Pular para o conteúdo

Posso treinar com parceiro de treino muito mais experiente?

Respostas em Destaque

Comecei a treinar essa semana com um cara que ta a bastante tempo na academia, 10 ano +/-, e eu estou apenas a 4 meses,  o treino que ele esta passando pra mim chega ser absurdo perto de um mero iniciante, um exemplo, perna, cortas e cada serie 30 abdominais, e triceps, com cargas muito alem do meu limite, na cadeira extensora eu levantava 30, 45 max, agr to levantando 60 até 70, claro poucas repetições 8 a 10, isso vai me prejudicar na hipertrofia?

• Respostas 5
  • Visualizações 833
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Você pode treinar desde que ele saiba dosar o treino para que se adeque a você. Pelo que está falando, ele não tem esse conhecimento.

• fisiculturismo
    fisiculturismo

Respeite seus limites para não se lesionar. Quanto ao treino intenso, pode seguir acompanhando seu parceiro de treino. Apenas reduza as cargas, não tente levantar o mesmo peso que ele.

• Você faz a sua série (de iniciante) e ele te auxilia; ele faz a série dele (de avançado) e você auxilia ele. A diferença nas duas séries feitas concomitantemente é que alguns exercícios, séries e repe

• Moderador
1 hora atrás, Kainã de Freitas Ritter disse:

com cargas muito alem do meu limite

Respeite seus limites para não se lesionar. Quanto ao treino intenso, pode seguir acompanhando seu parceiro de treino. Apenas reduza as cargas, não tente levantar o mesmo peso que ele.

• Moderador
18 horas atrás, Kainã de Freitas Ritter disse:

Comecei a treinar essa semana com um cara que ta a bastante tempo na academia, 10 ano +/-, e eu estou apenas a 4 meses,  o treino que ele esta passando pra mim chega ser absurdo perto de um mero iniciante, um exemplo, perna, cortas e cada serie 30 abdominais, e triceps, com cargas muito alem do meu limite, na cadeira extensora eu levantava 30, 45 max, agr to levantando 60 até 70, claro poucas repetições 8 a 10, isso vai me prejudicar na hipertrofia?

Você faz a sua série (de iniciante) e ele te auxilia; ele faz a série dele (de avançado) e você auxilia ele. A diferença nas duas séries feitas concomitantemente é que alguns exercícios, séries e repetições, você não faz. Depois de uns 08 meses, é possível, na maioria dos casos, que vocês façam a mesma série.

Editado em por Foston

• Autor

3 horas atrás, Foston disse:

Você faz a sua série (de iniciante) e ele te auxilia; ele faz a série dele (de avançado) e você auxilia ele. A diferença nas duas séries feitas concomitantemente é que alguns exercícios, séries e repetições, você não faz. Depois de uns 08 meses, é possível, na maioria dos casos, que vocês façam a mesma série.

hmm, muito obrigado!

20 horas atrás, fisiculturismo disse:

Pois é isso que eu tento falar pra ele sksksksk, força eu tenho o suficiente pra levantar o peso, porém peco na hora da execução.

2 horas atrás, Locemar disse:

Você pode treinar desde que ele saiba dosar o treino para que se adeque a você. Pelo que está falando, ele não tem esse conhecimento.

Hmm, vou fazer!

• 7 anos depois...

@Kainã de Freitas Ritter, você escreveu no fim do tópico a frase que responde a sua própria pergunta, e ela passou batida: força você tem para levantar o peso, mas peca na execução.

Guarde isso, porque é a definição exata do problema. Não é que a carga esteja acima da sua força. Está acima da sua capacidade de executar bem, e essas duas coisas andam separadas no começo.

O motivo é o seguinte. No início do treino, a maior parte do ganho de força vem do sistema nervoso aprendendo a recrutar mais fibras de uma vez. Isso é rápido, e explica por que você saiu de 30 para 70 na extensora em poucas semanas sem ter mudado de corpo. O que não acompanha esse ritmo é o resto: tendão, articulação e o padrão motor que você ainda está aprendendo. Ou seja, a sua capacidade de mover peso cresceu mais rápido do que a sua capacidade de suportar e controlar esse peso. É exatamente nessa janela que iniciante se lesiona, e é por isso que dá para estar forte o bastante e despreparado ao mesmo tempo.

Daí vem o critério prático que vale para o resto da sua vida na academia: a carga certa é a maior com que você consegue manter o mesmo movimento da primeira até a última repetição. Se a partir da sexta repetição o tronco compensa, o quadril sobe, a barra desvia ou o peso passa a ser jogado em vez de conduzido, aquelas repetições não estão contribuindo para hipertrofia. Elas contribuem quase só para risco. Repetição feia não é repetição extra, é outra coisa.

Respondendo direto: não, treinar com alguém experiente não prejudica a hipertrofia. Copiar o volume dele, sim, pode prejudicar, e por dois motivos. O volume que ele suporta foi construído em dez anos, com tecido conjuntivo e capacidade de recuperação que acompanharam. E, mais importante, iniciante não precisa disso. Nos primeiros meses quase qualquer estímulo bem executado funciona, então o programa ideal para você não é o mais pesado, é o que você consegue executar bem e progredir toda semana.

Dois comentários sobre o que apareceu no seu relato. Trinta abdominais por série é volume alto com estímulo baixo: o abdome é músculo como os outros e responde a carga, não a repetição infinita, e isso só está somando cansaço ao seu treino. E cuidado especificamente com a cadeira extensora carregada. Ela é um exercício de cadeia aberta, em que a articulação do joelho recebe bastante estresse justamente no trecho final da extensão, e é onde a compensação por excesso de carga costuma cobrar caro no médio prazo.

Sobre o arranjo em si, a sugestão do @Foston é a melhor do tópico e é o que eu faria: cada um faz a própria série, e vocês se ajudam. Você ganha o que um parceiro experiente tem de mais valioso, que é segurança para chegar perto da falha, constância e alguém corrigindo sua execução, sem herdar um programa desenhado para outra pessoa. E o @Locemar tem razão em uma coisa: saber treinar não é o mesmo que saber ensinar. Dez anos de academia dizem que ele sabe treinar a si mesmo.

Uma última observação. Quatro meses é justamente a fase em que o progresso é mais rápido e mais barato de conseguir. Uma lesão agora custa meses dessa janela em troca de algumas semanas de carga a mais. É o pior negócio disponível.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.