Pular para o conteúdo

Bateria de exames

Respostas em Destaque

Bom dia pessoal tudo bom?

Estou querendo Check Up começo de ano e antes de começar queria fazer um Bateria de exames para postar para vcs aq do forum e ir me auxiliando conforme as necessidades.

Não sou muito experiente nessa parte mais pelo que estava pesquisando assim como os exames de Testetorona, Estradiol etc... também existe outros importantes que não conhecia como Prolactina,Dht entre outros que não conheço então já queria aproveita que vou fazer e já fazer todos de uma vez. Estou com duvida no seguinte, Quais os nome do exames que tenho que solicitar para fazer? Quero fazer todos os exames importante Testo,Estradiol,Dht,Prolactina entre outros necessários para saber a questão dos meus níveis hormonais que são importante para vocês avaliarem...

Obrigado 

• Respostas 3
  • Visualizações 479
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Vai no endro... explique e ele pedirá quais fazer TGO (AST) E TGP (ALT) ÁCIDO ÚRICO COLESTEROL / TRIGLICERÍDEOS TSH E T4 LIVRE PSA TESTOS HL / FSH ETC...

• Esse que vc falou e mais outros , mais se for no endocrinologista ele já vai passar a lista completa  Dos que tá faltando aí me lembro só  Triglicérides, fsh e lh,   eletrogama e leucograma,

1 hora atrás, Patronn disse:

Bom dia pessoal tudo bom?

Estou querendo Check Up começo de ano e antes de começar queria fazer um Bateria de exames para postar para vcs aq do forum e ir me auxiliando conforme as necessidades.

Não sou muito experiente nessa parte mais pelo que estava pesquisando assim como os exames de Testetorona, Estradiol etc... também existe outros importantes que não conhecia como Prolactina,Dht entre outros que não conheço então já queria aproveita que vou fazer e já fazer todos de uma vez. Estou com duvida no seguinte, Quais os nome do exames que tenho que solicitar para fazer? Quero fazer todos os exames importante Testo,Estradiol,Dht,Prolactina entre outros necessários para saber a questão dos meus níveis hormonais que são importante para vocês avaliarem...

Obrigado 

Esse que vc falou e mais outros , mais se for no endocrinologista ele já vai passar a lista completa 

Dos que tá faltando aí me lembro só 

Triglicérides, fsh e lh,   eletrogama e leucograma, glicose , ferrratinina , creatinina entre outros 

• 2 anos depois...

@Patronn, o @Batata... e o @MashleMuscle já indicaram o caminho de levar ao endocrinologista, que é o certo. Vou te dar a lista organizada por finalidade, e junto o que quase ninguém explica e que é o que realmente decide se o exame vai servir para alguma coisa: como coletar. Exame hormonal colhido errado não é só impreciso, ele leva a decisão errada.

Eixo hormonal: testosterona total, testosterona livre, SHBG, estradiol, LH, FSH e prolactina.

Tireoide: TSH e T4 livre. T3 só se algum dos dois vier alterado.

Sangue: hemograma completo, e dentro dele os números que interessam são hematócrito e hemoglobina.

Metabólico: glicemia de jejum, insulina de jejum, hemoglobina glicada. Com glicemia e insulina dá para calcular o HOMA-IR, que mostra resistência à insulina bem antes de a glicemia subir.

Cardiovascular: colesterol total e frações, triglicerídeos, e acrescente ApoB, que estima risco melhor que o LDL isolado. Vale também pedir lipoproteína (a) uma única vez na vida, porque é determinada geneticamente e praticamente não muda, e um valor alto muda a conduta de prevenção para sempre. É um exame que quase ninguém pede e que só precisa ser feito uma vez.

Fígado: TGO, TGP, gama GT, bilirrubinas e fosfatase alcalina. E peça CPK na mesma coleta, pelo motivo que explico abaixo.

Rim: ureia, creatinina e a relação albumina sobre creatinina em amostra de urina, que detecta lesão renal muito antes da creatinina se alterar.

Outros: vitamina D, vitamina B12, ferritina e ácido úrico.

Agora as instruções de coleta, que valem tanto quanto a lista.

Testosterona precisa ser colhida entre sete e dez da manhã, em jejum. Ela tem variação circadiana grande e cai ao longo do dia, então uma coleta às quinze horas pode dar um valor baixo em alguém perfeitamente normal. Muita gente é rotulada com testosterona baixa por causa do horário.

Não treine pesado nas 48 a 72 horas anteriores. Treino intenso eleva CPK, TGO e TGP, e essas duas últimas são as mesmas enzimas que se usa para avaliar fígado. Foi por isso que sugeri pedir CPK junto: se TGO e TGP vierem altas com CPK também alta, a origem é muscular. Se vierem altas com CPK normal e gama GT alterada, aí sim o sinal é hepático. Sem CPK na mesma coleta, esse exame vira adivinhação e gera susto à toa.

Estradiol: peça especificamente o método ultrassensível, por espectrometria de massa se o laboratório oferecer. O imunoensaio comum foi desenhado para as concentrações femininas e tende a superestimar em homem, o que faz gente tomar inibidor de aromatase sem precisar.

Prolactina: fique sentado em repouso por uns vinte minutos antes da coleta, e evite estresse e atividade física antes. Prolactina sobe com estresse, inclusive com o estresse da própria picada. Se vier alta, o exame seguinte é a pesquisa de macroprolactina, porque uma parte dos resultados altos é artefato.

Cortisol: coleta até as oito da manhã, e avise no laboratório.

Dois cortes na tua lista. DHT é caro, raramente muda conduta e não vale a pena numa bateria de rastreio. E PSA, antes dos quarenta anos e sem história familiar de câncer de próstata, não é indicado, além de subir com ejaculação recente e com ciclismo, o que gera falso alarme. Se for fazer, abstinência de 48 horas antes.

Duas coisas que não são exame de sangue e que valem mais que metade dessa lista: pressão arterial aferida em casa, várias vezes ao longo de dias, e circunferência abdominal. Custam zero.

Uma dica final, já que a tua intenção é postar aqui para avaliação. Poste sempre o valor de referência do laboratório junto com o teu resultado, e o método usado quando aparecer. Cada laboratório usa faixas e métodos diferentes, e um estradiol de 40 significa coisas completamente distintas conforme a técnica. Sem a referência ao lado, ninguém consegue interpretar direito.

Ajudaria saber tua idade, peso, altura, se usa ou já usou algo e se tem alguma queixa clínica específica, porque isso muda o que vale a pena investigar.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.