Pular para o conteúdo

Não consigo terminar meu treino

Respostas em Destaque

• Respostas 6
  • Visualizações 1,4mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Cansaço é normal, ainda mais se treinar bem. Caso está seja a dúvida, no próximo treino realize com descansos maiores entre as séries, diminua a carga caso necessário pra conseguir fazer todo o treino

• Você começou a treinar agora, relaxa, é assim mesmo no início. vc é jovem ainda, tem mt chão. vai pegando cargas leves que permitam vc treinar até o fim. vai aumentando conforme o ganho de força

• Maikonguendes
    Maikonguendes

Rapaziada, preciso de ajuda, eu começo o treino motivado e com uma energia 10/10, mais depois das primeiras 3 séries eu começo a ficar exausto e cansado, meu rendimento começa a cair muito e eu acabo

• Autor

Rapaziada, preciso de ajuda, eu começo o treino motivado e com uma energia 10/10, mais depois das primeiras 3 séries eu começo a ficar exausto e cansado, meu rendimento começa a cair muito e eu acabo não conseguindo terminar meu treino sabe oq pode ser?

32 minutos atrás, Maikonguendes disse:

conta que eu treino até a falha

Cansaço é normal, ainda mais se treinar bem. Caso está seja a dúvida, no próximo treino realize com descansos maiores entre as séries, diminua a carga caso necessário pra conseguir fazer todo o treino. A duas semanas voltei com os treinos de pernas e no final do primeiro exercício (agachamento livre) já estava fadigado, normal quando a intensidade do exercício é alta.Ajuste a carga a sua intensidade de treino e mande ver! Se alimentando bem, dormindo bem, o restante é com um médico pra te avaliar melhor, mas se for apenas uma leve canseira, fique tranquilo que é normal caso a intensidade esteja alta.

Você começou a treinar agora, relaxa, é assim mesmo no início. vc é jovem ainda, tem mt chão.

vai pegando cargas leves que permitam vc treinar até o fim. vai aumentando conforme o ganho de força e resistência. se tiver tremendo mt com o peso, abaixe um pouco, qd parar a tremedeira aumente gradativamente, não faça nada exagerado pra não se machucar.

lembre que é questão de tempo, e é oq vc tem de sobra aos 15 anos.

• 5 anos depois...

@Maikonguendes, o @br3nnr e o @Kami Back já apontaram a direção certa, e a informação que você deu depois fecha o diagnóstico: você tem 15 anos, treina há três semanas e vai até a falha nas primeiras séries. O problema está aí, e ele tem conserto imediato.

Levar as primeiras séries até a falha é como sair correndo no primeiro quilômetro de uma prova de dez. A falha não cansa só o músculo que você acabou de usar, ela gera fadiga no sistema nervoso central, e essa fadiga é geral, não é local. Por isso você começa 10 de 10 e vinte minutos depois não consegue nem terminar o treino: a conta que estourou não foi do bíceps, foi do sistema inteiro. Os seus amigos que disseram isso estavam certos.

E aqui vai o que quase ninguém conta para quem está começando: a falha não é necessária. Levar a série até uma ou duas repetições antes da falha produz praticamente o mesmo crescimento, com uma fração do custo de recuperação. Existe até uma vantagem em não falhar, porque você consegue fazer mais séries de qualidade na sessão e mais sessões de qualidade na semana, e é o acúmulo que constrói o músculo, não o sofrimento de uma série isolada.

Então o ajuste prático é este: pare a série quando sentir que ainda daria para fazer mais uma ou duas repetições com boa técnica. Só a última série de cada exercício pode ir mais perto do limite, e nem sempre. Se você fizer isso, vai terminar o treino inteiro, e o treino inteiro rende muito mais do que três exercícios geniais seguidos de abandono.

O segundo ajuste é o descanso, e o br3nnr acertou nisso. Nos exercícios grandes, agachamento, supino, levantamento terra, remada, dê dois a três minutos. Nos isolados, um minuto a um minuto e meio. Cronometre de verdade, porque o descanso medido por sensação é sempre mais curto do que a gente imagina.

Terceiro, a fase que você está vivendo é literalmente a de menor capacidade de trabalho da sua vida de treino. Três semanas é o período em que o corpo ainda está aprendendo a coordenar o movimento, e movimento mal coordenado gasta muito mais energia do que movimento eficiente. Isso melhora sozinho em poucas semanas, e é por isso que o Kami Back tem razão em dizer que é assim mesmo no início.

Quarto, algumas coisas de fora da academia que costumam explicar o resto. Se você treina depois da escola sem ter comido nada há muitas horas, é comum apagar no meio. Uma refeição com carboidrato uma a duas horas antes resolve. Sono é o outro: aos 15 anos a necessidade é alta, oito a dez horas, e adolescente que dorme seis rende mal em tudo, não só na academia. E hidratação, que parece besteira, mas desidratação leve derruba desempenho bem antes de dar sede.

Se depois de ajustar tudo isso o cansaço continuar desproporcional, aí sim vale um check-up com exame de sangue simples, principalmente hemograma e ferro, porque anemia dá exatamente esse padrão de começar bem e apagar rápido. Mas com três semanas de treino e séries até a falha, a aposta mais provável está no treino mesmo.

Uma última coisa, já que você tem 15 anos. Musculação nessa idade é segura e não atrapalha o crescimento, aquilo é mito antigo. O que atrapalha é carga alta com técnica ruim, então nessa fase o investimento que mais rende é aprender a executar bem cada movimento com peso moderado. Você tem uma vantagem enorme, que é o tempo, e o pessoal do tópico já te disse isso. Aos 15 anos, o objetivo não é o melhor treino do mês, é chegar aos 20 sem lesão e com dez anos de constância nas costas.

Para montar uma progressão de carga que caiba na sessão inteira em vez de acabar com você no terceiro exercício, a ferramenta de treino do site ajuda: https://fisiculturismo.com.br/ferramentas/treino/

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.