Pular para o conteúdo

Testosterona em baixa - Como elevar para níveis padrões?

Respostas em Destaque

Boa tarde.
Sou novo no site, comecei hj, mas vi que tem várias postagens bacanas e de conteúdo clinicamente viável.

Tenho 41 anos e meu nível de testosterona está abaixo da média: 157,0 ng/dL. 

Sou uma pessoa que antes de casar, uns 12 anos atrás, sempre malhei muito. Relaxei com o passar do tempo a ponto de ficar sem ir a uma academia por anos. Tenho sentido o peso do meu desleixo e procurei uma academia e uma ajuda profissional para me reenquadrar nos níveis de fora da obesidade mórbida, no qual me encontrava. Já estou malhando a 1 ano, perdi muita gordura, ganhei massa, mas minha testosterona sempre em baixa.

Tenho 1,91m , 130kgs , atual % de gordura em 19%. Só que sendo sincero, até pra escrever essa msg eu já estou morto, pensando mesmo em uma cama.... não aguento mais esse cansaço e desânimo.

Se precisarem de mais alguma informação, eu posto aqui.

Se alguém puder me ajudar, agradeço.

• Respostas 8
  • Visualizações 981
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• @Apollo Galeno @Bravo Costa @Foston @Toxi 

• Uma foto sua com 130kg e 19% BF.   Seria legal padronizar seu tópico para podermos ajudar..... (Copie e cole e responda ao lado) Idade: Altura: Peso: Medicações em u

• Poste exames, sobretudo de LH, FSH, SHBG, estradiol, prolactina, testosterona total e livre. Usa suplementos? Quais ?

Uma foto sua com 130kg e 19% BF.

Seria legal padronizar seu tópico para podermos ajudar.....

(Copie e cole e responda ao lado)

Altura:

Peso:

Medicações em uso (Anticoncepcional, etc...):

Problemas de Saúde:

Tempo de treino:

Ciclos FEITOS com dose e tempo:

Ciclo PROPOSTO com Aes (Marca) dose e tempo:

Divisão de treino e horario do mesmo:

Dieta com quantidade de proteina/carboidrato/gordura por dia:

Fotos: Poste fotos com roupas de banho (sunga/biquini) ou que preferir (cueca/calcinha/sutiã) (sem mostrar o rosto com padrões frontal, lateral e Posterior).Enriquece, e é determinante para analise de cada caso.  As vezes podem ser abordadas outras indicações de treino/dieta/ciclo para seu caso.

Aguardamos TODAS as respostas para poder começar a te ajudar com alguma direção........

Abaixo modelo de como tirar as fotos.

elisfitness.jpg

2 horas atrás, jonas.rb disse:

Boa tarde.
Sou novo no site, comecei hj, mas vi que tem várias postagens bacanas e de conteúdo clinicamente viável.

Sou uma pessoa que antes de casar, uns 12 anos atrás, sempre malhei muito. Relaxei com o passar do tempo a ponto de ficar sem ir a uma academia por anos. Tenho sentido o peso do meu desleixo e procurei uma academia e uma ajuda profissional para me reenquadrar nos níveis de fora da obesidade mórbida, no qual me encontrava. Já estou malhando a 1 ano, perdi muita gordura, ganhei massa, mas minha testosterona sempre em baixa.

Tenho 1,91m , 130kgs , atual % de gordura em 19%. Só que sendo sincero, até pra escrever essa msg eu já estou morto, pensando mesmo em uma cama.... não aguento mais esse cansaço e desânimo.

Amigo, também sou novo aqui.

Já passei por isso, por outras questões (creio). Algo que me ajudou muito e é natural é Maca peruana. Eu utilizo para me dar um gás na vida, a que utilizo tem Vitamina C e Zinco, dá uma olhada, pode ser a solução, estimulando a produção de testosterona.

Boa sorte!

• 2 semanas depois...

Procure um endocrinologista, nutricionista. É o melhor que tem a se fazer, pois eles vão te ajudar muito na parte clínica. Conte seus objetivos, onde você quer chegar, o que tem feito, tudo escrito num papel digitado ou escrito a mão mesmo.

Em 06/02/2019 em 16:47, jonas.rb disse:

Boa tarde.

Elevar para níveis padrões é sua pergunta e a minha resposta é o seu endocrinologista que vai te passar. Vai de cada um. Meu caso é que eu usei testosterona em gel passado no pé ao dormir. A minha estava cento e poucos e foi para duzentos e pouco após o uso do testosterona em gel. A minha vontade era ter testosterona lá para o nível máximo, sem extrapolar este limite. Falei para o meu endocrinologista sobre a injeção de testosterona e ele me disse que não dá para passar porque não malho. 

• 7 anos depois...

@jonas.rb, seu tópico virou pedido de formulário e foto e você nunca recebeu resposta. Vou responder com o que dá para dizer a partir do que você já contou, e adianto a boa notícia: no seu caso específico, a testosterona baixa tem causa provável, conhecida e em grande parte reversível.

Por que a sua testosterona provavelmente está em 157

Você tem 41 anos, 1,91 metro, 130 quilos, e vem de anos de sedentarismo e obesidade.

O tecido adiposo é o principal lugar do corpo, fora das gônadas, onde existe a enzima aromatase. É ela que converte testosterona em estradiol. Quanto mais gordura, mais aromatase, e mais testosterona é convertida.

O estradiol mais alto aumenta o freio sobre o hipotálamo e a hipófise, que reduzem o LH. Menos LH significa menos estímulo ao testículo, e menos testosterona produzida. O ciclo se fecha e se retroalimenta.

Além disso, a obesidade reduz a SHBG, que é a proteína que transporta a testosterona no sangue. Como a testosterona total mede o que está ligado a ela, a SHBG baixa derruba especificamente o número que você viu.

Esse quadro tem nome: hipogonadismo funcional associado à obesidade. E a característica que o define é testosterona baixa com LH baixo ou normal baixo, e não LH alto.

Por isso o @Foston fez a pergunta mais importante do tópico ao pedir LH, FSH, SHBG, estradiol, prolactina e testosterona total e livre. Esse painel separa duas situações completamente diferentes:

LH baixo ou normal com testosterona baixa: é funcional, tem causa fora do testículo, e melhora quando a causa é tratada.

LH alto com testosterona baixa: o testículo é que não responde, e aí a conversa é outra.

Sem o LH, ninguém consegue te orientar. Com ele, quase tudo se resolve.

O que eu acho que está sendo esquecido, e que é o mais importante

Você escreveu que até para escrever a mensagem já estava morto de cansaço, e que não aguenta mais o desânimo. Homem de 41 anos, 130 quilos, com cansaço desse tamanho, tem uma hipótese que precisa ser investigada antes de qualquer hormônio: apneia obstrutiva do sono.

Ela é muito prevalente nesse perfil, e faz duas coisas ao mesmo tempo.

Primeiro, destrói a qualidade do sono, o que por si só explica exaustão diurna desse grau, mesmo em quem dorme oito horas.

Segundo, e é o ponto que liga tudo: a maior parte da produção diária de testosterona acontece durante o sono, acompanhando os pulsos noturnos de LH. Quando a arquitetura do sono é fragmentada pela apneia, esses pulsos se perdem, e a testosterona cai. A apneia derruba testosterona de forma independente da obesidade.

Ou seja, ela pode ser a causa do seu cansaço e uma das causas da sua testosterona baixa, ao mesmo tempo.

O exame é a polissonografia. E se houver apneia, tratá-la costuma melhorar disposição de um jeito que nenhum hormônio melhora.

Um alerta sobre começar testosterona agora

Isso é importante e quase nunca é dito.

A testosterona exógena pode piorar a apneia do sono. Está descrito e consta nas orientações clínicas. Então, se você tem apneia não diagnosticada e começa reposição, existe uma chance real de o seu cansaço piorar, justamente o sintoma que você quer resolver, e você não vai entender por quê.

Além disso, reposição de testosterona desliga a sua produção própria e prejudica a fertilidade enquanto durar, e eleva o hematócrito, o que em alguém com apneia não tratada soma risco, porque a apneia já tende a elevar o hematócrito sozinha.

Nada disso significa que reposição esteja descartada para você. Significa que a ordem importa: investigar e tratar apneia e obesidade primeiro, reavaliar a testosterona depois, e só então decidir.

E vale saber: perda de peso eleva a testosterona, de forma proporcional ao peso perdido. Não é efeito pequeno. Em quem perde bastante peso, a testosterona sobe de maneira substancial, e em muitos casos volta à faixa normal sem reposição nenhuma.

Você já perdeu muita gordura e ganhou massa em um ano de treino. Você está no caminho que resolve. Só falta fechar o diagnóstico do que ainda está te puxando para baixo.

Outros exames que valem no mesmo pedido

Hemoglobina glicada e glicemia, porque resistência à insulina participa desse ciclo.

TSH, porque hipotireoidismo produz cansaço e desânimo idênticos.

Vitamina D, ferritina e hemograma.

E vale saber que o diagnóstico de testosterona baixa exige duas coletas em dias diferentes, ambas pela manhã, entre 7 e 11 horas, em jejum. A testosterona varia bastante ao longo do dia e de um dia para o outro. Um valor isolado de 157 ainda não é diagnóstico fechado.

Dois ajustes rápidos

@Sparkster, a maca peruana tem algum respaldo para desejo sexual subjetivo, e isso é legítimo. Mas os ensaios controlados que dosaram hormônios não encontraram aumento de testosterona. Ela não move um valor de 157.

E sobre os 19 por cento de gordura: com 1,91 metro e 130 quilos, 19 por cento implicaria mais de 100 quilos de massa magra, o que não é compatível com um histórico de anos sem treinar. Esse número quase certamente veio de bioimpedância, que erra bastante em pessoas com obesidade. Não é crítica, é calibragem, porque o seu plano precisa partir do número real. Circunferência de cintura, medida em pé na altura do umbigo, é mais confiável e mais útil para acompanhar.

Por fim, o @renatobhmg te deu o conselho certo: endocrinologista. Eu acrescentaria levar essa lista de exames e mencionar especificamente o cansaço e a possibilidade de apneia. Você não está sem solução. Está sem diagnóstico completo, que é uma situação muito melhor.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.