Tópicos
-
- 7 respostas
- 2,9k visualizações
ola, tenho 18 anos, 1.81, 74 quilos, gostaria de tomar algum anabolizante para ganhar massa e força qria saber se poderia tomar o hemogenin, quais sao os efeitos colaterais, e se naum puder...ql seria o ideal, e se puder, quais as indicaçoes, se deve tomar algo pra evitar efeitos colaterais. Obrigado, aguardi respostas!
Última resposta por rolfo17, -
- 5 respostas
- 1,5k visualizações
Pessoal pra quem ta querendo perda de gordura/definição tomar só o total na hora que acordar c/ leite como substituto do café da manhã ta certo? Mais tarde dae no caso como uma barra de cereal como lanche. Valews
Última resposta por theklaus, -
- 12 respostas
- 3,4k visualizações
Umas pessoas falam que o correto no supino é descer até 90°, outras até encostar a barra no peito. Dizem que até 90º estara trabalhando menos ombro, do que se encostar no peito, e que também quem desce tudo tem mais chances de estourar o ombro. Enfim, falo com bastante pessoas, inclusive na academia sobre esse assunto, e cada um tem uma opinião diferente. Portanto, qual é o correto para realizar o supino, trabalhar bem o peito e evitar no máximo problemas como tendinite por exemplo?! Opinem ai..
Última resposta por theklaus, -
- 6 respostas
- 6,9k visualizações
Ae galera,aproveitando o tópico de como se fazer pra comprar suplementos importados,abri esse tópico,pra q todos indiquem suplementos importados(não vendidos no Brasil)pra q todos possam pesquisar os preços e saber se vale ou não apena...botem: -o nome do suplemento -o q ele faz -se conhece alguém q já usou ...(vale qualquer suplemento,de hipercaloricos até pre hormonais)...
Última resposta por Carioca-JPA, -
- 10 respostas
- 2,8k visualizações
Pessoal 2 duvidas: -Qual o melhor tipo de proteina dessas tres ae em cima pra se tomar antes de dormir ou a noite? -Quando o objetivo é secar,é melhor que se tome na hora de durmir ou ao acordar? Valew
Alunicações com substâncias psicotrópicas 1 2
por Visitante .:The Phoenix:.- 12 respostas
- 4,1k visualizações
Alguém ai já teve alucinações com essas substâncias ? Essas seriam: Efedrina Anfetamina Anfepramona (tem outras mas as mais usadas por aki são essas) Relatem ai !
Última resposta por o_senhor_do_mal, -
- 5 respostas
- 2,2k visualizações
Bom.. eu malho a + ou - 5 meses.. Ja faço suplementação com Hiper Nutrilatina AGE + Malto e ja suplementei 2 meses de Creatina.. agora vou ficar 2meses off. Hiper -> antes do treino e antes de durmir Malto -> antes do treino e pos treino Tenho em casa muitas caixas de um remédio chamado Vitercal C Ja li um topico exclusivo sobre a vitamina C mas ainda pintou um pouco de duvida.. Composição; Acido ascórbico (VITAMINA C) 500mg %IDR 1.667¨ Carbonato de cálcio 600mg %IDR 160% Excipientes q.s.p 1 comprimido Gostaria aqui de saber se eu tomo ou não... quais serias os pontos positivos e negativos ao igerir a vitamina C e o calcio para quem malha.. …
Última resposta por Marvin, -
- 4 respostas
- 2,6k visualizações
ae galera eu to começando a tomar levedo de cerveja pra da uma limpada no sangue e melhorar a minha pele um pouco.. queria saber q quantidade eu tenho q tomar.. tenho 1.80 de altura e 77 kg.. to tomando 4 comprimidos depois do almoço, 2 antes do treino e 2 depois ta certo?? se nao me ajudem aew. tnx
Última resposta por Supino420, -
- 8 respostas
- 3,4k visualizações
Dentre os dois da Optimum qual é melhor comprar?
Última resposta por F.Solari, -
Bom... tomei coragem e comecei a tomar o Pulmonil hoje ... Tomei 1ml logo de manhã e já fui caminhar (tô meio sem folego pra correr ainda).... Depois da caminhada (1hora) fui pra academia e fiz meu treino de Costas+Triceps+ 1/2 hora de bike .. Agora no fim do dia que senti um certo "cansaço muscular" ... mas ja era previsto como efeito colateral ... []s
-
- 6 respostas
- 2k visualizações
Gostaria de saber se da para ganhar um peso tomando: Açai, guaraná, granola Polpa de fruta? Pois estou ciclando dura e estava afim de complementar minha alimentação, pois naum tenho dimdim para ficar comprando suplemento, so tenho albumina mastigavel e um pote de creatina para tomar depois do ciclo!!!!!
Última resposta por Ducker22, -
- 8 respostas
- 1,1k visualizações
Æ, eu denovo, estou um poko acima do peso, havia perdido 12kg anos passado, mas por motivo de doença, férias, facú, etc parei a academia por quase 4 meses... resultado, 10 kg devolta..... agora to correndo atrás denovo.... é o seguinte, tenho 1,73 e estou c/ 85kg atualmente, mas tenho bastante massa magra, to querendo secar e definir.... Estava tomando CLA, mas naum sei se fez muito efeito, tenho em casa Amino 2222, Creatina e BCAA... me falaram q seria bom tomar malto tbm... Me alimento bem e estou começando a pegar firme denovo academia.... faço apróx. 45min de aeróbico e 45min de ferro de 3 à 4x por semana... pensei em termogênico tbm, fiz até um tópico ac…
Última resposta por yanka, -
- 4 respostas
- 1,4k visualizações
Pessoal to dando uma secada e to suplementando com malto+whey pós treino...meu professor disse que poderia estar tomando albumina ao acordar ou na hora de dormir. Que horario é mais indicado pra quem ta afim de secar?lembrando que to fazendo uma dieta restrita em carbos,principalmente a noite. valeww
Última resposta por SaRaDo-RJ, -
- 13 respostas
- 2k visualizações
Galera. antes de falarem algo com efedra eu nao quero tomar efedra hehe, entao essa resposta nao vale, animal cuts free funciona em algum aspecto ??? Os ingredientes diureticos q ele tem e tb tentar manter a massa magra é verdade ?? to pensando em tomar valeu
Última resposta por wheeler, -
- 5 respostas
- 1,3k visualizações
Pessoal, Amanha estarei comprando CLA. Eu queria saber se alguem aqui jah tomou...e as doses em capsulas e liquidas
Última resposta por ninga, -
- 11 respostas
- 4,3k visualizações
Daew pessoal, agora no começo de dezembro, quero começar um trabalho de definição muscular... Estou treinando pesado desde maio desse ano, e tive otimos ganhos, suplementando com hiper, creatina + malto... Estou pensando em comprar esse Animal Cuts, e toma-lo junto com L-carnitina + vitamina C... Será que realmente esse Animal Cuts da UNIVERSAL, dá os resultados que sua propaganda promete? Caso negativo, opinem com algo que ajude a definir, pois ganhei gordura localizada, principalmente na barriga.. Hehehe... Falew!!!! Aguardo comentarios... Valeu galera!!!
Última resposta por JuNiOr_PR_, -
- 12 respostas
- 1,9k visualizações
Pra quem não curte albumina esses lances antes de dormir...poderia ta tomando 3 colheres de amino antes de dormir?só pra não dormir sem proteina no estomago? meu professor disse o seguinte: -2 caps. bcaa antes e 2 caps. pós treino -whey+malto pós treino(15 min. depois do bcaa) -amino222 antes de dormir. o que acham?
Última resposta por tunderrock, -
- 15 respostas
- 1,7k visualizações
ESTAVA QUERENDO COMEÇAR MINHA NOVA SUPLEMENTAÇÃO PARA GANHO DE MASSA! ESTOU COM 1,77 E 78,5KG QUERIA CHEGAR ATE 82KG! ESTAVA PENSANDO EM COMPRAR -MIGHTY ONE MASS3000 3KG(OPTIMUM) ??? OU MASS GAINER4400 4KG(NUTRILATINA AGE)???OU QUAL VCS RECOMENDAM? -MALTO -QUAL ALBUMINA BOA? OQ MAIS OU TA BOM!? FALO ABRAÇO!
Última resposta por POWELL, -
- 4 respostas
- 1,7k visualizações
A maioria das pessoas falam que whey com leite não é bom, pois prejudica a absorção, pq o leite tem lactose, e tbm tem algumas pessoas que tem intolerância a lactose. Então a whey deve ser tomada com água, mas o gosto é no mínimo desagradavel. Se toma com esse leite, estarei prejudicando na absorção das proteínas mesmo assim? Isso serve p/ outros tipos de proteina, como albumina, por exemplo?
Última resposta por {K.F.P}, -
- 9 respostas
- 2,1k visualizações
Ae... depois de todo mundo ter mandado pau no uso de Hemogenin, só queria tirar mais algumas dúvidas: - Nunca usei nenhum tipo de anabolizante.. nada mesmo... Se fizesse um ciclo de 1comp. por dia de hemo, taria fodendo meu figado do mesmo jeito ? Tipo q conversei com um cara que já tomo e ele disse que como meus receptores estão 0km, os "estragos" seriam bem menores, nada que comprometesse a saude ... Se eu tomar junto do hemo alguma proteção pro figado (sei lah, um xantinon) iria proteger mesmo ou isso é história ? []s
O que é Cell Tech? 1 2
por bernard0- 17 respostas
- 5,8k visualizações
alguem me explica o que é Cell Tech? o que tem preço o que faz etc. fazendo o favor
- 7 respostas
- 5,7k visualizações
Meu peito direito é maior que o esquero Quando eu treino o esquerdo fica mais inchado que o direito (deve ser por ele ser um pouco menor... e como é submetido teoricamente a mesma carga ele fica mais inchado) não é muito não... na verdade o mamilo direito é mais baixo que o esquerdo menos de um centimetro só. Gostaria de saber se isso é 'normal' e como eu devo proceder para 'arrumar' isso... Meu treino para peito: -------------------------- Treino peito duas vezes por semana. -------------------------- Supino Reto: 4x8 Paralela: 4x5 CrossOver: 4x10 Supino Reto: 4x8 Supino Inclinado: 3x8 Pullover 3x8 ** ------…
Última resposta por napoli, -
- 5 respostas
- 5,8k visualizações
Genteee, Minha panturilha está mole! Quais são os exercícios mais indicados para enrigecê-la? OBS.: Malho em casa. (halteres, caneleiras, estação de musculação e esteira) Obrigadaaaaaaaa!!! Anninha
- 8 respostas
- 3k visualizações
Sei que serve pra peito, mas para qual região em específico!? Obrigado.
- 5 respostas
- 2,9k visualizações
Estou com um problema que acredito que seja geral... consegui dar uma boa reduzida na cintura, sequei um pouco da gordura localizada no abdomen mas ainda resta uma pochetinha muito chata de sair... Muita gente acha que estou bem mas ainda não estou satisfeita, ainda vejo barriga aqui. Qualquer dica que não seja lipo está valendo.
Última resposta por danielzao, -
- 4 respostas
- 3,2k visualizações
iai galera blz?? entaum..eu ja malho faiz um bom tempo..quase 2 anos...e tava a fim de dar um secada, pra trinca entendem? e tava pensando em tomar fat burner so q num conheco mto sobre.. Ele eh pra emagrecer msm?pra kem eh gordinho?ou serve pra da uma secada? se sim..me indikem uma marca boa e talz..como tomar... agradeço desde ja.. valeu...abraços
Última resposta por AndProenca, -
- 11 respostas
- 2,4k visualizações
Abri este Tópico com o intuito de fazer uma pesquisa e discussão a cerca da Suplementação Ideal (A Suplementação que você gostaria de fazer, sem levar em conta o quesito *Dinheiro(Caro e Barato) e sim a qualidade e importância dos suplementos)..... Eu vou iniciar uma nova suplementação (depois de 5meses sem tomar nada) e durante esse tempo não comprei nada,pois estava estudando demais para concursos, mas não deixei de malhar e nem de Poupar uma grana direcionada só para suplementos (para quando eu fosse comprar, adquirir o que tiver de melhor no mercado). Como passei muito tempo fora das novidades dos suplementos (não sei o que há de novo no mercado), fiz um planejamen…
Última resposta por Andre_Angelo, -
- 4 respostas
- 1,5k visualizações
Æ to querendo tomar um termogênico, mas tenho um poko de receio ainda... Tava caçando o Therma PRO (tem q ser com efedrina mesmo?), depois me falaram bem do Animal Cuts (mas esse parece ser muito pesado)... Entrei em um site (naum sei se posso falar qual, entaum naum falo)e achei vendendo um XENADRINE NRG 8Hours e um Ripped Fuel Extreme... Alguém conhece este?? o que vcs tem a me dizer sobre termogênico? qual tomar? aliás, tomar ou naum tomar??? ah li tbm sobre um tal Reetz ou algo parecido, num tópico na comunidade do fisiculturismo no Orkut... Me ajudem æ por favor....
Última resposta por yanka, -
- 2 respostas
- 15,9k visualizações
E ai, pessoal beleza Por acaso alguem ai ja tomou oxandrolona. Capsula com 5 mg é o ideal, qual a melhor hora para tomar, após o treino ou a noite antes de dormir. Uma vez que dizem que nossos musculos crescem enquanto estamos descassando. Valeu e até +
Última resposta por ninga, -
- 13 respostas
- 4,1k visualizações
e ai pessoal!!! tenho um duvida!!! faco jiu jitsu todos dias de semana mas to parado faz um mes pq machuquei o braco,volto daqui duas semanas, mas tbm vou comecar a fazer musculacao,nunca fiz antes so supino e tracao qdo fazia canoagem... queria saber um treino q eu possa perder gordura q ta localizada so na pança, e nao massa magra enfim ter mais ganhos de massa magra e sem ficar cansado e desgastado... Os Horarios q tenho disponiveis sao de tarde e a noite, O JIU começa 16:30 e acaba 18:00, eu queriafazer musculcao depois do jiu la pelas 19:30 sera q e bom?Quero continuar fazendo JIU todos os dias e musculacao pelo q vi nao e muito bom faze todos os dias,sendo q ja f…
Última resposta por Yan_ferreira, -
- 20 respostas
- 6,2k visualizações
AE PESSOAL MEU OBJETIVO É PERDER 4Kg. GOSTARIA DA OPINIÃO DE VCS,SE É MUITO ARRISCADO USAR PULMONIL PARA PERDER ESSES 4Kg. FAÇO SPINNING E CORRIDA DE 40 MINUTOS. O Q ACHAM????????? VALEU!!!!!!!!!
Última resposta por Yan_ferreira, -
- 4 respostas
- 3k visualizações
Tomar creatina junto com uma dieta pra secar adianta alguma coisa? E por que devo tomar 2 meses e parar 2? Nos dias q eu nao treino devo tomar creatina ou nao? Valew....
Última resposta por Mcfly, -
- 7 respostas
- 1,7k visualizações
Bom, queria saber se existe um suplemento assim... Eu até tenho um pouco de massa, mas queria ganhar mais em alguns lugares, mas eu nao tenho mta definição por causa de um pouco de gordura que tem no meu corpo, principalmente na barriga... Será q existe algum suplemento q me ajude, ou eu tenho q primeiro perder a gordura e depois ganhar massa, ou o contrário disso? Bom, tb queria saber se tomar esses suplementos faz algum mal à saude... Falow ae!!!
Última resposta por Henrique Necro César, -
- 9 respostas
- 1,6k visualizações
Pessoal, pelo q já li no site o melhor para evitar a catabolização pos treino é a Dextrose certo? Maltodextrina tb, mas pelo q li a dextrose é mais indicada. Será q vale a pena comprar os dois pra toma dextrose pura ou com creatina no pos treino e malto com whey depois? Teria muita diferença no resultado entre maltodextrina e dextrose? Valeu!
Última resposta por driano, -
- 4 respostas
- 17,5k visualizações
Aeee negada, to terminando meu ciclo de dura e win....e daqui 21 dias começo tomar o clomid...só que até agora eu não entendi direito pra que serve.....eu comprei clomid 50g....é esse mesmo ? To com essa dúvida pq li a bula dele e n vejo nada falando sobre homem tomar essa medicação... apenas falando em que mulheres bla bla....negocio de ovulação...nascer trigemeos....heheh to ficando assustado heheh Alguem que manja ai poderia ta me explicando direito ? vlww abraçooo
Última resposta por cangarot, -
- 2 respostas
- 1,4k visualizações
Qria saber se existe mesmo essa parada, pq já ouvi uns amigos meus comentando a respeito.
- 29 respostas
- 3,2k visualizações
Gostaria de saber se falta alguma coisa para minha suplementação! Comecei Quarta-Feira passada ( 03/11/2004 ) a tomar antes do treino o Animal Pack e pós-treino estou tomando 1/2 Myoplex com exceed ( carboidratos ). Queria saber se está faltando alguma coisa na minha alimentação para melhor desenvolvimento, como, proteínas, entre outros. Não sei se foi psicológico, mas já senti um gás, já aumentei alguns pesos e estou fazendo os exercícios com mais facilidades. Tenho 1,72 , 62kg e 33,5cm de braço e pretendo chegar nos 72kg e 38cm de braço daqui 2 meses, com muito treino, treinando 5 dias por semana e me alimentando bem. Acho meio difícil mas vamos ver né, nego diz qu…
- 3 respostas
- 1,2k visualizações
Meu instrutor me passou esses três suplementos para eu ganhar massa e eu comprei : Whey da probiótica Creatina micro da priobiótica e uma malto Como tomar essas três malho a tarde 15:00 para 16:30 por aí o que fazer me ajudem!!!!!!! Ele me propôs tomar a whey + creatina depois do treino a malto durante o treino E ao acordar tomar a whey+ creatina ele está certo?
Última resposta por Iniciante_20, -
- 7 respostas
- 1,8k visualizações
Eu terminei a fase de saturacao na sexta feira e no sabado nao teve jeito, acabei tomando umas pingas, café e coca cola. Eu queria saber como é esse lance de alcool e creatina. Partircularmente nao acredito que o fato de ingerir cafeina e alcool uma vez na semana (sabado) ira anular totalmente o efeito da creatina tomada nos outros dias.
Última resposta por Mau TJF, -
- 1 resposta
- 14,2k visualizações
Dai moçada , beleza ? Bom, abri esse topico porque achei uns papeis do começo das aulas de nutricao esportiva que ensina como fazer seu proprio Isotônico (gatorade) e achei que isso fosse dar uma luz pra galera ai. Pra quem se interessa ai vao os motivos embasados cientificamente para que voce "confie" em um isotonico. Olha ,tudo que eu li a respeito, refere-se em geral no consumo após uma hora de exercício no minimo. Caso voce passe apenas 40 minutos em uma academia, eu particularmente acho desncessario a utilizacao dos mesmos, ao passo que se voce malhapesadinho e depois faz um PUMP ou Spinning axo válido. Caso queiram uma completa descrição usem o site da gator…
Última resposta por CarinhaQuerendoCresce, -
- 4 respostas
- 1,2k visualizações
Fala ai galera... Comecei a toma creatina e quando acabei a fase de saturacao, acabei no sabado, domingo eu bebi um poco. Será que tem algum problema? Tenho que fazer fase de saturacao de novo? Vlw...
Última resposta por Henrique Necro César, -
- 3 respostas
- 3,9k visualizações
E ae galera, sempore usei creatina da probiotica e obtive otimos resultados, porem eu tava vendo que a creatina d a bodybuilders ta 35 pau só (300g) ao passo que optimun ta 61 .. e ja que eu vou comprar um MRP to meio apertado .. alguem ja usou ? obrigado
Última resposta por davidevh, -
- 10 respostas
- 1,5k visualizações
tenho 18 anos, 1,70 e 58 kg, já li muitas e mtas postagens, esclareci várias dúvidas e fiquei sabendo de várias coisas neste fórum! Mas o que eu quero eh ganhar PESO, COM OU SEM GORDURA! NÃO IMPORTA COMO, PRESCISO NO MÍNIMO 5KG! NÃO FAÇO ACADEMIA NEM, QUERO FAZE, NA MINHA CIDADE TEM UMA ACADEMIA, POR MOTIVOS PESSOAIS Ñ FREQUENTO! que rotina de EXERCÍCIOS, E SUPLEMENTOS DEVO TOMA????? HIPERCALÓRICO...... ETC!!! alguem AJUDA AI, explica bem como devo fazer! muito agradecido!
Última resposta por TuGh, -
Myoplex ou Unisyn?? 1 2
por Visitante- 14 respostas
- 2,2k visualizações
Fala galera! Andei pesquisando por ae.. e pintou uma duvida que espero que possam me ajudar.. Todo mundo fala bem do myoplex.. ele tem 42g de proteinas e 25g de carboidratos numa porcao de 83g e custa 265,00 *deluxe 20 pcts - 1660g* Entretanto, seu concorrente, o unisyn tem 42g de proteinas e 22g de carboidratos numa porcao de 75g e custa 143,00 *20pcts - 1500g* Agora eu pergunto.. os dois tem quase a mesma composicao, pode ate ser q o myoplex tenha alguns componentes a mais, mas será que isto justifica esta diferenca exorbitante de 122,00?? quase o dobro do preço!! Alguem ae já tomou esse unidyne pra dar a opiniao pra nós aqui do forum?? Eu tava pensando s…
- 26 respostas
- 1,8k visualizações
Ae galera,to montando a minha dieta/suplementação pro ano q vem,e por enquanto ela está assim(lembrando q eu viso hipertrofia,com o minimo possivel de gordura e um pouco de ganho de peso): Café da manhã (6:45): 1 porção do hiper 3200 da probiotica(129g)+300ml. de leite desnatado+1 banana+1 iogurte desnatado Lanche da Manhã (9:30): Meio pack do myoplex original+200ml de leite Almoço (12:00): 6 colheres de arroz branco+3 conchas de feijão+2 generosos pedaços de carne(frango ou de boi)+1 copo de suco de frutas Lanche da tarde 1 (2:00): 300ml. de leite+30g. de proteinato de cálcio(integral medica) Lanche da tarde 2 (4:00): 200ml. de suco de frutas+2 f…
- 3 respostas
- 2,8k visualizações
Comecei a ciclar com Brontel, no primeiro dia me deu uma tremedeira, isso é normal? Eu to usando 2on 2 off ! E efedrina cafeina, aspirina, 2on 2off tb, em dias alternados do clemb. Outra coisa, pode ser devido a minha dieta que mudou tb ou pode ser devido ao uso das drogas, se trata de uma dor de cabeca q me da todos os dis por volta das 22:30, é uma dor fraca q passa rapido, mas ta incomodando! Pros entendidos, oq pode ser essa dor?
Última resposta por Polêmico, -
qual a idade??? 1 2 3
por Sr. Snoulgos- 21 respostas
- 3,8k visualizações
certa pra começa a faze musculação??? to com 14 anos...
Última resposta por Marcinha_RJ, -
- 10 respostas
- 3,9k visualizações
Li num catalogo que a dose de proteina recomendada pelo RDA é de 0,8g/kg por dia, mas atletas e pessoas praticantes de atividades fisicas necessitam de 1,5 a 3,0g/kg por dia, isto é, 1,5 a 3,0 gramas por kilo de peso corporal por dia. Fisiculturistas consomem ate 5,0g/kg por dia Então uma pessoa pesando 80kg tera de tomar aproximadamente 2,0g/kg (media) que da 160 g de proteinas. Geralmente tomamos 1 medida de whey e de albumina q da uns 50g de proteinas, somando com as refeições pode-se chegar entre 100g a 120g de proteinas por dia. Então a qtde de proteinas q precisamos não esta deficiente?
Última resposta por Abboud, -
- 3 respostas
- 2,5k visualizações
Ae pessoal. Existe muita controvérsia e até preconceito quanto a produtos nacionais certo? Vi uma creatina da DNA q ta 34 reais, com o frete sai unas 40 reais e são 300 grs. Da pra 2 mese sem faze a saturação. Pelo menos o rõtulo diz: -Pura -Micronizada -Matéria prima importada -Padrão HLPC Será q é confiável? Vale a pena o risco? Levem em consideração o custo/benefício pq são 2 meses de uso por R$40. Uma creatina q se sabe ser boa custa R$60 para um mes. Se eu tiver o efeito com ela em 2 meses q eu teria em 1 mes com a creatina "boa", já ta valendo né? Valeu!
Última resposta por TuGh, -
- 23 respostas
- 3,3k visualizações
Para quem já tomou as 3 marcas ou os profundos conhecedores, qual a melhor ? To trocando meu whey e as 3 marcas tem preço muito proximo!
Última resposta por Carioca-JPA,
-
Tópicos mais recentes
-
- 605 respostas
- 21.861 visualizações
-
- 217 respostas
- 25.191 visualizações
-
Ajuda para emagrecer e melhorar meu condicionamento físico. 1 2 3 4 5
Por mari_3, em Tópicos de evolução do shape