Tópicos
-
- 4 respostas
- 1,3k visualizações
Fala galera... dei uma pesquisada aki no forum, algumas pessoas preferem fazer a saturação da creatina, mas outras acham melhor já começar na fase de manutenção... Queria saber de qm já tomou a creatina... quais foram os resultados, e se fez ou não a saturação. Valeww...!
Última resposta por driano, -
- 8 respostas
- 3,1k visualizações
estou lendo algo sobre estes dois produtos. e gostaria de saber a opiniao de vcs.. quem usou se gostou, e quem sabe de alguem q usou e se gostou.. será q tem bons resultados? li q o animal stak desintoxica o fígado.. verdade? e os resultados com o animal pak? quem teve bons ganhos? ou será só mito os dois? obrigado pela ajuda
- 17 respostas
- 4,2k visualizações
e ai galera blz? to pensando em comprar animal pak para melhorar o desempenho no meu treino. o negocio é o seguinte como o produto é caro gostaria de saber de alguem q ja tomou se realmente é tudo isso e se eu posso substituilo por um produto nacional como o animal mega pak da integral medica ou o extra pak da pro biotica.valew.
Última resposta por rickvadio, -
- 17 respostas
- 16k visualizações
Bom Dia Galera, Estava parado a quase 2 anos e voltei a treinar a +/- 2 meses atras e agora comecei a tomar o Animal Pak da Universal. Gostaria de saber qual a melhor maneira de tomar os paks, como eu almoco cedo as 12:00H e so treino as 17:00hrs estou tomando o pak 1 hora antes de treinar.... Sera q esta certo esse horario ?? Gostaria de saber para complementar o Pak o que seria bom tomar junto com ele??? Sera que uma proteina junto com um malto seria bom, meu objetivo é hipertrofia.... Agradeco as Ajuda ABracos Gustavo
Última resposta por holleengel, -
- 6 respostas
- 10,6k visualizações
Malho a quase 6 meses.... Ganhei 1kg por mes,,, comecei com 56kg agora estou com 62... 1,70m... Malho Ombro+Perna , Biceps+Costa e Triceps+Peito.... Meu treino de Biceps+Costa estah mto longo, 1hr20min.... Entao eu estava pensando em mudar para Ombro+Biceps, e costas+panturrilha... Desse jeito o tempo do meu treino diminuira e acho q eu teria mais gas pra fazer o biceps... O q vcs acham??? valew
Última resposta por Shorty_4P, -
- 10 respostas
- 2,5k visualizações
Queria saber qual o mau que a creatina proporciona aos rins?e quanto de creatina deve ser usado para causar algum problema nos rins? Obs: TENHO UM MEDO DA PORRA DE TER PEDRA NOS RINS.
- 17 respostas
- 18,1k visualizações
o que vcs acham de tomar sustagen? eh bom pra qm malhar buscando ganho de massa muscular?
Última resposta por rolfo17, -
- 4 respostas
- 4,1k visualizações
Eu vi essa série num outro tópico. Alguém pode me explicar pf! pra eu poder seguir valeu!!!
Última resposta por me_aguarde, -
- 1 resposta
- 2k visualizações
Ai galera tô afim de tomar o "ORNITARGIN", alguém conhece? Tem uns amigos tomando na academia e está dando um puta resultado... Alguém conhece ou já tomou? Algum efeito colateral? Algo do genêro? Fvr me ajudem! Abraços JH
Última resposta por E_ShadoW, -
- 5 respostas
- 1,7k visualizações
Estou querendo fazer um treinamento em dois turnos: 11 ao 12 e de 20 as 21.. Queria suplementar com malto+creatina+whey... Como serio o correto tomar??? 1. Tomar uma dose de whey+malto logo apos cada treino?? 2. Tomar meia dose de whey em cada pós-treino? 3. E quanto a creatina ? Como devo tomar? No pós uma vez? Dividir a dose? Me ajudem ae.. por favor..
Última resposta por pedrorjbr, -
- 5 respostas
- 1,4k visualizações
Bom como acho q é do conhecimento de todos, refir alcooll etc..nao sao uma boa opção. A coca Cola contem cafeina, pra quem está tomando Creatina nao seria bom tomar. MAs gostaria de saber e A Sprite,,,Soda?? Nao tem a cafeina!! Teria algum problema em tomar?
Última resposta por SM, -
- 25 respostas
- 39,8k visualizações
Salve galera!!!! Tenho um sério problema em ganhar massa muscular. Quero ficar grande, já passei 2 anos malhando com disciplina militar mas ganhei muito pouco (mas também não tomei nada de suplemento). Voltei a malhar agora e, com um emprego bom, grana não falta pra comprar coisa, só não topo nada injetável. Tenho 1.90 e peso 77 (corpo magro). O que vocês recomendam? PS: Não saco nada de suplemento, andei dando uma lida nos tópicos mas dei uma boiada.
Última resposta por strumenervoso, -
- 3 respostas
- 3,1k visualizações
pra inchar pode malhar 3 vezes na semana com serie A E B ou faço A B E C?
CANELA FINA 1 2
por diegoguedes- 14 respostas
- 15,4k visualizações
Já aprendi como aumentar a panturrilha,mas agora queria saber como aumento ou desenvolvo a canela(logo abaixo da panturrilha),porque no meu caso,a bicha é fininha que só.
Última resposta por dpolverari, -
- 5 respostas
- 1,4k visualizações
ESTOU COM PROBLEMAS PARA LARGAR TERMOGENICO E INIBIDOR DE APETITE.
Última resposta por simba, -
Gostaria de saber se existem algum truque para malhar ombros.. Pq eu estou há meses tentanto ganhar ombros e nao consigo.. Existem algum tipo de série para fazer?? ou algum exercicio??
Última resposta por napoli, -
- 5 respostas
- 2,8k visualizações
Galera, Boa Tarde !! estou tomando creatina, e fiz a ingestão de bebida alcóolica esse fds, senti que não houve mais retenção de líquido após a mesma, agora a dúvida é ? 1) esperar e recomeço outra recarga 2) continuar tomando 3) esperar e tomar as 5g sem nova recarga Desculpem a simplicidade da pergunta !!! Obrigado Abraços!!!
Última resposta por ninga, -
MYOPLEX - DUVIDAS 1 2 3
por W-boy- 29 respostas
- 2,9k visualizações
EU TO COM UMA DÚVIDA... SE EU TOMAR MYOPLEX ORIGINAL (1/2 PACK DEPOIS DO TREINO) COM MALTO, SERÁ Q EU VOU GANHAR ALGUMA MASSA MAGRA?? OU VAI SER SÓ $$$ NO LIXO? É QUE EU ESTOU FAZENDO UMA DIETA PARA DEFINIÇÃO, COM POUCAS CALORIAS E COM REDUÇÃO DE CARBOS. AE GALERA, ME DÊEM ESSA FORÇA AE!!! VALEU!!
- 9 respostas
- 1,4k visualizações
Entao eu treino e a +- 10 meses e ganhei nesse tempo uns 10 kg de massa magra e perdi uns 3 kg de gordura.... e poka coisa pra esse tempo de treino so q eu tenhu 16 anos e a hipertrofia e um pouco retardada pela idade e blah blah blah.... enfim eu tava pensando em toma albumina + malto sera q ia da uma ajudada? eu nao queria ganha gordura d jeito nenhum... alias eu to fazendo kick boxe 3x na semana como aerobico.. o q vcs me dizem de tomar esses suplementos? e como q eu devo toma?
- 4 respostas
- 1,4k visualizações
Fiz musculação desde os 14 anos (hoje tenho 19) e sempre tive muita dificuldade para alterar meu corpo (seja ganho ou perda de massa) apenas atingindo algum resultado com o uso de suplementação (Animal Pak, Creatina, Massa, Xenadrine, etc). Parado à 6 meses, já tendo perdido todos os ganhos que tive, estarei re-começando em Janeiro e gostaria de preparar algo mais forte para acelerar o crescimento. À princípio, estava planejanto: _ Primeiros 15 dias: Massa pela manhã, almoço as 14hrs (rico em proteinas), as 17/18hrs e antes de dormir abulmina + leite Entre os treinamentos (pela manha e pela tarde) doses de Creatina. _ Do 16o até o 45o dia: Troca da Creatina por …
Última resposta por simba, -
- 10 respostas
- 6,1k visualizações
Ae pessoall... Heheh... O que eu vou postar aqui eh ateh engraçado, mas eu to postando como uma forma de tentar ajudar quem precisa com as minhas esperiências que deram certo. Formas que eu controlei o compulsividade: Cliclete: Acreditem ou não, o chiclete foi uma grande arma minha contra a compulsividade. Sempre que ia ao supermercado, eu acabava com o estoque do Trident(sem açucar). Sempre que eu estava em casa vendo TV ou no computador e tinha que comer alguma coisa, eu saciava essa mania de ficar mastigando enfiando um chicle na boca. Acreditem ou não, foi uma das melhores armas. A compulsividade não é fome, e sim um costume de viver mastigando. Não ter nad…
Última resposta por Taurino, -
- 7 respostas
- 4,8k visualizações
GOSTARIA DE SABER QUAL A MELHOR SERIE PARA TRAPEZIO? TREINO O TRAPEZIO JUNTO COM OMBROS - CLARO - E PERNAS, 2X NA SEMANA. FAÇO: ELEVAÇAO LATERAL (3X10) ELEVAÇAO FRONTAL(3X10) ELEVAÇAO C/ ALTERES(4X8) SERÁ QUE PODE MALHAR O TRAPEZIO 3X NA SEMANA? FAÇO MUSCULAÇAO HA 2 ANOS. VALEU!!
Última resposta por napoli, -
- 14 respostas
- 2,9k visualizações
Olha eu aqui novamente galera... vou amanhã começar um novo treino. Seg: Peito + Aerobios Ter: Talvez pernas e aerobios e talvez abdominal dependendo de vcs Qua:costas e Trapézio + aerobios Qui: Talvez pernas e aerobios e talvez abdomnal dependendo de vcs Sex: Bíceps , tríceps e antebraços SEGUNDA FEIRA: Peito: Supino horizontal 1 x15 com 20 - 20 para aquecimento 1x 8 com 40-40 1x6 com 50- 50 e talvez 1x4 com 55 -55 Supino horizontal com halteres cada halteres pesando 25 a 30 kgs 3x6 Sup…
Última resposta por Capo cdo, -
- 6 respostas
- 1,5k visualizações
Ae Galera nao sei se existem essas tabelas, mas acho interessante, alguem que entenda bem ajudar-nos. Nessa tabela poderia dizer o melhor CustoX beneficios dos suplementos mais utilizados, como Whey, Malto, Dextrose, Creatina, Glutamina, Albumina e etc...... Nada de Propagando, é apenas para nos pesquisarmos bem antes de gastar fortunas com suplementos que na verdade possuem similares bem mais baratos..... Que voces Acham dessa ideia ??? ABracos Gustavo
Última resposta por Abboud, -
M1T + 1-AD + WHEY + MALTO
por Visitante- 6 respostas
- 2,7k visualizações
Bom Galera.. To preparando uma suplementacao mei forte e to querendo a opiniao de vc´s pra saber se vai da resultado.. Myopro Whey - EAS - Pós Treino Maltodextrina - Neo-Nutri - Pós Treino M1T 60 Caps - Underground Labs - ?? Caps por dia 1-AD 60 Caps/100mg - ErgoPharm - 3 caps por dia Entao.. será q com essa suplementacao vo te um ganho legal?? Valem a pena esses pré-hormonais q citei? Vou pedi-los dos eua e tomar toda essa parada junta.. vo cresce legal?? Eh.. sobre o M1T.. qtas caps por dia?? nao sei.. FLW!!
- 5 respostas
- 1,5k visualizações
ae galera, comprei hje esse thermo pro da american strength, e gostaria de saber como eu tomo, tipow horario e quantidade, mas antes deixa eu deixar minha rotina: acordo 06:30> tomo cafe, e vou trabalhar 11:30 - 12:00> como trabalho externo, almoco em casa 16:00> volto pro trabalho 19:30>chego em casa e vou malhar, nao tenho tempo pra jantar 21:30>chego da academia e janto nao tenho hora pra durmi.... pronto! agora como eu possso colocar esse thermo ae? tipow tomar antes de malhar antes do almoco? como? outra coisa, devo tomar em dias OFF? ou so quando eu malhar? eh verdade q ele provoca insonia e se eu tomar a noite, praticame…
Última resposta por colt9mm2, -
- 19 respostas
- 2,2k visualizações
Pessoal, sei que vocês não curtem iniciantes ou novatos. Sei que vocês não suportam mais responder coisas simples para iniciantes, mas espero quem sabe ter resposta. Um dia vocês também foram um iniciante. 1 mes de academia. 1,82 e 79Kg meus treinos: bicicleta,perna,ombro, abdominal bicicleta, costas,triceps, abdominal bicicleta, peito, biceps, abdominal. Comprei tais suplementos: Millennium Hiper Whey Protein - Probiotica (900g) Destrose Natutal - Neu Nutri (1000g) Creatina Pura - Probiotica - 100g Comprei certo? vou ter mais pique e um pouco de cres…
Última resposta por Fabião1338434112, -
- 5 respostas
- 1,3k visualizações
Estive hoje numa loja e vi uma tal albumina da marca MILLY, será que isso presta? o que está atrás realmente eh verdade? vejam o link: http://www.milly.com.br/ ==> DEPOIS CLIQUEM EM NOVIDADES, E DEPOIS EM ALBUMINA. Alguem ja usou isso? SERÁ QUE É FARINHA ou é albumina memo?
Última resposta por mission_tora, -
- 22 respostas
- 3,2k visualizações
Alguem nesse forum concorda que a força não tem limite... Tipo grande parte dela fica adormecida quanto a outra parte fica atona e de vez em quando a externa aumenta e a interna tb . O que vocês acham???
Última resposta por Necr0Potenc3, -
- 11 respostas
- 3,7k visualizações
Olá pessoal!! Seu eu tiver uma dieta rica em proteína e ainda assim tomar whey prrotein e albumina, quais as consequências (prós/contras) disso para o meu organismo?
Última resposta por Taerone, -
Beber enquanto come? 1 2 3
por guirudge- 22 respostas
- 4,7k visualizações
Qual a diferença de se beber junto com a comida ou somente beber depois que acabar a refeição?
Última resposta por Taerone, -
- 7 respostas
- 2,4k visualizações
Alguem ja tomou?? vale a pena?? devo tomar junto com outro suplemento??
Última resposta por kernel, -
- 8 respostas
- 1,8k visualizações
Olá amigos!! Sou novo aqui no fórum e estou na busca de informação antes de tudo! Estou seguindo uma dieta para perder peso, e pretendo em breve fazer musculação novamente. Quero me informar sobre a Creatina meu cunhado toma ela antes do treino e diz que dá mais energia para fazer as séries, e disse que não tem nenhuma caloria, e realmente verifiquei e no produto diz que não tem nenhuma caloria. Mas se ele dá energia...ele inpede a queima de gordura pois o organismo irá queimá-lo antes pra depois começar a queimar a gordura?? E por favor...se puderem me digam o horário certo para tomar... Um abraço a tds!!
Última resposta por _TST_, -
- 1 resposta
- 1,6k visualizações
Eu usei a creatina da universal por 2 meses e como sobrou resolvi guardar para usar depois. Agora quando fui abrir ela estava meio empedrada, mas não estava dura se eu amassar ela fica em po denovo....mas eu devo usa-la mesmo assim??? o vencimento é para 2007. outra dúvida, é normal doer o rim após parar de usa-la porque senti isso por 2 semanas quando parei. valew
Última resposta por kusanagi, -
- 4 respostas
- 8,3k visualizações
Faço musculação a 3 anos. Não suplemento, mas fiz acompanhamento nutricional durante 1 ano. Tenso seguir os concelhos do meu medico, porém em uma coisa não to mais conseguindo fazer: COMER BANANA. Nuss, durante 3 anos eu comi pelo menos 4 bananas por dia. Não aguento mais comer banana. ARGH... eheh. Nem desfarçada com outros produtos... A minha 1º pergunta é: Oq poderia substituir a banana com mais ou menos mesmos valores de carb/proteina e que seja de rapido preparo??? A 2ª é: Qual outra fruta eh bem indicada p/ quem malha? Vlw gente.
Última resposta por 8888, -
Quem quer quem quer? 1 2 3
por avian- 24 respostas
- 3,9k visualizações
Não sei se posso posta esse tipo de coisa aqui, se não puder, me desculpa e deletem/fechem o tópico. Eu to pensando em fazer uns pedidos dos EUA e queria saber se alguém tá interessado em alguns produtos, pois assim agente pede em conjunto e sai mais barato. Qualquer coisa entra em contato comigo. Alguns produtos: Dymatize Xpand - 70 dólares. 4g Creatine Ethyl Ester, 3g Arginina Alpha Keto Gluterate, 1g Glutamina Alpha Keto Gluterate, 2g Taurina Micronizada e 3g de um blend pra ajudar na absorção de tudo (Citrulina e outros) Se alguém tiver algum outro em mente, me avise. ps. eu não to tirando nenhum dinheiro pra mim, estou contando com a taxa da alfândega…
Última resposta por rickvadio, -
- 5 respostas
- 22,6k visualizações
Alguem sabe a formula do FEMPROPOREX pra mim mandar manipular ou d outro inibidor d apetite pq a coisa aqui d uns tempos pra ca ficou louca hauahuah c alguem souber agradeço
Última resposta por _TST_, -
- 8 respostas
- 4k visualizações
Olá! Comprei a creatina da Universal. Normalmente tomo com agua mesmo, mas o pó não dissolve direito, fica mto em suspensão. Queria saber se isso é normal ou se há chances de q seja falsificada. Se for normal, é melhor misturar em agua morna e tomar com a malto ou suco? Agradeço a ajuda.
- 31 respostas
- 33,8k visualizações
Tô na dúvida de qual seria melhor eu começar a tomar (tenho tendencia a ficar careca)... Eu sei que essa substância nao resolve, mas ameniza o problema. Dizem que 1mg é pra calvice e 5mg é pra calvice e problemas de próstata... Como eu vou começar agora um ciclo de Deposteron x Stanozolol, creio que o de 5mg seja melhor... Mas fico bolado de tomar overdose de finasterida e me fazer algum mal Agradeço qualquer ajuda Abraços
Última resposta por Henrique Necro César, -
- 3 respostas
- 6,1k visualizações
E ai pessoal blz ??? Bom queria saiber qual desses hipercaloricos são melhores, eu sei que os dois são de primeira linha, mas qual é o melhor ??? Tenho 1.76 de altura e peso 76, quero ganhar uns 7 kilos +- de massa. Eu devo comprar uma pode de 1Kg ou 1.8 Kg. E depois só vou manter o peso com whey. Qualllllll é o melhor Hyper e qual é quantidade que deve pegar T+
Última resposta por Trapizobas, -
- 14 respostas
- 2,6k visualizações
Não quero gastar muita grana com suplementos, pois sei que alimentação mesmo que é fundamental, suplemento nenhum faz milagre! Gostaria de saber se tomar uma boa dose só de BCAA antes e depois dos treinos é uma boa suplementação p/ manutenção e ganho de massa magra. Tomar whey, albumina, malto e um monte de coisa já fiquei de saco cheio. O BCAA dá ganho de massa magra e queima gordura ou é papo furado? Valeu, obrigado!
Última resposta por avian, -
Duvidas Pré-Exaustão 1 2
por Visitante- 10 respostas
- 3k visualizações
seguinte galera andei dando uma pesquisada ae no forum sobre a Pré-Exaustão e tenho algumas duvidas... 1-Eu posso usar a Pré-exaustão sempre como rotina de treinamento ou é apenas uma variável pra se usar de vez em quando???? 2-Gostaria de saber se existe exercicio de pré-exaustão pra costas,biceps e triceps??? pois pesquisando só vi pra perna e peito... é isso espero resposta...
Última resposta por turcoapuka, -
- 21 respostas
- 7,3k visualizações
Olá sinceramente pessoal, não sei oq está acontecendo.. normalmente eu acordo 11:30AM, almoço 12:30 (restaurante)...eu as vezes quando estou almoçando, chega a me dar vontade de vomitar a comida, ridicúlo, estou decepcionado com esse comportamento do meu corpo... sendo q eu estou visando engordar... se for por mim eu consigo ficar sem almoçar na boa.. agora chega de noite se tem alguma coisa diferente eu como normalmente, com gosto!... não gosto de comida repetida.. adoro variar.. até acho q eh pq estou enjoado da comida do atual restaurante.. + jah tentei variar para restaurantes do mesmo nivel.... não consigo, pego 200-300g de comida e sempre sobra! OBS.: Não…
Última resposta por Marcos Castro, -
- 2 respostas
- 1,5k visualizações
Galera, se tomar 60ml de amino líquido antes e mais 60ml pós-treino é o suficiente pra dar aumento de massa magra? 72g de proteínas. O que vcs acham? Prefiro amino líquido que é mais fácil de tomar do outros suplementos.
Última resposta por zapatista, -
costas - puxadas 1 2
por eduardorj- 10 respostas
- 2,5k visualizações
tem diferença entre os exercicios de puxada frente e puxada costas na barra fixa ? pegam grupamentos diferentes?
Última resposta por eduardorj, -
Hj acabou os 20 packs do myoplex original q comprei, tomei 1 pack por dia logo apos o treino junto com dextrose. Não esperava por milagres, mas não percebi muita diferença, pra dizer a verdade nenhuma. Agora comprei o Unisyn da Universal tb 20 packs, andei olhando e ele é bem similar ao myoplex tanto em qtde de proteinas como de vitaminas a vantagem é q ele é R$ 50,00 mais barato, mas onde eu queria chegar é q tanto o myoplex qto os outros são basicamente proteinas com vitaminas, portanto se comprarmos um Whey de boa qualidade mais um polivitaminico sera q não da na mesma???? Comprei esses substitutos de refeição mais para testar, pq são muito caros e não da pra bancar…
- 1 resposta
- 1,2k visualizações
bem, tenho 16 anos, 1,73 altura, e comecei a malha com 57kg e agora to com 64kg, malho a4 meses e meio, e to tomando malto antes e dpois da academia e anoite antes de dormir eu tomo o ''super proteinato de cálcio 65'' recomendado pelo meu instrutor da academia e talz, bem, eu nunk vi aki vc's falando desse produto, eu so cadastrado aki a uma semana soh, minha duvida é. kero saber d vc's o q axam do ''super proteinato de cálcio 65'' vale a pena continua tomando? dar resultados? eu eskeci d fala q eu to tomando ele a 1 mes eu axo, e o instrutor q me recomendo ele, falo pra min toma pq ele c eu tomar um + forte tipo whey meu corpo ia jogar mta coisa fora. Intao ta a…
- 7 respostas
- 5k visualizações
Primeiramente quero cumprimentar a todos. Sou novo no fórum. Estou treinando musculação há um mês e já percebi muita diferença no meu condicionamento. Tenho que realizar pelo menos umas duas flexões em barra fixa para um concurso. O problema é que não consigo realizar nenhuma. No edital diz assim: "posição inicial: o candidato deverá dependurar-se na barra, com pegada livre (pronação ou supinação)" Desculpem minha ignorância, mas isso quer dizer que posso escolher qual pegada pronação ou supinação? Quais os exercícios que posso fazer para aumentar minha força nos músculos necessários para executar a barra fixa? Será que eu consigo em uns 3 meses de trein…
Dieta p/ ganho de massa 1 2 3
por avian- 24 respostas
- 3,9k visualizações
Dieta baseada numa consulta nutricionista antiga e com uma adição de alguns conhecimentos adquiridos. Meu treino é mais ou menos das 11 as 12 e meu almoco as 13. Pós treino eu tomo whey isolada e a noite abulmina. E também suplemento com vitamina C e vitamina E na hora do almoço. CAFÉ DA MANHÃ: 2 fatias pão integral 1 porção cottage 7 fatias p. peru 1 banana 1 copão leite 1 colher de chá pasta de amendoim LANCHE DA MANHÃ (TAMBÉM É PRÉ-TREINO) 2 frutas (normalmente banana) 1 fatia pão integral 2 fatias p. peru ALMOÇO 1 prato salada 2 colheres chá azeite 3 colheres de arroz (normalmente integral) 1/2 concha feijão 2 filés de f…
Última resposta por Marcos Castro, -
- 4 respostas
- 2,8k visualizações
tem algum problema??? eu furo o ovo, despejo toda a clara em um prato e depoiz ponho 1minuto e meio no microondas... inovei pq frito vem com oleo ai xau xau pra dieta... e o cozido demora muito.. tem algum problema preparar no microondas?
Última resposta por line_=*,
-
Tópicos mais recentes
-
- 605 respostas
- 21.861 visualizações
-
- 217 respostas
- 25.191 visualizações
-
Ajuda para emagrecer e melhorar meu condicionamento físico. 1 2 3 4 5
Por mari_3, em Tópicos de evolução do shape