Pular para o conteúdo

Dieta e treino para melhorar dor nas costas

Respostas em Destaque

• Moderador
Em 09/11/2019 em 13:45, John85 disse:

No treino estou priorizando os exercícios de costas e alongamentos do peitoral

Visite nossa seção de exercícios:

https://fisiculturismo.com.br/exercícios/

Para montar sua própria dieta, vale a pena ler esta matéria:

• 6 anos depois...
  • Respostas 11
  • Visualizações 1,3mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Não gosto muito de passar treino pra iniciante porque nunca sei se vc vai fazer direito, mas vou colocar um treino ABC básico pra pelo menos sair desse full body aí. A (COSTAS/POSTERIOR DE OMBRO/

• Não gosto de ficar passando treino pra iniciante porque é complicado eu não poder te avaliar. Além disso, geralmente as séries mais básicas montadas pelo instrutor já servem muito bem. Mas se quiser q

• Não tenho nenhum problema de saúde, só má postura, fui no médico fiz todos exames, ele mesmo me mandou que precisava fazer exercício e alongamentos e cuidar a postura que eu sento no trabalho, o médic

Imagens Postadas

O John85 fez a pergunta certa e recebeu meia resposta, então vale completar, porque o caso dele é o de muita gente que trabalha sentado.

Primeiro, sobre a dor. A explicação que o médico deu, de que fortalecer as costas melhora a postura e a dor passa, funciona como incentivo, mas o mecanismo é um pouco diferente e entender isso muda o que se faz na academia. A pesquisa dos últimos anos não sustenta bem a ideia de que existe uma postura correta única e que o desvio dela causa dor. Pessoas com a mesma postura têm ou não têm dor. O que aparece de forma consistente é outra coisa: o que dói é a posição mantida por muito tempo, qualquer que seja ela, e o que protege é ter musculatura com boa capacidade de resistência e mover-se com frequência. Ou seja, o inimigo não é a cadeira, é a imobilidade. Levantar a cada trinta ou quarenta minutos, mesmo que por um minuto, costuma fazer mais pela dor do que qualquer ajuste fino de postura. Isso não anula o treino, pelo contrário, mas tira de você a sensação de que existe um jeito certo de sentar que você não está conseguindo achar.

Segundo, o problema central do seu treino não é a escolha de exercícios, é que ele está igual há três meses, todo em quatro séries de quinze. O corpo se adapta ao estímulo, e um estímulo repetido sem aumento de carga deixa de ser estímulo. Anote o peso e as repetições de cada exercício e persiga o aumento. Quando você conseguir fazer o topo da faixa de repetições com boa execução em todas as séries, sobe o peso. Isso é o que faz músculo aparecer, e é exatamente o que o instrutor deixou de fazer ao mandar você continuar igual.

Sobre a divisão, o treino que o Locemar montou é bom e cobre o que faltava, principalmente ao acrescentar remada horizontal e trabalho de ombro posterior, que são justamente o que falta em quem passa o dia com os braços à frente do corpo. Um ajuste que eu faria, no seu caso específico: treinando três vezes por semana, um ABC faz cada grupo ser treinado uma vez a cada sete dias. Para quem está começando, um AB alternado, que dá aproximadamente uma vez e meia por semana em cada grupo, tende a render mais, porque a frequência maior acelera o aprendizado do movimento e a resposta inicial. Se preferir manter o ABC, funciona também, apenas não espere a mesma velocidade.

Acrescentaria ao seu programa três coisas voltadas às costas, todas simples. Trabalho de resistência do tronco, do tipo prancha frontal, prancha lateral e o exercício de estender braço e perna opostos apoiado em quatro apoios, que treinam a musculatura estabilizadora sem sobrecarregar a coluna. Um exercício de extensão de quadril, como elevação pélvica, que fortalece glúteo, o músculo que mais atrofia em quem fica sentado o dia inteiro e cuja fraqueza sobrecarrega a lombar. E, sobre o stiff que está na sua ficha, ele é ótimo mas é dos movimentos mais fáceis de fazer errado. Se você tem dor lombar e está há três meses treinando, aprenda o movimento de dobrar o quadril mantendo a coluna neutra com carga bem leve, ou com um bastão nas costas, antes de colocar peso. Não é para evitar, é para aprender primeiro.

Por último, a dieta. As quantidades sugeridas dão em torno de mil setecentas calorias por dia. Para um homem de trinta e quatro anos, um metro e setenta e um e sessenta e quatro quilos, que treina e ainda faria aeróbio quatro vezes por semana, isso provavelmente fica abaixo da manutenção. E o seu objetivo não é emagrecer, é construir massa, principalmente nas costas. Nesse cenário, você precisa comer acima da manutenção, algo como dez a quinze por cento a mais, e o aeróbio quatro vezes por semana trabalha contra esse objetivo. Duas sessões leves por semana bastam para a saúde cardiovascular sem competir com o ganho. A proteína de cem gramas por dia está adequada para o seu peso, e vale distribuí-la ao longo do dia em vez de concentrar. E a referência mais simples para saber se está certo é a balança: se o peso não sobe devagar ao longo de algumas semanas, você não está em superávit, independentemente do que a conta diga.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.