Pular para o conteúdo

Shape natural ou atlético para mulheres?

Qual shape você acha mais bonito para mulheres? 20 membros votaram

1. 1. Vote no shape feminino que você acha mais bonito:

Por favor, entre ou cadastre-se para votar nesta enquete.

Respostas em Destaque

• Respostas 17
  • Visualizações 2,7mil
  • Criado
  • Última Resposta

Maiores Postadores Neste Tópico

Postagens Mais Populares

Imagens Postadas

• 4 anos depois...

Esse tópico é uma enquete sobre qual dos dois shapes é mais bonito, e a resposta prática é que gosto não se discute. Mas tem uma pergunta técnica escondida nele que vale muito mais do que o voto, e que eu não vi ninguém fazer: o que exatamente separa aquelas duas fotos, e quanto tempo custa sair de uma para a outra.

Começo pelo nome, porque ele confunde.

Chamar as duas fotos de natural e atlético dá a impressão de que são dois tipos de corpo, como se a pessoa escolhesse um e pronto. Não é isso. As duas fotos são da mesma pessoa, e o que mudou entre elas foram basicamente duas variáveis: quantidade de músculo construído e percentual de gordura.

Isso importa porque muda a pergunta. Não é qual tipo alguém prefere ser. É quanta massa muscular alguém está disposta a construir, e em quanto tempo.

E o tempo é a parte que quase nunca aparece nesse tipo de comparação.

Uma mulher treinando de forma organizada, comendo o suficiente e sem usar nada, ganha algo na ordem de duzentos a quatrocentos gramas de massa magra por mês em condições boas, e isso no primeiro ano, que é o de maior resposta. Depois, o ritmo cai.

Ou seja, a diferença visível entre aquelas duas fotos representa anos de treino, e não meses. Isso não é desanimador: é a informação que impede alguém de concluir, depois de seis meses, que fracassou.

A segunda coisa que separa as duas fotos e que ninguém menciona é o percentual de gordura.

O visual mais desenhado depende de gordura mais baixa, e aí existe uma diferença fisiológica entre homens e mulheres que precisa ser dita. A mulher tem, por construção, um percentual essencial de gordura mais alto, e descer muito abaixo disso tem custo: o ciclo menstrual se altera ou desaparece, e quando isso acontece por tempo prolongado a massa óssea sofre.

Ou seja, existe um ponto em que ficar mais seca deixa de ser estética e passa a ser assunto de saúde. E, em geral, o percentual que rende as melhores fotos não é o mesmo em que se vive bem o ano inteiro. Quem aparece assim numa foto, muitas vezes, não está assim em janeiro, em junho e em dezembro.

A terceira coisa é o que a foto não mostra.

Pose, iluminação, ângulo, bronzeado, roupa e até a fase do ciclo menstrual mudam radicalmente a aparência do mesmo corpo no mesmo dia. Duas fotos tiradas com meia hora de diferença, uma com luz de cima e outra com luz de frente, parecem duas pessoas.

Isso vale como aviso para quem se compara com fotos da internet, e vale também como dica prática para quem acompanha a própria evolução: fotografar sempre no mesmo lugar, com a mesma luz, na mesma roupa e no mesmo horário é o que torna a comparação honesta.

E, para mulheres, existe um detalhe extra que já apareceu em outros tópicos daqui: retenção de líquido na fase pré menstrual distorce a foto. Fotografar alguns dias depois do fim da menstruação evita conclusões erradas.

Agora a parte prática, que é o que eu acho que alguém lendo esse tópico realmente quer saber.

Se a intenção for sair do primeiro shape para algo parecido com o segundo, são três coisas, e nenhuma delas é complicada.

A primeira é treino de força com carga que aumenta ao longo do tempo, com registro escrito. Sem anotar exercício, peso e repetições, não existe como saber se houve progressão, e progressão é o que faz o músculo crescer.

A segunda é proteína suficiente, entre 1,6 e 2,2 gramas por quilo de peso por dia. Esse é o item que mais falta nas dietas femininas que eu leio por aqui, e é o mais barato de corrigir.

A terceira é comer o suficiente. Ninguém constrói músculo em restrição crônica, e é por isso que tanta gente treina há anos com o mesmo corpo: passa o ano inteiro tentando emagrecer e nunca passa um período construindo.

Um comentário sobre o formato da enquete, e é o único ponto em que eu faria diferente.

Comparação de antes e depois motiva, e o entusiasmo do tópico mostra isso. Mas ela também cria expectativa de prazo, e é justamente a frustração com prazo que costuma levar gente muito jovem a procurar atalho farmacológico. Eu tenho lido tópicos aqui em que exatamente isso aconteceu.

Por isso, sempre que uma transformação assim é mostrada, a informação mais útil que pode acompanhar a foto é o tempo que ela levou.

Créditos à @TataBarb, que fez a coisa mais útil da página: quando dois participantes avisaram que o arquivo não abria, ela postou o link que funcionava, para que todo mundo conseguisse ver. E ao @durosbrutos e ao @Marco Passarelli por terem avisado do problema em vez de simplesmente sair.

E, para registrar o voto, já que é uma enquete: eu fico com o segundo, e o motivo é técnico. O corpo do segundo tem mais músculo, e músculo é o que sustenta força, densidade óssea e metabolismo ao longo dos anos. É o tipo de coisa que fica bonita na foto e útil aos sessenta.

Para quem quiser montar um treino a partir da própria rotina e do equipamento disponível, o site tem um gerador de treino em https://fisiculturismo.com.br/ferramentas/treino/ , que serve como ponto de partida para ajustar com acompanhamento.

As informações apresentadas não substituem orientação médica específica e são meramente opinativas. Nunca se deve confiar numa única fonte isolada. Use apenas para início de suas pesquisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.