Tópicos
-
- 2 respostas
- 3,8k visualizações
Galera seguinte, tenho 24 anos, 1.76 de altura e 72kg. Sempre fui um freqüentador regular de academia, mas estou a 1 ano parado devido aos estudos e trabalho. Estou querendo pegar os meses de Dezembro e Janeiro para malhar pesado, faço exercícios diários em casa e caminho 3x por semana. Tenho uma massa muscular boa, se destacando a região do peito. Gostaria de saber se com 60 dias pegando pesado e com auxilio de suplementação consigo ganhar uma definição boa! Qual o tipo de treinamento recomendado? Em relação a suplementação qual devo utilizar? Pensei em utilizar L-carnitina e NO2 o que vocês me indicam para definir e tornear os músculos? Minha meta: - Definição …
Última resposta por Locemar, -
- 10 respostas
- 1,6k visualizações
E ai galera... estou com R$ 300,00 p comprar de suplementos. to pensando em comprar o whey isopure da natures best e o Noxi2 da arnold. O que eu queria mesmo era comprar o NO ex-plode da BSN q eh muito bom mesmo, mas ai fica fica muito mais caro... quase 500 os dois... oq vcs acham? devo mudar comprar mais coisas com um menor preço ou esses 2 ja resolvem? vlw
Última resposta por natal-rn, -
Albumina Saltos x 1 2
por Franck- 14 respostas
- 2k visualizações
Pessal, Sempre comprei albumina da Saltos... Dando uma olhada por ai achei essa ALBUMILLY (ALBUMINA CONCENTRADA) que diz ser tao boa qto a da Saltos (zero carbo) e com sabor... q q acham? => Saltos: http://www.saudenarede.com.br/?p=pv&n=A ... tos_(1000g)_Saltos Porção = 14g Valor Calórico 54 kcal Carboidratos <1g Proteínas 11g Gorduras Totais 0g Gorduras Saturadas => Milly Porção = 36g http://www.saudenarede.com.br/?p=pv&n=A ... oncentrada)_(900g)_Milly_Suplementos Calorias 140 kcal Carboidratos 0g Proteínas 28g Gorduras Totais 0g Gorduras Saturadas 0g
Última resposta por Maquiavel, -
- 3 respostas
- 3,1k visualizações
Amigos tenho 40 reais pra comprar um suplemento. Faço musculação e jogo futebol, descanço um dia na semana. Qual seria a idéia de vocês?? Obrigado.
Última resposta por LnCohim, -
- 14 respostas
- 2,4k visualizações
Galera.. to na duvida em kal marca compra!!! probiotica da milenium ou myli? me falem ae kal os melhores hiper caloricos d cada marca? e qual os melhores whey protein!!! vo compra tudo semana q vem sem faltaaa!!! vo começa minha dieta pa ganha peso!!! vlwwww
Última resposta por Leandro_Calibrados, -
- 2 respostas
- 1,3k visualizações
70 Kilos 17 Anos 176 Centimetros Hipertrofia Bom, treino a 6 meses e gostaria de iniciar minha suplementação! Atualmente não tomo nenhum suplemento, nen malto (como mel), mas sigo uma dieta boa e tenho tido otimos ganhos! Como na minha cidade ou não tem ou não conheço nenhuma loja de suplementos, resolvi partir para creatina manipulada. Mas tenho algumas duvidadas: Creatina manipulada necessita-se de receita para compra? Creatina manipulada são todas iguais? Creatina manipulada conpensa? Creatina manipulada é barata? Creatina manipulada é boa? Lenbrando que eu não vou tomar nenhum outro suplemento! Somente Creatina e vou continuar com a dieta! Agradeço …
Bom, eu tenho 1,85 e 72 kg (típico ectomorfo) e queria ganhar mais massa muscular. Gostaria de saber se eu poderia tomar hipercalórico pra isso. Atualmente eu tomo só whey protein (da optmum) , mas não vem fazendo efeito. Queria saber também se quando eu acabar com o Whey devo tomar albumina... E se eu devo juntar a albumina com o hipercalorico.. Vlws
Última resposta por f3rn4ndo_ffb, -
- 14 respostas
- 2,5k visualizações
Fala aí! Tenho uma dúvida. Sou ecto e malho a algum tempo. Mas o caso é que eu estou ficando muito definido , com o tríceps muito marcado, costas. Mas o que eu queria mesmo é ficar com aquele aspecto 'inchado', não definido. Alguém pode me explicar a real diferença entre whey e hipercalórico - massa? E qual seria o mais indicado pra mim? Agradeço!
Última resposta por hwoarang, -
- 3 respostas
- 1,2k visualizações
eae galera... vou meter esses suplementos whey+malto ou dextrose + creatina q foi uq achei a melhor combinação a fazer. intaum vou usar os suplementos das seguintes marcas e quero q me digam se ta blz... se são marcas boas. com o conhecimento q tenho e com oq li no forum creio q ta legal... mas gostaria dessa ultima opinião. whey protein da nature´s best malto ou dextrose da integralmedica creatina da nature option pelo forum vi q os melhores whey sao os da designer, nature best, eas, optiom e como encontrei o da nature best pro 165 vou comprar ele. espero a opinião d vcs. obrigado.
-
- 12 respostas
- 1,9k visualizações
1 Designer Whey Protein (2270g) Designer Chocolate R$ 188,94 2 Dextrose (1000g) D.N.A. Natural R$ 21,90 2 Albumina (500g) Salto's R$ 45,90 1 Multivitamínico Centrum tem ainda 100 reias pra gastar colocaria mais alguma coisa ou ta bom ?
-
- 16 respostas
- 3,6k visualizações
Galera o que tomar ao acordar e antes de durmi no lugar de albumina, simplismente nao tem como tomar esse treco e muito ruim............... ja tou tomando Whey+dextrose depois do treno e ae galera teria algum outro suplemento melhor que faria mesmo efeito , Independente do preco ???
Última resposta por GUILSILVA, -
- 3 respostas
- 1,1k visualizações
i ae malho a 1 meis.. engordei 3 kg to com 74 agora e tenho 1,90 tatata seiq to na capaaaaaaaa mermo.. mas entaum..vi ai varias dica da galera.. mais to na duvida..oq q tomo praaa ganha peso corporal(massa corporal) ta eu seiq tem q comer..mais eu to afim d alguns suplemento.. entao to afimd compra whey.. kal amra eh boaa? tipo q custe d 30 a 80 reais..marcas boas ae galera.. acima disso n posso pagar!! albumina eu sei q eh da saltos..mais aki n tem albumina da marca saltos..me fala otra amrca boa ae galera.. creatina? sera q eh bom tomar agora? e q marca? a eskeci d fala..kero ganha massa muscular fik com uns 82 kg + ou - whey e hiper calorico eh …
Última resposta por sh3ldow, -
- 5 respostas
- 2,9k visualizações
Posso tomar malto? Ou fazer uma refeição, tipo essa aqui: 4 fatias de pão integral 3 fatias de peito de peru 300 ml de leite desnatado 1 banana 1 mação 3 colheres de aveia
- 4 respostas
- 3,2k visualizações
Amigos, quais são considerados os músculos grandes e os músculos pequenos do nosso corpo? Panturrilha, abdomen, trapézio e ante-braço são considerados músculos pequenos? Agradeço a dica pessoal. É só pra tirar dúvida. Abs.
-
- 4 respostas
- 1,2k visualizações
entao galera...eu fazendo dieta hipercalorica pra ganho de massa e tal..soh q to engordando mto...e os aerobicos n tao ajudando mto...ai eu keria saber se esse tal de CLA poderia me ajudar a nao engordar tanto...e se eu tomar ele vai prejudicar meu ganho de massa?..abraco
- 7 respostas
- 1,7k visualizações
Iae galera, tenho 19 anos, 1.81 de altura e peso 78kg. Gostaria de ganhar massa muscular e estou com uma dúvida séria!!!!! Imaginei em comprar whey da optimum e albumina da saltos! Mas será q é melhor eu comprar um hipercarlórico logo pra ganhar uns 8 kilos(com barriga e td), ficar com uns 86 e dps disso comprar o whey e a albumina ??? pra manter e até mesmo diminuir o peso se preocupando mais com a qualidade. Estou pensando correto ou erradamente? Meu peso tá quase no peso ideal, mas meu corpo nao representa isso visualmente, tenho 31 de braço frio, pra vcs terem uma ideia. Nao sei se tenho q estar alem do meu peso pra ter um corpo aparentemente mais desenvolvido....…
Última resposta por romeo, -
- 1 resposta
- 4,1k visualizações
Olá amigos, bem, o titulo já é bastante auto-explicativo. Tô com esses dois problemas e não sei o que fazer pra melhorar.gostaria que alguem respodesse essas duvidas: 1) o tratamento cirúrgico do pectus excavatum é muito complicado?se não, vale a pena fazer a cirurgia corretiva? o meu grau acredito eu que não seja muito acentuado, já que tenho uma "depressão" na parte inferior do osso esterno, proximo ao diafragma. 2)alguem fez ou sabe de alguem que fez a cirurgia e teve bons resultados? 3)Desenvolvendo bastante o peitoral, eu posso amenizar esse defeito? 4)quais exercicios são bons para a cifose e para o pectus excavatum? desde ja, grato pela compreensão.…
Última resposta por paulotv, -
- 1 resposta
- 2,1k visualizações
Olá a todos: Fazendo uma pesquisa aqui no fórum, descobri que aqueles Pré-hormonais de GH, não passam de HGH homeopático. Mas, como esses produtos(pré-hormonais) estão todos caros, tentei manipular aqui na minha cidade, porém, eles não têm a substância. Gostaria de saber se alguém que tentou conseguiu? E qual o nome da substâcia(por extenso) que veio escrito na embalagem? Bem parece que vale bem à pena fazer essa manipulação, pois, normalmente os que estão sendo vendidos em lojas de suplementos custam acima de R$100,00. E esses manipulado ficam R$10,00 a R$30,00 com 60ml.
Última resposta por Raphael Clube dos 7, -
- 7 respostas
- 4,1k visualizações
Pessoal, tava querendo saber de relatos e/ou experiências a respeito de Termogênicos e do CLA, ambos pra secarem... ñ tenho tido mto tempo pra aeróbicos e a alimentação ñ tá lá mto boa, to num ano mto corrido... e nisso acabei ganhando uma gordurinha escrota na barriga que não tinha antes... dai andei dando uma lida sobre esses produtos, o Thermogenic Ripped, da Nutrilatina, e o CLA Top Definition, da Body Size... se pudessem me sugerir um ou outro, qual é melhor, se tem alguma contra indicação, tempo de uso e forma de uso... e informações demais, eu ficaria grato... ahaha abraços!
Última resposta por Knjaz, -
- 6 respostas
- 1,2k visualizações
tenho 1,84 altura 78KG e que vcs indicam eu comprar com esse valor ?
- 2 respostas
- 1,8k visualizações
Como são feitos esses dois exercícios? Se possível, poderiam posta uma foto ou gif explicando? Desde já, obrigado.
Última resposta por KrusK, -
- 15 respostas
- 2,2k visualizações
Ai galera ja dei varios search agora poco mas n achei tal topico pra me ajudar.. entao to criando esse.. vai fazer 2 meses de academia e queria comprar 1 whey.. então queria saber qual que não eh taooo caro assim, mas que venha bastante e tenha qualidade.. abraço
Última resposta por Leandro_Calibrados, -
- 6 respostas
- 4,6k visualizações
Fala galera... to com uma duvida... na minha nova serie... em um dos exercicios do Biceps... o meu professor tirou o Biceps na barra W e colocou Biceps no Pulley... ai vem minha duvida... qual dah melhor resultado, e resultados + rapidos? o Barra W ou no Pulley? abraço
Última resposta por Knjaz, -
- 2 respostas
- 1,1k visualizações
Bom galera seguinte, fui no medico a um tempo e fiz a tal curva glicemica la fikei tirando sangue a manha intera e deu q tenho poko acucar no sangue a tal de hipoglecemia, bom fui na nutricionista do medico e ela me disse q n podia ingerir acucar pois o meu organismo nao processa ele, no caso teria de obter esse tipo de fonte atravez de frutas principalmente e manerar nos carbos foi a recomendacao dela. Bom, passousse um tempo e resolvi experimentar Maltodextrina pra ve se melhorava meus resultados com creatina + whey + o treino entao fiquei meio esquizito no dia q tomei isso, seila.. fikei meio "alto". Entao desencanei de toma isso.. Passou mas um bom tempo e ja tin…
Última resposta por homem verde, -
- 11 respostas
- 3,4k visualizações
ae pessoal, num artigo que li sobre guerrilha cardio, dizia que com esse programa, juntamente de um treino de hipertrofia, tu consegue perder gordura e ganhar massa muscular ao msm tempo(pelo menos foi o que eu intendi). queria sabe se alguem aqui conseguiu perder gordura e ganhar massa muscular fazendo guerrilha cardio e treino para hipertrofia no mesmo periodo de treino. vlww!!!
Última resposta por Extdefmaxvas, -
- 9 respostas
- 2,7k visualizações
Galera, liguei no saudenarede pra trocar os produtos, foi difícil, pois havia falta dos produtos q eu queria(todos os Whey importado), e queria a Glutamina da EAS, mas n tinha dela! Então optei por essa GLUTALEAN da Labrada! Essa é boa? O site é do corpo perfeito! Mas comprei no saude http://www.corpoperfeito.com.br/produto ... mine_(500g)_Labrada
Última resposta por homem verde, -
- 4 respostas
- 1,2k visualizações
ae galera, nao sei se tah certo onde postei, mas lah vai.tem alguem de porto alegre que sabe me dize algumas boas lojas de suplementos aqui na cidade?? vlww!!
Última resposta por Extdefmaxvas, -
- 4 respostas
- 1,5k visualizações
ai galera, to afim de ganhar peso... qual desses 2 hiper seria melhor??? valeus!!! peso: 74 kg altura: 1.85 m
Última resposta por shifter, -
- 10 respostas
- 1,8k visualizações
Iai Galera, firmeza? Sou novo no fórum, mas não na academia. Curti pra caramba o fórum, super útil e esclarecedor. Eu sou aquele tipo que sempre malha e para, malha e para, mas agora pretendo voltar de vez, sem interrupções. E gostaria de umas dicas e análises sobre minha DIETA, se está correta, o q falta, o q acrescentar e etc... Idade: 19 Altura: 1.81 Peso: 77,5 Objetivo: Ganho de massa muscular (82kg +-) ROTINA 07.15 - café da manhã •Vitamina de banana(leite desnatado) + 2 colheres de mel + 3,5 colheres de aveia + 2 de albumina •2 ovos •Papa de maizena 09.00 - lanche da manhã •1 copo e meio de leite desnatado + Nescau •2 Pães de forma + peito de fra…
Última resposta por Andre Galindo, -
- 4 respostas
- 4,3k visualizações
Olá pessoal.. tenho 15 anos, 1.70m e 64kg. Meu % de gordura é 14. Semana passada eu aumentei um pouco o peso que pego no bíceps, comecei a sentir umas dores de intensidade moderada no antebraço, principalmente quando eu largava a barra ao fim do exercício (faço bíceps na polia). Essa semana continuei com a mesma carga e a dor começou a aumentar, e ontem estava insuportável, então eu parei de fazer e estou no repouso, quando voltar pretendo diminuir as cargas. Eu sinto que tenho força pra levantar este peso com o bíceps, mas meu antebraço parece que está fraco ainda. O que devo fazer além de diminuir o peso? Fortalecer o antebraço (com qual exercício)? Parar de faze…
-
- 9 respostas
- 1,7k visualizações
Já vi muita coisa aqui no fórum desde mudar o tempo de treino a treinar HIT, mas quero uma opinião objetiva. Tenho 26 anos, 1,72 , 61 kg. Já treino há mais de 2 anos, mas sempre interronpendo, estou treinando sério a 4 meses, mudei minha dieta agora, comecei esta semana, fui ao endocrinologista que me receitou uma fórmula com aminoácidos e estimulante de apetite. Terça começo a usar malto, whey e albumina.Na academia onde frequento (academia simples com poucos, mais bons equipamentos) a cultura geral é treinar 5x na semana, como sempre fiz, mas notei que de 1 mês pra cá parei de ter ganhos; antes de treminar o treino, meu volume muscular começa a cair, o que não aconteci…
Última resposta por Puerco, -
- 7 respostas
- 2k visualizações
como vc´s medem o braço? fazendo força ou ele esticado sem fazer força??
Última resposta por Puerco, -
- 4 respostas
- 2k visualizações
Queria saber se tomar a massa Massa 3200 Anti-Catabolic (3kg) - Probiótica e Monster Nitro Pack NO2 - Probiótica pode fazer mal? ou se nao tem efeito tomar os dois? ou eh bom tomar os dois?
Com leite magro ou meio-gordo?
por Visitante Filipão- 7 respostas
- 2,6k visualizações
Ae galera, to com 100% whey protein, foi carinho mas o esforço vale a pena. Porém to com uma dúvida, eu sempre costuma tomar o shake de proteina com leite meio-gordo, mas agora com o whey me disseram que se deve tomar com leite magro. É verdade? tem algum problema em tomar com meio-gordo? valeu, abraços
- 3 respostas
- 3k visualizações
Ola Tomei albumina uns 2 meses de manha e a noite e simplismente n adianto de nada n ganhei nada dai parei de tomar e comecei a toma whey protein da perfect e cresci muito agora eu pergunta albumina funciona ou é melhor eu utilizar o bom e velho ovo mesmo?
- 5 respostas
- 4,6k visualizações
Fala galera... to ficando bolado com uma parada... eu to fazendo dieta para ganho de massa magra... sendo q eu sou magro tenho 1,84 de altura e peso 74 kilos agora... a um mes atras quando comecei minha dieta.. eu estava pesando 70 kilos.... e soh comecei a tomar os suplementos junto com minha dieta a 1 semana, wehy+malto+creatina.... to tendo um resultado bom... soh to bolado com uma coisa... minha barriga cresceu absurdos, sendo q n to bebendo +... ela tah uma bola...rs.. inchada... n sei q merda eh essa... parece ateh q o estomago dilatou sei lah... huahuahu isso eh normal? to bolado com isso... abraço
Dor lombar
por gpa- 2 respostas
- 3,6k visualizações
E aí galera... é o seguinte, faz em torno de 1 mês e pouco mais ou menos, que comecei a fazer o agachamento, treino há um bom tempo ( começo do ano que vem faz 2 anos ) e resolvi iniciar com o agachamento. pois bem, tudo ocorreu normal, senti uma grande solicitação das pernas e da lombar no exercicio, mas como anteriormente já fazia exercicios como terra, stiff, não tive muitos problemas porém ha mais ou menos 1 semana e meia, comecei a sentir uma dor estranha na lombar, não é muscular, já tomei tandrilax, estou passando cataflan emulgel e não está adiantando muito... sei que deve procurar um médico, mas queria saber se alguem aqui já teve alguma experiencia d…
Última resposta por gpa, -
- 6 respostas
- 1,3k visualizações
po...to afim de comprar creatina....opinem ae uma marca boa q vcs recomendam...e digam o preço tb!! vo associa ela um bom whey protein,albumina...sem falar na alimentação e no treino pesado... ajudem ae galera! abraços
Última resposta por Abboud, -
- 1 resposta
- 1,6k visualizações
pessoal, li q a glutamina natural do nosso corpo durante a malhacao ela se esgota do organismo, minha duvida é a seguinte, qual sera a melhor hora de tomar a glutamina, durante o exercicio (tomando junto com a agua q bebemos na academia) ou depois do final do treino? ajudem ai galera, tenho medo de tar desperdisando dinheiro, pois tomo durante a musculacao!! abracos
- 10 respostas
- 9,1k visualizações
eai? vc´s comem ovos com a gema ou sem a gema?
Última resposta por Evil_Popó, -
- 9 respostas
- 26,1k visualizações
Bom, dei uma olhada aqui no forum e vi que tem pessoas que entendem do assunto e gostaria de ajuda. Meu caso é o seguinte, sou muito magro mesmo... tenho 17 anos e peso 49kg minha altura nao sei, mais nao sou baixo. Comprei um Massa 3200 Anti-Catabolic (3kg) - Chocolate - Probiótica que ira chegar segunda-feira e tambem irei comecar a frequentar uma academia. Gostaria que alguem me desse uma lista com horarios e com o que devo comer e tambem horarios para consumir a massa, e se devo comprar outro produto pra ajudar a engoardar? Quero engoardar no minimo 10kg o mais rapido possivel quem souber me ajudar a conseguir agradeço. Aguardo respostas t+.
Última resposta por Lyra, -
- 4 respostas
- 3,7k visualizações
ai galera....estes dois sao bons????qual o melhor e mais confiavel? valeusss
Última resposta por tiagovze, -
- 15 respostas
- 2,3k visualizações
Olá gostaria de saber quem já tomou ou quem aconselha a tomar "Extra Pack (44 packs) - Probiótica" e se tem algum risco de ter consequencias??
- 14 respostas
- 2,1k visualizações
duvida.... compro Nitro hmg probiotica, ou compro whey+creatina. valeu..........
Última resposta por KrusK, -
Ganhar 9 kg rápido 1 2 3
por alx_25- 22 respostas
- 5,4k visualizações
Já coloquei meu treino em outro tópico aqui no fórum e espero que alguém me ajude. Agora o lance da alimentação quem puder me dar essa força. Idade 26 Altura 1,72 Peso 59 kg Quero chegar a 68 kg, tomo atualmente monster nitro pack (somente antes do treino) comprei 10 sachês p/ experimentar e buclina para estimular o apetite.Já tomei albumix que não vi efeito nenhum.Gostaria de uma dieta com os horários determinados, sendo que entre 18:40 e 22:00 estou em aula e contudo sem possibilidade de pausas, mas às 22:10 já estou em casa. Agradeço desde já.
- 2 respostas
- 1,6k visualizações
Efeitos colaterais dos suplementos alimentares http://mixbrasil.uol.com.br/farofadigit ... _verao.htm
- 6 respostas
- 1,4k visualizações
Pessoal, com base em minhas pesquisas no fórum e nas dicas antigas recebidas aqui mesmo sobre suplementação, gostaria da confirmação dos colegas para saber se minha suplementação está correta, pois já faz algum tempo que recebi estas didas e gostaria de saber se continuam valendo ou indicam algo melhor/com mais resultado. Segui esta posologia e gostaria de saber se existe alguma novidade neste campo ou posso continuar tomando dessa maneira, já que parei a algum tempo de suplementar e estou voltando agora. Tenho 27 anos. 1,79m e 78 KG. Treino a 4 anos e meu objetivo é a hipertrofia. ALBUMINA - 3 colheres de sopa ao acordar e antes de domir, com água. CREATINA -…
Última resposta por RoqueGym, -
- 9 respostas
- 7,8k visualizações
ae galera, keria sabe a opiniao de voces sobre se a midway eh uma marca de suplementos confiavel, se cumprem o que diz nos valores nutriocionais vlww!!
Última resposta por United, -
- 2 respostas
- 1,2k visualizações
Falai pessoal, vo comprar aki dymtaise xpand, preciso saber qual o peso total do pote pra calcular o frete! quem sabe ae eh o de 240 caps, eh de qto kd capsula? abracao!
Última resposta por nobre, -
- 7 respostas
- 1,4k visualizações
É ai pessoal bom, eu tenho 1,80 de altura, peso 90kg...estou malhando a 6 meses e à 2 meses comecei a usar suplementos.. Comecei tomando Iso Protein da Body Size + Monster Nitro Pack... como esse monster tem uma chapuleta(tablete rsrs) mastigavel sabor coco queimado horrivel, eu passei a tomar o ISO PROTEIN + UNIVERSAL ANIMAL PACK... * não sabia que o animal pack fedia e tinha gosto de ração ahUahuhauH e ai? algum desses suplementos presta? to no 3º pote de iso(que é caro a beça) e tomei 1 pode de monster nitro pack e to no final do animal pack. li no tópico que a creatina é bom tb, mas, de qual marca? agradeço a quem me ajudar.. flws
Última resposta por Maquiavel,
-
Tópicos mais recentes
-
- 76 respostas
- 4.881 visualizações
-
- 8 respostas
- 1.837 visualizações
-
- 600 respostas
- 21.738 visualizações
-
- 2 respostas
- 42 visualizações
-
Ajuda para emagrecer e melhorar meu condicionamento físico. 1 2 3 4 5
Por mari_3, em Tópicos de evolução do shape
- 41 respostas
- 2.624 visualizações
-
- 212 respostas
- 29.864 visualizações
-
- 363 respostas
- 18.602 visualizações
-
Creatina da Shopee 100% Pura 1KG Soldiers Nutrition é boa?
Por Moreira15, em Tópicos sobre suplementação
- 2 respostas
- 71 visualizações
-
- 21 respostas
- 444 visualizações
-
- 6 respostas
- 259 visualizações
-
-
Estatísticas dos Fóruns