Pular para o conteúdo

Com pouca altura (estatura) posso subir no palco de campeonato de fisiculturismo?

Respostas em Destaque

• Respostas 6
  • Visualizações 2,3mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Muito obrigado @Foston :) tô me familiarizando muito já com o assunto Tô acompanhando a ajuda que o @Apollo Galeno e o @Locemar dão ao pessoal aqui do fórum, parabéns pelo trabalho de vocês!

• Sim, perfeitamente !

• fisiculturismo
    fisiculturismo

Acabamos de marcar no nosso calendário o próximo campeonato da IFBB/DF. Veja como estão dividas as categorias que têm como critério a altura: Algumas categorias não têm divisão por altura, e bai

• 2 meses depois...
  • Moderador
Em 13/01/2021 em 14:07, gumaath disse:

eu tenho 1,68 (acredito, pois faz muito tempo que não meço minha altura), é possível, com essa altura, competir, ir aos palcos? 

Com certeza! Assista nosso vídeo sobre as categorias de fisiculturismo, com o atleta @Alexandre Cardoso e Silva:

• 5 anos depois...

@gumaath, a resposta que você recebeu está certa, e o @Locemar deu o essencial: não existe altura mínima, existe categoria onde a sua altura se encaixa. Só quero acrescentar uma coisa que talvez mude a forma como você enxerga a pergunta.

Com 1,68 m você não está numa desvantagem que precisa ser compensada. Em várias categorias, você está do lado bom da conta.

Repare em como funcionam as divisões masculinas por altura. No Men's Physique e no Classic Physique, o corte mais baixo é justamente "até 168 cm", seguido de até 171, até 175, até 180 e acima de 180. Ou seja, você compete exatamente no limite superior da categoria mais baixa, que é a melhor posição possível dentro de qualquer faixa: você é o mais alto entre os concorrentes da sua divisão.

E, no Classic Physique, existe um detalhe que favorece ainda mais quem é mais baixo. A categoria trabalha com uma tabela em que o peso máximo permitido é definido pela altura, seguindo uma fórmula da própria IFBB. Na prática, isso significa que ninguém pode simplesmente subir muito de massa para ganhar no volume, o que reduz a vantagem de quem tem estrutura maior e valoriza o que realmente pesa no julgamento dessa categoria: simetria, cintura fina, linhas e proporção. Essa é uma categoria em que atletas de estatura menor costumam se dar muito bem.

Tem um ponto físico que também joga a seu favor e raramente é comentado. Ventres musculares mais curtos precisam de menos massa total para preencher o quadro. Um atleta de 1,85 m precisa de muito mais quilos de músculo para parecer cheio no palco do que alguém de 1,68 m. Na prática, a mesma quantidade de trabalho rende mais impacto visual em quem é mais baixo. É por isso que, historicamente, muitos dos físicos mais admirados do esporte não eram altos.

O que realmente separa quem sobe ao palco de quem não sobe não é altura, é largura de ombro em relação à cintura, inserções musculares, capacidade de ficar seco sem perder massa e, principalmente, anos de trabalho consistente. Nenhum desses itens tem a ver com centímetros.

Duas coisas práticas, já que você está começando a se familiarizar com o assunto.

Primeira: meça a sua altura de verdade. Você mesmo escreveu que faz tempo que não mede e que acredita ter 1,68. Como as categorias são cortadas em centímetros exatos, e o corte de 168 é justamente onde você diz estar, a diferença entre 168 e 169 muda a sua divisão inteira. E a medição na federação é feita descalço, geralmente logo antes da pesagem, então vale saber o seu número real.

Segunda: escolha a categoria antes de escolher o projeto de corpo, e não o contrário. Bodybuilding open, Classic Physique e Men's Physique são três esportes bem diferentes na prática. O Men's Physique é julgado de bermuda, com foco em parte superior, cintura e apresentação, e nem exige o volume de perna que o bodybuilding exige. O Classic tem teto de peso pela altura. O bodybuilding open não tem teto. Definir isso agora orienta os próximos anos de treino e evita construir um físico que não pontua na categoria que você pretende disputar.

E vale a dica prática que veio do próprio perfil do site: olhe o regulamento e o calendário da federação do seu estado, porque as categorias oferecidas variam de evento para evento, e algumas provas não fazem divisão por altura, colocando todo mundo junto.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.