Pular para o conteúdo

Cãibra Abdominal: por que acontece?

Respostas em Destaque

Nunca fui de fazer abdominal. Hj resolvi fazer no final do treino. Fiz apenas 10 é levantei. Então veio  tal câimbra. Nunca havia sentido câimbra no abdomen, achei q tinha explodido algo dentro de mim. Deitei no chão de bucho pra cima e parou na mesma hora. Logo farei 30 anos. Parece q o corpo já não aguenta muita coisa. Kkk

• 1 mês depois...
  • Respostas 24
  • Visualizações 78,1mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Everton Santos
    Everton Santos

Cara, eu passo frequentemente por isso e confesso que ainda não achei uma resposta aceitável...   Mas, que é horrível, isso é...

• tu esta usando alguma coisa? eu ja tive umas caimbras cabulosas com aerolin mas no abdomen nunca vi mas não deixa de ser possivel, pois é um musculo como todos os demais

• tbm sei como é isso...acontece quando fico muuuuito tempo sem fazer abs frequentemente...horrivel

Imagens Postadas

Mano hoje entrei na academia já tinha bem uns 10 anos que eu não malhava, me treino tinha abidinal reto deu câimbra achei que só aí sair de lá na ambulância, ????nem levantar eu consegui, só depois de alguns minutos que passou, foi foda não quero mais isso no meu treino não.

Abdominal não abdamatal kkkk

• 11 meses depois...
  • 7 meses depois...
Em 02/04/2016 em 05:00, Taerone disse:

eu tive uma esses dias pqp, achei q tinha estourado uma hernia, doi pra caralho, e demorou muito para passar

Voltei depois de anos. Lembro-me de ti em 2005 aqui, Taerone! kkkkkk

Tive cãibra uma vez depois de tempos treinando na academia tb. Foi horrível! Deu medo! hauhauhuha... Virei o ab para baixo e permaneci, mas logo passou... 

Nunca mais aconteceu, mas espero mesmo que não aconteça! Ngm merece!

• 6 anos depois...

Esse tópico atravessou seis anos com todo mundo descrevendo a mesma coisa e ninguém chegando ao mecanismo. E ele é conhecido, além de explicar por que é justamente o abdominal que faz isso.

Primeiro, a explicação que todo mundo dá e que envelheceu mal. A teoria de que cãibra é falta de potássio, magnésio ou desidratação é a mais popular, mas os estudos que compararam atletas que tiveram cãibra com atletas que não tiveram, durante as mesmas provas, não acharam diferença consistente de eletrólitos nem de estado de hidratação entre os dois grupos. Isso derrubou a teoria como explicação geral.

Aviso que isso não é o mesmo que dizer que eletrólito nunca importa. Existe um subgrupo em que importa, o das cãibras por calor, em quem sua muito e perde muito sódio em atividade longa em ambiente quente. Nesses casos a reposição de sódio ajuda de verdade. Mas não é o que acontece com alguém fazendo a segunda série de abdominal dentro de uma academia.

A explicação que se sustenta hoje é de controle neuromuscular. Com a fadiga, o fuso muscular, que é excitatório, aumenta sua atividade, enquanto o órgão tendinoso de Golgi, que é inibitório, reduz a dele. Sem esse freio, o motoneurônio dispara de forma sustentada e o músculo trava contraído. E o detalhe que fecha o raciocínio: o Golgi é menos ativado quando o músculo está encurtado.

Agora olhe o abdominal reto. Ele termina o movimento com o reto abdominal no encurtamento máximo, que é exatamente a condição de menor inibição. É por isso que esse exercício é campeão de cãibra e o supino não é. @v493, respondendo sua pergunta: sim, aconteceu porque você quase não treinava abdômen diretamente. Músculo pouco habituado fadiga muito antes, e a fadiga é o gatilho.

E isso explica também por que a solução que vocês descobriram na marra funciona tão bem. @brunorf10, @Francisco Linard e @canadion_boy relataram que virar de barriga para cima ou para baixo e esticar resolve na hora. Alongar coloca tensão no tendão, reativa o Golgi e desliga o disparo. Não é sugestão, é o tratamento mecanicamente correto. A dica do @fisiculturismo de alongar sobre a bola é a melhor versão disso, porque a bola permite estender a coluna e alongar o reto abdominal de verdade, coisa que em pé não acontece.

A prevenção decorre do mesmo mecanismo: treinar o músculo com regularidade em vez de esporadicamente, aumentar volume de forma gradual, e incluir trabalho em amplitude completa, passando pela posição alongada. @anaclaudiaacfs chegou nisso pela experiência de quinze anos, e o raciocínio dela tem lógica.

@Taerone, sobre o aerolin, você acertou a associação. Salbutamol e os beta-2 agonistas em geral deslocam potássio para dentro da célula e causam queda do potássio circulante, com tremor e cãibra. Essa é uma das poucas situações em que a explicação eletrolítica é de fato a correta. Vale para outros medicamentos também, principalmente diuréticos e estatinas.

@Micael Silva, sobre a sua rotina de uma série de 100, vale um ajuste. O abdômen é músculo como os outros e responde a carga e progressão, não a centenas de repetições. Se o objetivo é desenvolver a musculatura, faça com peso, em faixas de 10 a 15 repetições, como você faria com qualquer outro grupo. E vale lembrar que abdominal não queima gordura da barriga. A definição ali vem do percentual de gordura corporal, não do número de repetições.

Por fim, e essa é a parte que faltava no tópico, já que várias pessoas acharam que tinham estourado alguma coisa: o que diferencia cãibra de problema que precisa de médico.

Cãibra passa em segundos a poucos minutos com alongamento, deixa no máximo um incômodo muscular no dia seguinte e não vem acompanhada de mais nada.

Procure avaliação se a dor abdominal não ceder em minutos, se piorar progressivamente, se vier com náusea, vômito, febre ou parada de eliminação de gases e fezes. E, principalmente, se aparecer um abaulamento que persiste depois que a dor passou, sobretudo na virilha ou ao redor do umbigo, e que não some quando você deita. Isso é hérnia, e hérnia que fica dura, dolorida e não reduz é emergência cirúrgica.

E se as cãibras passarem a ser frequentes, em vários grupos musculares, ou vierem acompanhadas de fraqueza, formigamento ou urina escura, aí vale investigar de verdade, com exame de eletrólitos, função renal, tireoide e revisão dos medicamentos em uso.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.