço academia ha 6 meses, so agachamento e hack q atrapalha o crescimento ne?

aii ja se passou um tempao cresceu mais?

• 1 mês depois...
  • 6 anos depois...

Tem uns sete ou oito garotos nesse tópico com a mesma aflição e nenhum saiu daqui com uma resposta de verdade. Então vamos por partes, e a primeira parte é a mais importante.

Musculação não atrapalha o crescimento. Nem agachamento, nem hack, nem leg press. Isso não é opinião nem depende de pessoa para pessoa, é o que as entidades de pediatria e de medicina do esporte dizem há décadas, com base em acompanhamento de adolescentes que treinaram e de adolescentes que não treinaram. Quem treina cresce igual.

Vale saber de onde o mito nasceu, porque aí ele perde a força. Ele vem de duas coisas. Uma é a observação antiga de crianças submetidas a trabalho pesado, desnutridas, que cresciam menos, e o que atrapalhava ali era a fome e a exaustão, não o peso. A outra é o risco real de machucar a placa de crescimento com carga máxima e técnica ruim, coisa de tentar levantar recorde aos catorze anos sem ninguém orientando. Isso é um problema de execução, e a solução é aprender o movimento com carga moderada, não fugir da academia.

Agora, o que decide a sua altura. A parte de longe maior é genética. Depois vêm sono, alimentação e saúde, e esses três importam de verdade nessa idade. Dormir pouco atrapalha porque é durante o sono profundo que sai a maior parte do hormônio de crescimento. Comer mal atrapalha porque falta matéria-prima. Aliás, se alguma coisa da academia pudesse ajudar, seria essa: quem treina costuma comer melhor e dormir melhor.

Como vocês estão todos chutando altura de pai, de mãe e de tio, deixa eu dar a conta que os pediatras usam. Some a altura do pai com a da mãe em centímetros, some treze, e divida por dois. Isso dá a altura-alvo para um menino, e a faixa provável vai uns oito centímetros e meio para mais ou para menos.

Fazendo para quem se apresentou aqui: o colega com pai de 1,91 e mãe de 1,70 tem alvo em torno de 1,87, com faixa que vai de 1,78 a 1,95. Ele tem 1,72 aos dezesseis e provavelmente ainda tem bastante estrada, sim. O colega com pai de 1,79 e mãe de 1,63 tem alvo perto de 1,78, e chegar aos 1,75 que ele queria é bem provável. Vale lembrar que isso é uma média com margem grande, não uma promessa, e que ninguém cai fora da faixa por causa de agachamento.

Sobre até quando se cresce, houve chute de tudo aqui. Na maioria dos meninos o estirão acontece entre treze e quinze anos, e o crescimento vai desacelerando até parar por volta dos dezesseis aos dezoito. Crescer depois dos vinte é incomum, e crescer sete centímetros dos dezessete aos vinte e um é raríssimo. Aquele relato de 1,74 aos dezesseis para 1,82 aos vinte é possível, mas é um caso de estirão tardio, não é a regra e não foi a musculação que fez.

E cuidado com a régua. A gente é um a dois centímetros mais alto de manhã do que à noite, porque os discos da coluna comprimem ao longo do dia. Boa parte dos cresci dois centímetros relatados aqui é isso, ou é fita medida de jeito diferente. Se quiser acompanhar direito, meça sempre no mesmo horário, descalço, encostado na parede, e só a cada três ou quatro meses.

O colega que tirou raio-x do joelho e ouviu do médico que o esqueleto já era de adulto fez a única coisa que realmente responde essa pergunta. Existe um exame simples, de raio-x da mão e do punho, que mostra a idade óssea e diz se as cartilagens de crescimento ainda estão abertas. É barato, é rápido, e substitui todo esse achismo. Quem está mesmo angustiado, faça isso e leve a um endocrinologista.

Tem um motivo prático para não deixar para depois: se houver alguma causa tratável para baixa estatura, o tratamento só funciona enquanto as placas estão abertas. Depois que fecham, não há o que fazer. Então procurar agora é o oposto de neura, é a hora certa.

E aqui eu quero falar de outra coisa, porque ela apareceu no tópico e foi tratada mal.

O rapaz que voltou a perguntar foi respondido com para de importunar a gente. Eu entendo o cansaço de quem responde, mas aos dezesseis anos altura mexe demais com autoestima, e insistir na pergunta é sinal de aflição, não de chatice. O outro colega que respondeu com calma, notando a ansiedade e sugerindo cuidado com isso, acertou o tom.

Para vocês todos: a altura é a única coisa do corpo que ninguém escolhe. Já a largura de ombro, a quantidade de músculo, a postura e como a roupa cai, tudo isso vocês decidem, e é justamente o que a musculação faz. Um cara de 1,70 bem construído tem uma presença física que muito 1,85 magrelo não tem. Vocês estão no lugar certo e fazendo a coisa certa. Comam bem, durmam oito horas, treinem com técnica e parem de se medir toda semana.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.