Skip to content

BULKING LV2 - ENANTATO + BOLDENONA

Featured Replies

• Author
Em 20/04/2021 em 20:30, Apollo Galeno disse:

No mais, sempre torcerei por vc.

🥰

Em 21/04/2021 em 18:03, Logan_82 disse:

Fala Gigante... Muito bom esse bulk, conseguiu ótimos ganhos mantendo o shape com boa qualidade

Sempre bom entender o momento de pausa, ter auto conhecimento para evitar problemas futuros. Aproveite essa pausa para descansar, planejar e ganhar forças pra seguir em frente

Parabéns irmão!!!

Obg fera, quanto mais a gente faz, mais a gente aprende e conhece nosso corpo. Agora é organizar a maquina e partir pra outra, tmj! 

Sigo acompanhando vcs! 💪

• Replies 115
  • Views 19.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Most Popular Posts

• Me enrolei com as datas, coloquei na planiha 24/11. Tive o maior trabalho, vou atualizar um pouco antes! 😅 Bom dia Família. Relato Diário:   Medidas:   Gráfico de Evoluçã

• Bom dia Constelação. Relato Diário:   Medidas:   Gráfico de Evolução:   Fotos:   Comentários: 08/01 1 - Resumo Projeto: 75 dias tota

• Bom dia Família. Relato Diário:   Medidas:   Gráfico de Evolução: Metodologia de treino: Treino: Dieta:   Fotos:  

Posted Images

• 2 weeks later...
  • Moderador

OI OIIIII Galeraaaaa

Bom, como a maioria de vocês sabe, quando damos uma pausa nos relatos aqui, as vezes damos uma leve desanimada. 

Aconteceu comigo, e com praticamente todos que já passaram por aqui também.  Você encerra um projeto, reduz ou até zera os anabólicos, e com isso sente a recuperação mais lenta, menos fome, e uma queda na serotonina, sente menos bem estar.

Mesmo que você seja  o indivíduo mais forte psicologicamente de todos, vai se sentir pra baixo em alguns dias . E isso é natural.  A forma que nós nos vemos depende muito do nosso humor. Ninguém é uma rocha e está imune a tudo. 

Estou passando aqui para dizer a todos que é normal se sentir desanimado de vez em quando, principalmente quando você encerra um projeto no forum, quando para ou reduz a dose dos anabols, ou quando é obrigado a focar em algo diferente. 

A vida é feita de fases. Todos temos as mesmas 24h por dia e inúmeras tarefas e responsabilidades ,e aqui, ninguém vive apenas para isso. 

Então... o meu recado/pedido aqui hoje é apenas para que soltem o peso da perfeição. Nós não somos máquinas /robôs programados para estarem em constante ganho de massa magra ou perda de gordura.

Sejam mais gentis com vocês mesmos.. busquem suas melhores versões, mas não sejam 8 ou 80. Se não puderem fazer tudo 100%, façam 80, 70%... o melhor que puderem, mas façam! não desanimem. Vocês incentivam pessoas que nem sabem que existem.

o @Mullmentrou em cruise, reduziu um pouco as calorias, todas as suas dosagens,seu peso caiu,  mas continua com uma ótima forma. Inclusive, melhorou, ganhou mais definição, qualidade... vou por uma foto aqui, pra voces verem como melhorou.. está com pernas miiiil vezes melhores. alem da melhora no abdome/cintura.

IMG_6472.jpg

Comigo aconteceu mais ou menos a mesma coisa.

O corpo não mudou muito, mas todo aquele poder, aquela sensação de força e vitalidade diminuíram. A gente sente os efeitos psicologicos, e é essa a maior dependencia que os esteroides nos oferecem.  

Controlem sua mente , e seus pensamentos.  Lembrem-se sempre : mente sã, corpo são.

Então.. é isso. Acho que alguns de voces vao se identificar. É bom compartilhar essas coisas com vocês. Mesmo sem interagir muito muito, me sinto em casa e em familia por aqui, já que nosso maior intuito é ajudar uns aos outros. 

• 5 years later...

O @Mullm mantém um dos relatos mais organizados que existem aqui: planilha de medidas, gráfico de evolução, fotos padronizadas, resumo do protocolo em toda atualização e datas cumpridas. E, no meio disso, ele fez duas coisas que quase ninguém faz e que eu quero creditar antes de qualquer outra coisa.

A primeira: quando perguntaram sobre pressão arterial, a orientação veio com a técnica certa, ou seja, medir logo cedo, depois de esvaziar a bexiga, após cinco minutos de repouso e sem ter ingerido nada. Ele mediu assim e reportou 12 por 8. Isso parece detalhe e não é: medida feita de qualquer jeito, depois do café ou logo que chega em algum lugar, é a principal fonte de valor errado, para mais e para menos.

A segunda: quando perguntaram há quanto tempo tinha feito o último ecocardiograma, ele respondeu que ia agendar. Em centenas de relatos daqui, com anos de uso, quase ninguém olha o coração uma única vez.

Agora as quatro coisas que eu preciso acrescentar.

A primeira é a oximetolona.

Ele usou por nove a dez semanas, variando entre 25 e 50 mg. Esse é o oral mais longo que eu vi nesta leitura toda, e a oximetolona é justamente o mais pesado do grupo.

Ela é 17 alfa alquilada, ou seja, modificada para resistir ao metabolismo hepático, e é essa modificação que se associa à sobrecarga do fígado. Entre os orais em uso, ela é a mais associada a colestase, e o uso terapêutico prolongado tem descrição de peliose hepática e de adenoma hepático na literatura. Por isso os esquemas habituais desses orais ficam em quatro a seis semanas, e não em dez.

Não estou dizendo que aconteceu algo com ele. Estou dizendo que, nessa janela específica, hepatograma no meio do caminho, e não só no fim, é a única forma de saber. E que, se as enzimas alteram, a conduta é parar, esperar e repetir, e não seguir até acabar o pote.

E há um detalhe farmacológico da oximetolona que vale muito para este fórum, porque explica uma confusão recorrente.

A oximetolona não aromatiza. Mesmo assim, ela produz efeitos de tipo estrogênico, incluindo retenção e incômodo mamário. O motivo é que a molécula tem atividade própria no receptor de estrogênio, ou seja, ela age direto, sem passar pela aromatase.

A consequência prática é importante: inibidor de aromatase não resolve o incômodo mamário causado por oximetolona, porque não há conversão para bloquear. Quem toma anastrozol nessa situação está zerando o estradiol, com todo o custo disso, contra um mecanismo que o remédio não alcança. É o mesmo erro que eu vi acontecer, em outro tópico daqui, com trembolona.

A segunda coisa é justamente sobre a trembolona, e é sobre o que ele mesmo relatou.

Ele escreveu que nas primeiras semanas batiam umas neuras psicológicas, que foi bem estranho, e que o que o ajudava a superar era saber que o treino ia bem e que os exames estavam certos, concluindo que só podia ser psicológico, e que ele sabia que a trembolona tinha esses efeitos.

O raciocínio dele estava certo na causa e errado na conclusão.

Efeitos neuropsiquiátricos são dos mais consistentemente descritos com androgênios em dose suprafisiológica: irritabilidade, agressividade, ansiedade, insônia e, em parte das pessoas, sintomas depressivos, especialmente na retirada. A trembolona é, de longe, a mais associada a isso nos relatos.

Ou seja, aquilo não era psicológico no sentido de ser algo a ser vencido com cabeça boa. Era efeito farmacológico de uma substância, e efeito farmacológico não se resolve com determinação: se resolve ajustando ou retirando a substância.

Isso importa porque a régua muda. Irritabilidade leve que passa é uma coisa. Ansiedade que atrapalha sono e convivência, ou qualquer alteração de humor mais séria, é motivo para interromper o composto, e não para atravessar. E vale dizer, porque é a parte que ninguém avisa: a fase de maior risco para sintomas depressivos costuma ser a retirada, não o uso.

A terceira coisa está na lista de suplementos e é a que mais me chamou atenção, porque parece inofensiva.

Vitamina E 400 UI por dia.

Suplementação de vitamina E em dose alta não é neutra. Uma metanálise clássica encontrou aumento de mortalidade por todas as causas com doses a partir de aproximadamente 400 UI por dia. E, num grande ensaio randomizado com dezenas de milhares de homens, a suplementação com exatamente 400 UI de vitamina E por dia foi associada a aumento da incidência de câncer de próstata.

Ou seja, é um dos poucos suplementos de venda livre em que a dose alta tem sinal de dano em estudo grande, e ele estava tomando essa dose diariamente, todos os dias, por meses. A vitamina E da comida não tem esse problema. A cápsula em dose alta tem.

Se ele estiver lendo isto, esse é o item da lista que eu tiraria primeiro, e é o único que não custa nada tirar.

Ainda na lista, uma nota sobre o 5-HTP, que é precursor de serotonina. Ele não tem problema evidente em quem não usa mais nada, mas tem uma interação que precisa estar escrita em algum lugar: combinado com antidepressivos, com tramadol ou com triptanos, ele pode produzir síndrome serotoninérgica. Quem usa qualquer um desses não deve associar.

E, sobre a cafeína em 400 mg no pré treino: é dose alta, ainda mais somada a dois cardios por dia e a trembolona, que já eleva frequência cardíaca. Não é proibitivo, mas é o tipo de coisa que se soma sem ninguém somar.

A quarta coisa é sobre o HDL, que foi corretamente apontado no fim como algo a melhorar.

Vale explicar por que ele importa tanto nesse contexto. De todos os marcadores, o HDL é o que os esteroides derrubam de forma mais previsível e mais acentuada, e os orais 17 alfa alquilados são os piores nesse quesito. Ou seja, HDL baixo, num relato como esse, não é um achado casual: é a assinatura da exposição.

E aqui é preciso ser honesto sobre o que resolve. HDL responde pouco a mudanças de dieta e melhora modestamente com exercício aeróbico. Não existe remédio que eleve HDL e reduza eventos, e as tentativas farmacológicas nesse sentido falharam. Ou seja, o único fator que move esse número de forma significativa, no caso dele, é o tempo fora dos orais.

Duas observações finais.

Sobre a terapia pós ciclo proposta, com tamoxifeno, hCG, tribulus e maca peruana: os dois primeiros têm racional. Os dois últimos não. Tribulus foi testado em homens em mais de um ensaio e não elevou testosterona, e maca peruana também não tem esse efeito demonstrado. Não fazem mal e não fazem nada.

E sobre a pausa. Quando perguntaram se iriam descansar, ele respondeu que, se tivesse opção, não. Meses depois ele parou, e o fórum inteiro elogiou justamente isso.

Estava certo elogiar. Num relato com quase quatro meses de bulk, com enantato, boldenona, oximetolona e trembolona, a decisão mais difícil não foi nenhuma das doses. Foi parar.

O que eu acrescentaria é só isto: ele já tem planilha, gráfico, medidas e fotos padronizadas. Falta uma coluna, e é a mais barata de todas, com hepatograma, perfil lipídico e hematócrito acompanhados ao longo do projeto, e não só no fim. Ele já é a pessoa mais organizada deste fórum. Essa coluna combina com ele.

Para quem quiser entender quais exames costumam entrar antes, durante e depois, e o que cada um responde, o site tem um orientador de protocolo hormonal simulado em https://fisiculturismo.com.br/ferramentas/hormonio/ . A saída é simulada e serve como rascunho de estudo, não como prescrição.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.