Pular para o conteúdo

Ajuda com dieta p/ ganho de massa magra

Respostas em Destaque

• Respostas 19
  • Visualizações 1,9mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Lembre-se que a quebra é muito mais rápida do que a construção. Queimar gordura é a quebra e ganhar massa muscular é construir. Então a perda de gordura sempre virá mais rapidamente do que o ganho de

• Como a maioria dos seres humanos normais.  Era nutricionista esportivo? Senão...esquece, eles não vão saber montar uma dieta para este fim. Não entendi a razão desta puxada alta aqui.

• Dificilmente encontrará um pelo plano. Tem que ser no particular mesmo. Basicamente você vai treinar cada grande grupamento 1x na semana, por isso os treinos estão maiores e mais intensos. 

Imagens Postadas

• Autor
35 minutos atrás, Apollo Galeno disse:

Falta de maturidade em relação a dieta...

Shape ainda não está bom para usar nda.

Fala apollo! Agora tá explicado e concordo contigo. Mas me ajuda a botar esse shape pra foder então. 

Quero aproveitar a minha disposição física de hoje e a disponibilidade de tempo que tenho pra me dedicar e me jogar com disciplina nessa.

Estou seguindo sua indicação lá de cima e to sentindo muita fome. Isso é comum no início devido à diminuição do que eu consumia? E no próprio treino, comecei a sentir tonturas. 

• Autor

@Apollo Galeno
Hoje faz uma semana que você passou a distribuição da quantidade de consumo. Segui rigorosamente esta quantidade, tudo pesado precisamente na balança. Não faltei nenhum dia na academia, seguindo tb rigorosamente o treino que o @Locemar me passou. Sei que você comentou que peso não é sinônimo de músculo, mas levei um susto hoje! Fui me pesar e bateu 68kg. Eu estava com 69,5 quando postei o tópico e inclusive havia me pesado pela manhã. Hoje me pesei no final do dia! Visivelmente olhando meu corpo no espelho, aparentemente estou “diminuindo” principalmente ombros, costas e peito. Sei que é cedo pra questionar isso, mas na teoria eu não deveria ganhar seguindo essa distribuição? Lembrando que a primeira dieta que postei lá em cima passada pela nutri, onde as quantidades eram consideravelmente maiores, eu já estava perdendo bastante. Quando a comecei, estava pesando 74 e quando meu peso diminuiu pra 69,5 foi quando resolvi procurar ajuda de vcs. Devo me preocupar? Por que a idéia é ficar grande... e estou completamente dedicado e focado.

• Autor
16 minutos atrás, Apollo Galeno disse:

Siga o proposto !

Está perdendo gordura! 

Blz mestre, confiando total em ti.

16 minutos atrás, Apollo Galeno disse:

Quer a GORDURA  de volta nos damos um jeito!

Não mesmo, haha.
Única coisa que quero é tacar fogo na carcaça e ganhar passaporte de ti pra uso de AEs.

• Moderador

Lembre-se que a quebra é muito mais rápida do que a construção. Queimar gordura é a quebra e ganhar massa muscular é construir. Então a perda de gordura sempre virá mais rapidamente do que o ganho de volume. Naturalmente seu peso irá diminuir agora.

• 6 anos depois...

@luisafonso, o tópico parou justo depois de você relatar que estava emagrecendo, sentindo tontura e vendo ombro, costas e peito diminuírem. Como ninguém voltou nisso, vou dar a minha leitura, e ela discorda em parte do que foi dito. Você merece o raciocínio completo para decidir por conta própria.

Comece pela conta. A distribuição sugerida foi duzentos e dez gramas de carboidrato, cento e quinze de proteína e setenta de gordura. Isso soma por volta de mil novecentas e trinta calorias. Você tem trinta e dois anos, um metro e setenta e cinco, sessenta e oito quilos e treina cinco vezes por semana à noite. A sua manutenção está bem acima disso, provavelmente na faixa de dois mil e quinhentas a dois mil e oitocentas. Ou seja, o plano que você seguiu à risca é um déficit de umas oitocentas calorias por dia.

Isso explica tudo o que você relatou, e explica direitinho: o peso caindo de sessenta e nove e meio para sessenta e oito em uma semana, a fome, a tontura no treino, e o espelho mostrando ombro, costas e peito menores. Não é impressão sua nem ansiedade. É o que acontece.

E aqui está o ponto central. Você abriu o tópico pedindo ajuda para ganhar massa. Você já vinha perdendo peso, de setenta e quatro para sessenta e nove e meio, e foi justamente por isso que procurou o fórum. A resposta foi um plano que aprofundou o déficit. É bem possível que a intenção fosse melhorar a composição corporal primeiro, e o @Apollo Galeno disse isso com todas as letras quando falou que peso alto não é sinônimo de músculo, o que é verdade. Só que existe um limite para essa estratégia, e ele depende de quem está fazendo. Ganhar músculo comendo abaixo da manutenção acontece principalmente em iniciante, em quem está com bastante gordura ou em quem está voltando de uma pausa. Você tem seis anos de treino, três sem parar, um metro e setenta e cinco com sessenta e oito quilos e estava em quinze por cento de gordura antes de perder quatro quilos e meio. Você não é nenhum dos três casos. Nessa situação, déficit constrói pouquíssimo e custa massa magra, e é isso que o seu espelho está te dizendo.

Sobre a sua queixa original, de que quando ganha músculo ganha gordura e quando perde gordura perde músculo: o @Locemar está certo, isso é o normal em todo mundo. O que muda o resultado não é achar um jeito de escapar disso, é a velocidade. Superávit pequeno, de umas duzentas a trezentas calorias por dia, produz ganho lento com pouca gordura junto. Superávit grande produz ganho rápido com muita gordura junto. Você tentou os dois extremos: o aplicativo mandou quatrocentos e vinte gramas de carboidrato, o que dá mais de três mil e trezentas calorias e é demais, e depois você foi para mil novecentas, que é de menos. A resposta está no meio, e no seu caso ela é algo em torno de dois mil e setecentas a dois mil e oitocentas calorias para começar a subir de verdade.

Uma correção específica sobre a proteína, e essa vale independentemente do que você decidir sobre calorias. Cento e quinze gramas para sessenta e oito quilos é pouco, e é ainda mais pouco em déficit. Existe revisão sistemática dedicada exatamente ao seu caso, gente treinada e magra em restrição calórica, e a recomendação que saiu dali fica na faixa de dois vírgula três a três vírgula um gramas por quilo de massa magra por dia, subindo conforme a pessoa esteja mais magra e o corte mais agressivo. No seu peso e percentual, isso daria algo entre cento e trinta e cinco e cento e oitenta gramas. Ou seja, se for para cortar, a proteína precisa subir, não descer. Ela é o que protege o músculo enquanto falta energia, e é exatamente o item que ficou baixo enquanto você perdia justamente músculo.

Sobre a tontura no treino, uma palavra. A sugestão de remanejar carboidrato para o pré treino ajuda, e vale fazer. Mas tontura recorrente em quem está comendo pouco e treinando às vinte e duas horas é sinal de energia insuficiente, não um detalhe de horário. Se ela persistir mesmo com o pré treino ajustado, vale um hemograma e uma glicemia antes de continuar empurrando.

Sobre o treino que o Locemar montou, ele é bem construído e bem mais estimulante que o seu anterior, e sobre isso ele tem toda razão: para três anos de treino o que você fazia era básico demais. Minha única divergência é a frequência. Cada grupo grande sendo treinado uma vez por semana é uma escolha defensável, e quando o volume semanal é igual as pesquisas não mostram diferença clara entre treinar uma ou duas vezes. Só que, na prática, dividir o mesmo volume em duas sessões costuma render séries de melhor qualidade, porque as últimas séries de um treino gigante são feitas cansado. A recomendação prática que sai da literatura é treinar cada grupo pelo menos duas vezes por semana. Se você sentir que as últimas séries do treino de costas não rendem, essa é a mudança a fazer, e não é briga com o treino, é redistribuição.

Sobre o ciclo, eu concordo integralmente com o Apollo, e acrescento um motivo que talvez convença mais que os outros. No estado em que você está, comendo abaixo da manutenção, nenhuma substância entrega o que promete, porque hormônio não cria tecido do nada, ele acelera a construção com o material que você fornece. Você já viu isso na prática: fez oxandrolona em 2014, e aqui está você seis anos depois com o mesmo problema. Quem resolve dieta e treino e depois usa, colhe. Quem usa para compensar dieta que não fecha, gasta.

O que eu faria, em ordem prática. Subir para a manutenção por duas semanas, o que já vai parar a queda e melhorar a tontura, e depois acrescentar duzentas a trezentas calorias por dia. Colocar a proteína em cento e quarenta a cento e cinquenta gramas. Pesar sempre no mesmo horário, de manhã, e olhar a média de sete dias, porque pesar de manhã num dia e à noite no outro produz justamente o susto de um quilo e meio que você levou. Medir a cintura uma vez por mês, para saber se o que está subindo é o que você quer. E anotar as cargas do treino, porque se a carga sobe mês a mês com a cintura estável, está funcionando, independentemente do que a balança faça em qualquer semana isolada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.