Pular para o conteúdo

Creatina ethyl ester (CEE) já não é mais viável?

Respostas em Destaque

amigos, tenho uma matéria sobre creatina na sessão de matérias sobre suplementos alimentares...vale a pena dar uma olhada.

Selo creapure...marketing!

Se todas as empresas trabalhassem honestamente diria que a creatina seria uma comodities...massss...bem escolha a empresa que confiem e comprem dela...não precisam importar.

• Respostas 15
  • Visualizações 4,4mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Heraldo Costa
    Heraldo Costa

desde quando a creatina tras problemas estomacais??? li isso ai... abçs

• Então pelo visto as coisas não mudaram muito quando se trata de Creatina. Vou da boa e velha conhecida Universal mesmo então. Não sei cara, também vi isso lá mas nunca tive nenhum pro

• Heraldo Costa
    Heraldo Costa

eu acho estranho esses dois artigos aí..mas dou o beneficio da duvida..mas nao vou confiar 100% tb nao..ate mesmo que o unico colateral comprovado da crea é a retenão hidrica...que nem sei se pode se

amigos, tenho uma matéria sobre creatina na sessão de matérias sobre suplementos alimentares...vale a pena dar uma olhada.

Selo creapure...marketing!

Se todas as empresas trabalhassem honestamente diria que a creatina seria uma comodities...massss...bem escolha a empresa que confiem e comprem dela...não precisam importar.

Eu disse dizem que a melhor é a com selo ''creapure'' mas pra mim isso nunca fez sentido

e valeu ai galera vou seguir a dica de vocês mandar manipular a creatina :)

• 7 anos depois...
  • 6 anos depois...

Fechando a dúvida do @frankslader, que na época dependia de artigo de blog: hoje a resposta sobre a creatina etil éster está resolvida, e ela não é apenas inviável, ela é pior que a monoidratada.

A promessa da CEE era de melhor absorção por ser mais lipofílica. O que se descobriu é o oposto. Quando a etil éster entra em contato com meio ácido, ela se degrada rapidamente em creatinina, que é o produto de excreção e não tem efeito ergogênico nenhum. Ou seja, boa parte do que se ingere vira resíduo antes de chegar ao músculo. Quando compararam CEE, monoidratada e placebo medindo creatina muscular por biópsia, a monoidratada elevou os estoques e a etil éster não conseguiu elevar da mesma forma, ao mesmo tempo em que subiu a creatinina no sangue muito mais. Subir creatinina, aliás, é um detalhe prático relevante: quem usa CEE e faz exame de função renal costuma aparecer com creatinina alterada e leva um susto desnecessário.

Isso vale para toda a família de creatinas alternativas que apareceram depois, kre alkalyn, creatina malato, nitrato, cloridrato. Nenhuma delas demonstrou vantagem consistente sobre a monoidratada. E a monoidratada, ao contrário, é um dos suplementos mais estudados que existem, com efeito real sobre força e volume de trabalho.

O @Samuel Hardcore acertou na essência: creatina é creatina. Sobre o Creapure, ele é a matéria-prima de uma fábrica específica que garante baixa contaminação por subprodutos de síntese, como diciandiamida e diidrotriazina. Isso não faz o produto funcionar melhor, faz ele ser mais previsível em pureza. Vale para quem compra de marca desconhecida, não como promessa de resultado maior.

Sobre a dúvida do @Heraldo Costa a respeito de problema estomacal, existe sim, mas é bem específico e não acontece com todo mundo. Dose alta de uma vez, especialmente com pó mal dissolvido, pode dar desconforto abdominal e diarreia osmótica, porque a creatina não dissolvida puxa água para o intestino. Some duas coisas e resolve: dissolver bem em bastante água, de preferência morna, e não tomar mais de cinco gramas de uma vez.

Sobre manipular, o ponto que o @Body Muscle levantou continua valendo em preço, mas com uma ressalva. O que se compra na farmácia de manipulação é a mesma molécula, e sai bem mais barato. O que muda é a rastreabilidade da matéria-prima, então vale perguntar a origem e preferir quem informe a procedência. Vale acrescentar que hoje a creatina é legalizada e vendida normalmente no Brasil, então a comparação com o cenário de 2012 mudou bastante e o preço por grama caiu muito.

Uma última coisa, já que a discussão foi sobre qual comprar. Protocolo de saturação com vinte gramas por dia não é obrigatório. Cinco gramas por dia, todos os dias, satura os estoques em três a quatro semanas e chega no mesmo lugar, com menos desconforto. Tomar antes ou depois do treino não faz diferença mensurável, o que importa é a constância diária, inclusive nos dias sem treino.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.