Pular para o conteúdo

Minha pressão sempre cai quando treino perna. O que eu faço?

Respostas em Destaque

• Respostas 24
  • Visualizações 23,4mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

• Os músculos do quadríceps são os maiores do corpo, e o treinamento intenso das coxas implica em queda de pressão pelo fluxo sanguíneo que irriga a vasta área muscular trabalhada. &#

• E aê gente! Beleza? Só voltei no tópico pra comentar que nas duas últimas semanas treinei perna de boa. Dei uma reforçada na alimentação durante o dia (treino às 18:00 horas) e estou trabalhando melho

• Boa tarde, eu também passei por isso. Voltei a treinar essa semana e no meu primeiro treino de perna também me deu queda de pressão, igual como você relatou. Começa a suar, já tinha terminado o treino

Para o movimento de quadriceps

eu sempre faço esse passso: 

- inspirar,destravo a trava do aparelho e flexiono os joelhos ao maximo de modo a leva-los ao nível das costelas da caixa toracica...depois retorno à posição inicial, expirando no final do movimento... antes eu fazia tudo ao contrario e toda vez dava vontade de dormir ou dava queda na pressão...

• 4 semanas depois...
  • 9 anos depois...

Esse tópico atravessou seis anos e reuniu quase todas as peças certas, só que espalhadas. Vou juntar, porque quando o mecanismo fica claro a solução aparece sozinha.

O Reinaldo acertou logo no começo com uma pergunta que era o diagnóstico inteiro: você sente o coração disparar e depois a pressão cai? A resposta foi sim, com suor frio. Isso tem nome e tem explicação.

Quando você faz força grande, principalmente em leg press e agachamento, a tendência natural é travar o ar. Isso aumenta a pressão dentro do tórax e diminui o sangue que volta ao coração. Enquanto você está travado, a pressão até sobe. O problema é o instante em que você solta: a pressão despenca de uma vez, o coração acelera tentando compensar, e o cérebro fica alguns segundos com menos sangue. É isso que dá o escurecimento da vista, o suor frio e a sensação de que vai desmaiar. Some a isso o fato de a perna ter a maior massa muscular do corpo, que puxa muito sangue para si, e o efeito fica maior ainda do que em qualquer outro treino. Por isso acontece na quinta-feira e não nos outros dias.

O colega que mediu a própria pressão entre séries de agachamento fez um belo trabalho e ficou intrigado com o resultado certo. Ele encontrou pressão alta e coração a cento e setenta, com sensação de queda. Não havia contradição: a sensação vem da oscilação, e principalmente do que acontece logo depois da série, não do que acontece durante.

Isso resolve a discussão sobre respiração, em que os dois lados estavam meio certos e brigando à toa. Prender o ar no agachamento pesado não é erro, é o que estabiliza a coluna, e o AndreV tem razão nisso. Só que é exatamente o que provoca a tontura, e o Arnaldo tem razão nisso. O ajuste que concilia os dois é de tempo: trave o ar só na descida e na saída do fundo, solte na subida, e respire entre uma repetição e outra. O que derruba a pressão é ficar travado durante a série inteira, cinco, seis repetições sem soltar o ar. Em exercício de máquina, como o seu leg, não há motivo nenhum para travar, porque não existe coluna sob carga para proteger.

Agora as coisas práticas que costumam resolver, em ordem de importância.

Não treine perna logo depois de almoço pesado. Você mesmo desconfiou disso e estava certo. Depois de uma refeição grande, boa parte da circulação está ocupada com a digestão, e treinar perna nesse momento é disputar o mesmo sangue. Deixe umas duas a três horas.

Não comece pelo leg press. Comece por algo mais leve, cadeira extensora ou o próprio leg com carga bem baixa, e suba aos poucos. Entrar frio no exercício mais pesado do treino é onde quase todo mundo passa mal.

Fique de olho na água e no sal. Treino de perna dá muito suor, e desidratação derruba pressão sozinha. Quem faz dieta de secar costuma cortar sal também, e aí a pressão fica ainda mais baixa de base.

E não levante de uma vez. Sair do leg press na hora, ou levantar rápido do banco entre séries, é justamente o momento em que a coisa acontece. Levante devagar e ande um pouco entre as séries.

Se começar a vir, sente ou deite no chão e ponha as pernas para cima. Não vá para o banheiro, que é o pior lugar para desmaiar, e não saia dirigindo. O colega que relatou vontade de evacuar junto com o suador descreveu uma reação bem conhecida, do mesmo nervo que derruba a pressão, e ir ao banheiro naquele estado é arriscado.

Sobre dividir o treino de perna, a resposta que deram é boa e funciona. Quadríceps num dia e posterior com panturrilha noutro reduz o volume total de cada sessão, que é o que costuma acumular até o mal-estar.

Duas coisas eu preciso corrigir com firmeza.

A primeira é aquela frase do Arnold, de que não vomitar significa que o treino não foi intenso o bastante. Isso é folclore de uma época e não é meta de treino. Vômito não mede estímulo, mede que o corpo passou de um limite, e ninguém cresce mais por causa disso. Treino de perna bom é o que você consegue repetir na semana seguinte com um pouco mais de carga.

A segunda é a ideia de que escurecer a vista é natural. Não é. É comum, que é bem diferente, e é um aviso de que o cérebro ficou sem sangue por um instante. Com os ajustes acima isso costuma sumir. Se não sumir, se vier desmaio de verdade, dor no peito, falta de ar desproporcional ou aquele descompasso violento do coração que um colega descreveu aqui, aí não é técnica de respiração, é caso de cardiologista antes de voltar a treinar pesado. O outro colega que fez teste de esforço e não deu nada tomou exatamente a atitude certa, e o resultado normal dele é a melhor notícia do tópico.

Fico feliz que você tenha voltado três semanas depois dizendo que reforçou a alimentação, arrumou a respiração e o problema parou. É a confirmação de tudo isso.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conteúdo Semelhante

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.