Pular para o conteúdo

1º Ciclo com Oxandrolona e retenção de líquidos

Respostas em Destaque

10 minutos atrás, Milla15 disse:

Eu li muitos artigos sobre isso...que ingerir gordura (saudável) ajuda a queimar...então tb comecei a ingerir amêndoas/ castanha do pará e de caju, óleo de coco, azeite, fruta só limão ,maça verde, morango, kiwi. ..tudo isso tenho conhecimento e tb tem pouco tempo...mas tb vou procurar um profissional pq ele irá me acompanhar melhor e não vou sentir tanta dificuldade pq já vinha me adaptando a essa mudança alimentar. 

Muito obrigada mesmo. Depois posto novidades. Bjs 

Há uma regra em tudo isso. Eu fiz a dieta comendo muito sfrogonoff, queijo amarelos, bacon, salaminho, e diversas comidas consideradas não saudáveis, além de mousse de maracuja ou limão feito com creme de leite, clight e a fruta. Não precisa contar calorias. Apenas comer quando tem fome e o quanto quiser. Leia o livro, é bem complero.

• 2 semanas depois...
  • Respostas 12
  • Visualizações 7,3mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Tira esse leite no pré-treino. Pode colocar 100g de batata doce e frango desfiado, o básico que funciona. Não sei como você era antes mas pelo peso que tinha já emagreceu bem, parabéns.  Val

• Gostaria de opniões sobre a minha dieta, pois fui eu mesma quem montou.

• @FitCoupleHim Meu objeitovo é baixar o Bf, não tenho fotos aqui, mais tarde tiro e posto.  

Imagens Postadas

• 8 anos depois...

A @ThaisBruna abriu esse tópico com uma premissa que precisa ser desfeita, e o @Locemar a desfez na quarta resposta com a frase mais importante da conversa: a oxandrolona não vai te secar, e esse é um erro comum.

Ele estava certo, e vale desenvolver, porque ela escreveu no primeiro post que pesquisou e viu que a oxandrolona seria ideal para o objetivo dela, que era secar e definir.

Oxandrolona não queima gordura. Ela não age no tecido adiposo de forma relevante, não aumenta o gasto energético e não tem efeito lipolítico digno de nota. O que ela faz é ajudar a preservar massa magra enquanto a pessoa está em déficit calórico.

A confusão vem de uma observação real: quem usa oxandrolona costuma parecer mais seco. Só que isso acontece por dois motivos indiretos. Primeiro, porque o músculo preservado sob a mesma pele muda o aspecto. Segundo, porque ela não aromatiza, então não traz a retenção de água que outros compostos trazem, e a pessoa compara com o inchaço que esperava e conclui que secou.

Quem seca é o déficit calórico. A oxandrolona só protege o que estaria sendo perdido junto.

Agora a parte em que eu discordo do que foi recomendado a ela, e é uma discordância de fundo.

Foi sugerido que, antes de pensar em oxandrolona, ela experimentasse dieta low carb, especificamente Atkins ou cetogênica, com 5 por cento de carboidrato, 25 por cento de proteína e 70 por cento de gordura, mantendo até 40 g de carboidrato por dia.

A sugestão de tentar dieta antes do hormônio está corretíssima. É a proporção e o motivo que eu ajustaria.

Existe um estudo que testou exatamente essa hipótese no cenário mais controlado possível. Pessoas com obesidade ficaram internadas em enfermaria metabólica, com tudo pesado e medido, e receberam duas dietas com exatamente as mesmas calorias: uma restringindo carboidrato e outra restringindo gordura.

A restrição de carboidrato realmente aumentou a oxidação de gordura, como a teoria prevê. E produziu perda de 53 g de gordura corporal por dia. A restrição de gordura não aumentou a oxidação e produziu 89 g por dia.

Ou seja, no braço em que se queimava mais gordura, perdeu-se menos gordura. O que decide é o balanço de energia, não a proporção dos macronutrientes.

Isso não significa que low carb não sirva. Serve muito bem para muita gente, e por um motivo legítimo: proteína e gordura saciam mais, e quem sente menos fome cumpre a dieta. É uma vantagem de aderência, e aderência é o que produz resultado no mundo real.

O que muda é a expectativa. Se ela adotasse cetogênica esperando queimar gordura por uma via metabólica especial, e o resultado fosse igual ao de qualquer outra dieta com o mesmo déficit, a conclusão errada seria de que o corpo dela não funciona.

E há uma consideração específica para o caso dela: 70 por cento das calorias em gordura, com carboidrato abaixo de 40 g, para uma mulher que treina há três anos, costuma cobrar no rendimento do treino. E rendimento do treino é justamente o que protege a massa magra em déficit, que era a preocupação dela.

Uma observação sobre o que ela chamou de retenção.

Ela contou que era ex gordinha, que chegou a pesar 96 kg e que estava com 78 kg e 1,74 m. E disse que ainda tinha um pouco de retenção.

Depois de uma perda de 18 kg, o que costuma incomodar na região abdominal e nos braços não é retenção de água nem gordura teimosa: é pele que ainda não retraiu, e ela retrai parcialmente, ao longo de um a dois anos, dependendo da magnitude da perda, da idade e da genética.

Isso importa porque nenhuma dieta e nenhum hormônio resolvem excesso de pele. Se ela estiver perseguindo com dieta agressiva uma coisa que é de outra natureza, vai cortar cada vez mais e não vai chegar onde quer.

Agora sobre o protocolo que ela montou, e aqui vale um elogio.

Ela propôs 5 mg nas semanas 1 e 2, 10 mg nas semanas 3 e 4, 15 mg da 5 à 8, 10 mg na 9 e 10 e 5 mg na 11 e 12. Isso é subir devagar, ficar quatro semanas no topo e descer, com pico de 15 mg, que está dentro do teto de bula de 20 mg. É um dos protocolos mais sensatos que já vi alguém montar sozinha no fórum.

O ajuste que eu faria é no tempo total, e não na dose. Doze semanas é longo para mulher, e o tempo de exposição pesa mais no risco de virilização do que a dose. Oito semanas entregariam praticamente o mesmo com menos exposição.

E há uma informação que faltou por completo no tópico, e que é a mais importante para qualquer mulher: os sinais que exigem parada imediata são rouquidão, voz mais grave ou dificuldade nas notas altas da fala, e aumento de clitóris. Esses não regridem. Acne, oleosidade, pelo, queda de cabelo e alteração de ciclo regridem e não são motivo de pânico.

Vale também dois exames simples: perfil lipídico antes e ao fim, porque a queda de HDL é o efeito adverso mais consistente dos androgênios orais não aromatizáveis e é completamente silenciosa; e perfil hepático, porque a oxandrolona é 17 alfa alquilada.

E, se ela usa anticoncepcional, ou se pretende parar, vale registrar: a oxandrolona é teratogênica, e não existe cenário em que a resposta certa seja ficar sem método contraceptivo durante o uso.

Duas coisas ficaram sem resposta e merecem registro.

O @Locemar perguntou como estava a divisão de treino e o aeróbico, e nunca foi respondido. Para o objetivo dela, que é reduzir gordura preservando massa, o treino de força é a variável que decide, e o aeróbico é acessório. Cada grupo muscular duas vezes por semana, com carga registrada, rende mais do que acrescentar cardio.

E a sugestão dele de trocar o leite do pré treino por batata doce com frango era boa e prática.

Por fim, uma palavra sobre uma frase do primeiro post que passou batida: ela escreveu que tinha medo de acabar ganhando peso.

Uma mulher de 1,74 m com 78 kg, que veio de 96 kg, está num peso perfeitamente razoável, e parte do que ela pode ganhar na balança nos próximos meses é massa magra, que é exatamente o que ela quer. Vale trocar a balança pela fita métrica na cintura e pela foto mensal na mesma luz. Quem veio de uma perda grande costuma continuar se medindo pelo número que assustava antes, e esse número deixou de ser a informação certa.

Se quiser um ponto de partida para calcular a necessidade energética e montar a dieta com números, que foi a primeira coisa sugerida a ela e a mais acertada, o site tem um gerador de dieta simulada em https://fisiculturismo.com.br/ferramentas/dieta/ . A saída é simulada e serve como rascunho para ajuste, não como prescrição.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.