Pular para o conteúdo

Não consigo fadigar as costas

Respostas em Destaque

Dae galera será que algum expert podia me dar uma ajuda?

O que tá pegando é que consigo forçar todos os grupos musculares do meu corpo e estou tendo ótimos resultados, mas nas costas não sinto minha musculatura fadigada após o treino e não acho que minhas costas tenham desenvolvido da mesma maneira do resto do corpo.

Existem 2 exercícios que eu sinto forçar mais as costas: Pulley Costas e Remada Baixa, mas principalmente o Pulley Costas é que eu realmente sinto forçar.

O que eu gostaria mesmo é que alguem me ajudasse a montar um treino de costas violento, usando variáveis e etc..

Treino a 6 meses seguidos. 16 anos de idade.

Musculatura das costas = fibras rápidas.

Obrigado!

• Respostas 4
  • Visualizações 1,3mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• vc treina costas qnts vezes na semana? já pode treina 1x'só. eu gosto desse treino: barra aberta - curvada - serrote(ou cavalinho) 3 séries. 10-8-6 cadencia 2-1-4 falow!

• barra fixa e depressão (pullover no cross) podem ajudar, tente usar um drop set por duas semanas.

• fisiculturismo
    fisiculturismo

Veja nossa seção de treinamento para conferir a melhor execução para cada exercício de costas: https://fisiculturismo.com.br/exercícios/costas/

Dae galera será que algum expert podia me dar uma ajuda?

O que tá pegando é que consigo forçar todos os grupos musculares do meu corpo e estou tendo ótimos resultados, mas nas costas não sinto minha musculatura fadigada após o treino e não acho que minhas costas tenham desenvolvido da mesma maneira do resto do corpo.

Existem 2 exercícios que eu sinto forçar mais as costas: Pulley Costas e Remada Baixa, mas principalmente o Pulley Costas é que eu realmente sinto forçar.

O que eu gostaria mesmo é que alguem me ajudasse a montar um treino de costas violento, usando variáveis e etc..

Treino a 6 meses seguidos. 16 anos de idade.

Musculatura das costas = fibras rápidas.

Obrigado!

barra fixa e depressão (pullover no cross) podem ajudar, tente usar um drop set por duas semanas.

• 15 anos depois...
  • Moderador
Em 28/10/2003 em 18:57, diegotmd disse:

nas costas não sinto minha musculatura fadigada após o treino e não acho que minhas costas tenham desenvolvido da mesma maneira do resto do corpo

Veja nossa seção de treinamento para conferir a melhor execução para cada exercício de costas:

https://fisiculturismo.com.br/exercícios/costas/

• 7 anos depois...

@diegotmd, essa é das queixas mais comuns da academia e ela tem causas identificáveis. Na maioria dos casos são três, e todas têm solução prática.

A primeira, e a mais frequente: o bíceps falha antes das costas. Em qualquer puxada, o bíceps e o antebraço são os elos mais fracos da cadeia. Você encerra a série porque o braço não aguenta mais, enquanto o dorsal, que é muito maior e mais forte, ainda tinha capacidade sobrando. Daí a sensação de que as costas não foram fadigadas: elas realmente não foram.

Duas correções resolvem boa parte disso. Use pegada pronada e mais aberta nas puxadas verticais, o que reduz a vantagem mecânica do bíceps. E use straps, aquelas faixas de punho. Muita gente acha que é frescura, mas tirar a pegada da equação é justamente o que permite levar o dorsal até onde ele realmente falha.

A segunda causa é a mais importante e quase ninguém percebe: a puxada acontece em dois tempos. Primeiro a escápula se move, deprimindo e retraindo, e só depois o cotovelo dobra. A maioria das pessoas puxa apenas com o braço, mantendo a escápula solta e elevada o tempo todo. Quando isso acontece, o movimento vira um exercício de bíceps com peso grande.

Correção prática: no começo de cada repetição, antes de dobrar o cotovelo, afaste o ombro da orelha, puxando a escápula para baixo e para trás. Faça isso devagar e de forma deliberada no primeiro exercício do treino, mesmo que precise reduzir bastante a carga nas primeiras semanas. É a coisa que mais muda a percepção de costas trabalhando.

A terceira é amplitude. Na puxada, deixe o braço subir completamente no final, permitindo que a escápula acompanhe e o dorsal alongue. Trabalhar em amplitude parcial, parando com o cotovelo ainda flexionado, tira justamente a porção do movimento que mais estimula.

E existe um quarto ponto que é estrutural. Costas não é um músculo, é uma região com funções diferentes. O grande dorsal faz adução e extensão do ombro, e responde a puxadas verticais. O trapézio médio e os romboides fazem retração da escápula, e respondem a remadas horizontais. O trapézio inferior responde a movimentos em diagonal, como face pull e elevação em Y.

Um treino feito só de puxada vertical, que é o que você descreveu ao citar pulley e remada baixa, deixa boa parte disso de fora. O @CKIKO montou bem ao combinar barra aberta, que é vertical, com curvada e serrote, que são horizontais.

E o @neves35 sugeriu, sem explicar o porquê, o exercício que talvez seja o mais útil para o seu caso específico: o pulldown com os braços estendidos, também chamado de depressão ou pullover na polia. Ele trabalha a extensão do ombro praticamente sem participação do cotovelo, ou seja, sem o bíceps atrapalhar. É o exercício em que a maioria das pessoas sente o dorsal pela primeira vez.

Uma sugestão concreta de treino, para duas sessões por semana:

Puxada vertical, barra fixa ou pulley, 4 séries de 6 a 10
Remada curvada com barra, 3 a 4 séries de 6 a 10
Remada unilateral com halter, 3 séries de 8 a 12
Pulldown com braços estendidos, 3 séries de 12 a 15
Face pull ou crucifixo inverso, 3 séries de 15

E uma correção sobre um ponto que pode estar te enganando: a ausência de dor não significa ausência de estímulo. Dor muscular tardia não é indicador de qualidade de treino. Grupos musculares treinados com mais frequência doem menos, e não crescem menos por isso. O indicador que vale é outro: a carga nas puxadas e remadas subindo ao longo dos meses.

Por fim, sobre a ideia de que as costas seriam de fibras rápidas e por isso exigiriam determinada faixa de repetições: a distribuição de tipos de fibra é individual e não se determina sem biópsia. E as meta-análises mostram hipertrofia semelhante em faixas bem amplas de repetição, desde que se chegue perto da falha. Não se prenda a isso.

Com 16 anos e seis meses de treino, vale também um detalhe prático: costas é o grupo que você não vê no espelho, então o desenvolvimento passa despercebido. Tire uma foto de costas a cada dois meses, sempre na mesma luz. A diferença costuma surpreender.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.