Pular para o conteúdo

Androgel em Mulheres

Respostas em Destaque

• Autor

Qual parte mais dos exames precisa saber? Fiz checkup tem 16 páginas, rs.

postei os resultados relacionados à testosterona no início do tópico.

eu como de 100 a 150g de proteína por refeição (vario entre ovo, frango e carne magra).

gordura vem do azeite na salada, óleo de coco pra refogar alguma coisa e abacate de manhã com ovo 

• Respostas 15
  • Visualizações 3,2mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Este é um mito na medicina, causado por uma nomenclatura errada: homens e mulheres tem os mesmos hormônios, variando as concentrações. Por meio de receita médica. Doses usuais estão logo a

• Ok. Você já respondeu algumas das perguntas abaixo, faltam só algumas Medicações em uso: Problemas de Saúde: Tempo de treino: Ciclos FEITOS com dose e tempo: Ciclo PROPOSTO

• Bom dia   Medicações em uso: iniciei o DHEA e ARcalion há 1 mês  Problemas de Saúde: nenhum Tempo de treino 1h por dia Ciclos FEITOS com dose e tempo: nenhum Ciclo PROPOS

Imagens Postadas

• Moderador
5 minutos atrás, klima disse:

Qual parte mais dos exames precisa saber? Fiz checkup tem 16 páginas, r

Poste todos como fotos.......os resultados que colocou estão sem valor de referencia para seu laboratorio.

6 minutos atrás, klima disse:

eu como de 100 a 150g de proteína por refeição (vario entre ovo, frango e carne magra).

gordura vem do azeite na salada, óleo de coco pra refogar alguma coisa e abacate de manhã com ovo 

Preciso de saber a conta final no dia!!!

• Autor

1C5FB765-8D9B-4EEB-9B74-A8631165F32C.jpeg

E6FD37B6-568C-42B0-8CD0-4656CC0FD257.jpeg

Estou tentando postar mas não deixa por causa do limite 

26 minutes ago, Apollo Galeno said:

Poste todos como fotos.......os resultados que colocou estão sem valor de referencia para seu laboratorio.

Preciso de saber a conta final no dia!!!

75F68B1F-A84D-4285-9929-312764A62A89.jpeg

A9485E5D-0FE7-44C7-95CE-EE626111871C.jpeg

Última página 

20675D23-0339-499A-BF3B-CA23BE52E91E.jpeg

• 2 meses depois...

Nao tenho o mesmo nível de especialidade do pessoal do forum @klima , mas gostaria de compartilhar contigo minha experiencia bastante parecida...

Passei por algo que parece ser semelhante ao que pode estar acontecendo com vc. Fiz dieta low carb por um periodo de tempo muito longo! Resultado: Perdi 13 quilos, mas não sequei gordura. Fiquei um falso magro (acima de 20% de BF). Perdi massa magra (que já nao era muita) tambem no processo. Meus hormonios ficaram todos desregulados com minha testosterona e DHEA indo abaixo do limite inferior do que é considerado "normal". Fora a restrição alimentar, focava muito em cardio (como parece ser o seu caso) e pouco em musculação, o que não contribuia para ganhar massa magra. Não digo que tua situação é a mesma nem ofereço uma solução, mas sugiro 1) investigar se não é uma dieta muito restritiva que ta te deixando estagnada e ferrando com seus hormonios e 2) se ajustar teus treinos para mais dias de musculação e menos de cardio, não seria mais apropriado no teu caso.

No meu caso BTW consegui colocar as coisas de volta nos trilhos aumentando a ingestão calórica (comecei a comer mais, e perdi BF!), ajustando os macros e melhorando qualidade/eficiencia dos treinos (com ajuda do pessoal aqui do forum).

Restrição pesada de calorias ou macros as vezes podem jogar contra seu objetivo, cuidado. Não sei se dá para dizer que teus macros estão "desregulados", mas acho que ta muito alto em gordura e baixo em carbo. Se fosse eu, aumentaria o carbo e diminuiria gordura, e usaria essa energia extra pra aumentar a musculação.

Enfim, aqui no forum tem uma turma muito fera em dieta que poderia te ajudar melhor do que eu!! Pode confiar nos mais veteranos que dá certo!

Boa sorte ai! 

Editado em por Hawkins

• 7 anos depois...

@klima, o @Hawkins chegou no fim do tópico e disse a coisa mais importante que alguém escreveu aqui, e ninguém retomou. Vou desenvolver o que ele apontou, porque acho que resolve o seu caso inteiro.

O número que explica tudo e que ninguém comentou

A sua SHBG está em 77,90.

A SHBG é a proteína que carrega a testosterona no sangue. Testosterona presa a ela fica indisponível para os tecidos. Quanto mais alta a SHBG, menor a testosterona livre, mesmo que a total esteja razoável.

Repare no seu quadro: total 7,93, livre 0,08, biodisponível 1,84, SHBG 77,90. Não é que você produza pouco. É que quase tudo que você produz está preso.

E agora a pergunta que muda a conduta: o que faz a SHBG subir?

Restrição calórica. Insulina baixa. Dieta com pouco carboidrato. Hipertireoidismo. Doença hepática. Estrogênio.

Olhe a sua rotina: você está comendo 966 calorias por dia, em dieta low carb, com 5 dias de aeróbico, 2 de funcional e agora musculação.

Você reúne, ao mesmo tempo, as três principais causas alimentares de SHBG alta.

Ou seja, a sua testosterona livre baixa é muito provavelmente consequência da dieta, e não uma doença hormonal primária. Tratar isso com gel de testosterona seria tratar o marcador enquanto a causa continua funcionando.

O quadro completo tem nome

Mulher de 41 anos, 1,58 metro e 61 quilos, comendo menos de mil calorias por dia, com sete sessões semanais de exercício, relatando fadiga, libido no chão, incapacidade de perder gordura e incapacidade de ganhar massa.

Isso é deficiência energética relativa. A literatura esportiva chama de RED-S, e antes se chamava tríade da mulher atleta.

Ela produz exatamente o que você descreve, item por item: queda dos hormônios sexuais, fadiga, perda de libido, dificuldade de construir massa magra, alteração de ciclo menstrual e, a longo prazo, perda de densidade óssea.

E, principalmente, ela explica a sua queixa central de não conseguir emagrecer fazendo tudo certo. Restrição severa e prolongada somada a volume alto de exercício leva o organismo a reduzir gasto e a travar a perda. Você não está falhando na execução. Você está numa situação em que a execução mais agressiva é o problema.

O @Degcastro apontou isso quando você reduziu de 1200 para 966 e ele disse que 1200 já era pouco. Ele estava certo, e você seguiu para baixo.

O paradoxo que você precisa aceitar

Para sair disso, o caminho é comer mais, e especificamente mais carboidrato.

Mais energia e mais carboidrato tendem a reduzir a SHBG, o que libera testosterona que já está no seu sangue, e devolvem a disposição para treinar com intensidade suficiente para mudar a composição corporal.

Foi exatamente o que o Hawkins viveu e descreveu: aumentou as calorias e perdeu gordura.

Sei que é contraintuitivo e assustador depois de tanto tempo restringindo. Mas repare que o caminho atual já foi testado por você por bastante tempo e o resultado é o que está no seu tópico.

Sobre o gel de testosterona

Preciso trazer o que dizem as diretrizes, porque isso aqui é decisivo para a sua decisão.

Existe um consenso global sobre terapia com testosterona em mulheres, publicado em 2019 e assinado por dez sociedades médicas internacionais. As conclusões relevantes para você:

A única indicação baseada em evidência é o tratamento de mulheres na pós-menopausa com transtorno do desejo sexual hipoativo, diagnosticado após avaliação formal.

E, textualmente, os dados disponíveis não mostram efeito da testosterona sobre bem-estar geral, com nível I de evidência e grau A de recomendação.

Bem-estar geral e disposição são justamente o que você está buscando. É o desfecho com a evidência mais forte de que não funciona.

O consenso também registra que a dosagem sanguínea de testosterona não serve como critério diagnóstico em mulheres. Não existe um diagnóstico validado de testosterona baixa feminina baseado em valor de exame. Ou seja, o número que te convenceu de que você precisa de reposição não é, isoladamente, um diagnóstico.

Por isso eu faria uma ressalva ao que foi dito aqui. O @Apollo Galeno sugeriu trocar de médico e achar um que pense diferente, e o @Foston chamou a posição do seu endocrinologista de mito. O seu médico está, na verdade, alinhado com a diretriz internacional para o seu caso específico, já que você tem 41 anos e a indicação estudada é outra.

Isso não desmerece o Foston, que foi o único a alertar sobre doses excessivas e citou prescrições absurdas que circulam. Esse alerta dele é correto e importante. Só a conclusão de que a resistência do seu médico é mito é que não se sustenta aqui.

E dois pontos práticos sobre o gel, se em algum momento houver indicação de verdade:

O risco de virilização é real, e a parte que não regride é engrossamento da voz, aumento do clitóris, pelos em padrão masculino e queda de cabelo em padrão masculino.

E existe o risco de transferência por contato de pele. Gel de testosterona passa para outras pessoas que encostam na área de aplicação, inclusive crianças, com efeitos sobre elas. É uma das razões pelas quais a aplicação exige orientação.

O que eu faria pelos próximos três meses

Subir as calorias progressivamente para a faixa de 1600 a 1800 por dia, aumentando 150 por semana para não assustar a balança de uma vez.

Aumentar o carboidrato, reduzindo a proporção de gordura. Carboidrato é o que mais influencia a SHBG na sua situação, e é o combustível do treino de força.

Proteína entre 100 e 120 gramas por dia, o que para os seus 61 quilos está adequado.

Inverter a proporção do exercício: três sessões de musculação com carga progressiva registrada, e reduzir o aeróbico para duas sessões. Você já começou a musculação, e foi a melhor decisão do tópico.

Repetir SHBG, testosterona total e livre depois de três meses nesse regime, e comparar. Eu apostaria que a SHBG cai e a livre sobe sem medicamento nenhum.

E aproveite para pedir TSH, ferritina e vitamina D, que produzem fadiga idêntica e são fáceis de corrigir.

Você não está num círculo vicioso sem saída. Você está num círculo que se abre pelo lado oposto ao que parece.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.