Ir para conteúdo

Membros em destaque

  1. Talles Sucesso

    Colaborador
    Pontos
    43
    Total de itens
  2. Luan Viana

    Colaborador
    Pontos
    117
    Total de itens
  3. Batata...

    Moderador
    Pontos
    4.731
    Total de itens
  4. Samiraivan

    Membro
    Pontos
    13
    Total de itens

Conteúdo Popular

Conteúdo com mais curtido em 20/03/2017 em todas as áreas

  1. Diário do Batata

    fisiculturismo e mais um reputou(taram) Batata... por uma resposta no tópico

    2 pontos
    Salve Rosca scott banco 3 x 8 + Triceps pulley 3 x 12 Rosca Martelo 3 x 10 + Triceps Testa 3 x 10 Paralelas 3 x falha + Rosca alternada banco 45º 3 x 10 Triceps frances 3 x 12 + Rosca concentrada 3 x drop-set Tempo de treino 0:32:22 Desde que comecei esse treinamento de força com os básicos, meu braço direito perdeu tamanho em relação ao esquerdo que era de 1/2 e agora passou de 1 cm, porém ele ganhou muito mais definição e dependendo da posição, aparenta ser até maior que o esquerdo... Agora o que me chamou a atenção foi meu antebraço direito que está quase 2 cm maior que o esquerdo. Braço direito Menor / Antebraço direito Maior rs... Vou inverter as pegadas no terra daqui pra frente pra ver se ajuda a diminuir a diferença... Bons treinos
  2. 1 ponto
    Apoiar-se no banco na região proximal da coxa (não passar da linha do quadril); Cruzar o braço no peito; Manter a coluna completamente ereta; Manter a região de cervical estática; Flexionar o tronco o máximo que conseguir, sem perder a forma ereta da coluna; Subir até alinhar a coluna ereta com o restante do corpo.
  3. 1 ponto
    Posicionar o banco a 60º; Deixar o cotovelo atrás; Girar um pouco o braço para deixar o úmero para fora; Alongar bem o braço; Flexionar o cotovelo com amplitude máxima.
  4. Afundo no smith com step

    fe16 reputou(taram) Talles Sucesso por um exercício

    1 ponto
    Posicionar o step embaixo da barra, levemente à frente dela Amparar a barra no trapézio; Colocar os cotovelos para baixo ou para frente; Fixar o pé próximo da largura do ombro, com a ponta do pé voltada para frente; Imprimir a força no calcanhar do pé que está apoiado no step; Manter a coluna ereta (isometria da lombar); Flexionar o joelho em amplitude máxima, até que o joelho da perna que está atrás toque no solo; O peito do pé que não fica no step deve encostar no solo.
  5. Agachamento livre com barra

    Arimax reputou(taram) Talles Sucesso por um exercício

    1 ponto
    Posicionar a barra no trapézio (não posicionar na cervical); Colocar os cotovelos para baixo ou para frente; Fixar os pés paralelos, com abertura próxima à da largura dos ombros; Orientar a ponta dos pés ligeiramente para fora (posição mais anatômica); Manter a coluna ereta (lombar estável, em isometria); Fazer a força nos calcanhares e não na ponta dos pés; Realizar o movimento completo de descida e subida, sem descansar embaixo ou em cima.
  6. Crucifixo reto com halteres

    johnsamarques reputou(taram) Talles Sucesso por um exercício

    1 ponto
    Manter os cotovelos ligeiramente flexionados (evitar o encaixe articular); Posicionar os alteres na linha média do tórax; Manter o tronco (curvatura natural da coluna) e quadril completamente encostados no banco; Fixar os pés no solo; Estender a musculatura o máximo possível, quase tocando os halteres no solo; Flexionar até próximo da linha dos ombros, sem encostar um halter no outro.
  7. Posicionar a barra na parte anterior do Deltóide; Tirar a barra da gaiola; Posicionar os pés de modo paralelo, próximos à largura do quadril; Descer jogando o quadril para trás, mantendo o alinhamento reto da coluna; Evitar o encaixe articular ao final; Fazer a contração voluntária do glúteo ao final.
  8. Supino fechado

    Cicero Beserra Lima reputou(taram) Talles Sucesso por um exercício

    1 ponto
    Deitar no banco apoiando completamente o tronco, o qual deve se mantido ereto e apoiado durante toda a execução; Manter os dois pés no solo; Pegar a barra com as mãos na largura aproximada dos ombros; Manter os cotovelos fechados; Descer a barra próximo ao diafragma (alinhar a mão e o cotovelo ao vetor do centro de gravidade); Subir a barra com o máximo de amplitude, sem fazer o encaixe articular;
  9. Supino reto com halteres

    johnsamarques reputou(taram) Talles Sucesso por um exercício

    1 ponto
    Alinhar os halteres ligeiramente mais abertos do que a linha dos ombros (os punhos devem estar alinhados com os cotovelos no ângulo de 90º); Manter o tronco e quadril encostados no banco (curvatura natural da coluna); Fixar os pés no solo; Flexionar os cotovelos para baixo com o máximo de amplitude possível (descer os halteres além da linha do tronco) e na linha média do tórax; Estender os cotovelos ao máximo mantendo os halteres paralelos (sem encostar os halteres ao final e sem realizar o encaixe articular).
  10. 1 ponto
    Posicionar os pés na largura dos ombros; Manter os joelhos semiflexionados; Manter os braços completamente estendidos (ou com ligeira flexão dos cotovelos); Com os braços ligeiramente afastados do tronco, levar os halteres um pouco acima da altura do ombro; Retornar os halteres até a posição inicial, sem encostar no corpo.
  11. Remada alta com barra

    Batata... reputou(taram) Luan Viana por um exercício

    1 ponto
    Posicionar os pés na largura dos ombros; Pegar a barra na largura do ombro, com o polegares voltados para dentro; Manter os joelhos semiflexionados; Com os braços completamente estendidos, levantar a barra abduzindo o ombro e flexionando os cotovelos (levar os cotovelos bem acima, no máximo de amplitude possível, e não para trás).
  12. 1 ponto
    Apoiar os cotovelo no colchonete; Posicionar-se de joelhos; Manter a coluna ereta; Fazer a extensão do quadril com a perna flexionada; Descer a perna até quase tocar o joelho no colchonete.
  13. Tríceps testa com barra

    Télimloko reputou(taram) Talles Sucesso por um exercício

    1 ponto
    Deitar no banco com a cabeça próxima da extremidade; Manter os pés encostados no solo; Manter as costas totalmente encostadas no banco, com a coluna ereta; Pegar a barra com as mãos em abertura na largura dos ombros; Posicionar a barra com os braços esticados numa linha um pouco atrás da cabeça (ombros inclinados); Flexionar os cotovelos com o máximo de amplitude possível, quase tocando a barra na ponta do banco; Estender os braços quase que completamente, sem realizar o encaixe articular.
  14. Tríceps francês

    Norman Wilson Bzyl reputou(taram) Talles Sucesso por um exercício

    1 ponto
    Posicionar a polia no ajuste que possibilite o máximo de amplitude possível; Posicionar os pés paralelos com ligeira flexão dos joelhos ou em posição ântero-posterior (um pé à frente e outro atrás); Manter o tronco ereto e estabilizado com ligeira inclinação à frente; Manter os ombros e cotovelos estabilizados; Estender os cotovelos com o máximo de amplitude possível, sem realizar o encaixe articular e sem abrir os cotovelos; Flexionar os cotovelos com o máximo de amplitude.
  15. Crucifixo na polia

    Norman Wilson Bzyl reputou(taram) Luan Viana por um exercício

    1 ponto
    Ajustar as polias na posição alta; Pegar as polias no centro do equipamento e dar um passo à frente; Posicionar os pés de modo ântero-posterior (um pé à frente e outro atrás) ou paralelos, com leve flexão dos joelhos; Inclinar levemente a coluna para frente e manter o tronco ereto; Manter os cotovelos semiflexionados (não fazer o encaixe articular) e voltados para trás; Flexionar o peitoral levando as mãos até a linha média do tórax, tocando ou quase tocando as mãos; Estender ao máximo na volta.
  16. Ajustar o apoio na altura próxima do glúteo médio, abaixo da crista ilíaca ("ossinho do quadril"), para permitir a movimentação lateral do tronco; Cruzar os braços no peito ou deixa-los próximos da cabeça; Manter a cervical (pescoço) estática; Fazer a flexão lateral do tronco com o máximo de amplitude possível;
  17. Remada neutra no cabo

    Batata... reputou(taram) Talles Sucesso por um exercício

    1 ponto
    Deixar os joelhos semiflexionados no equipamento; Posicionar o tronco de modo ereto (90º em relação ao solo); Fazer a puxada até o tórax, com adução das escápulas; Estender completamente os braços, com abdução das escápulas ao final.
  18. Desenvolvimento com halteres

    gilza reputou(taram) Talles Sucesso por um exercício

    1 ponto
    Manter os pés apoiados no solo; Manter o quadril apoiado no assento; Manter o tronco completamente apoiado no encosto; Manter a cabeça apoiada se o banco tiver esse tipo de apoio; Posicionar os alteres na distância da linha dos cotovelos no ângulo de 90º e manter essa equidistância durante a execução; Estender os cotovelos sem encostar os halteres na parte de cima e sem fazer o encaixe articular; Descer o máximo que puder (amplitude máxima).
  19. Crucifixo invertido com halteres

    Batata... reputou(taram) Talles Sucesso por um exercício

    1 ponto
    Realizar um leve flexão dos joelhos; Posicionar o tronco de modo paralelo ao solo; Manter a coluna ereta e os braços estendidos (ou os cotovelos ligeiramente flexionados); Realizar o movimento de aproximação das escápulas; Retornar até a linha dos ombros.
  20. Puxada pela frente pronada

    Batata... reputou(taram) Luan Viana por um exercício

    1 ponto
    Ajustar o suporte do banco para firmar as penas e dar estabilidade ao movimento; Pegar a barra na largura próxima do supino (abertura um pouco maior do que a largura dos ombros) com os polegares voltados para dentro (pronada); Manter o tronco estabilizado e reto; Flexionar os cotovelos até a barra tocar no tórax (unir bem os cotovelos para trabalhar bem a dorsal); Alongar bem a musculatura ao final.
  21. Burrinho

    Batata... reputou(taram) Talles Sucesso por um exercício

    1 ponto
    Colocar a parte mais calosa dos pés, a parte mais sobressalente, no apoio, na distância anatômica, nem muito aproximado, nem muito afastado; Alinhar o apoio com o joelho e tornozelo (não deixar a perna nem muito para dentro, nem muito para fora); Fazer o movimento de extensão e destravar o equipamento; Fazer o movimento completo dos tornozelos na fase excêntrica e na fase concêntrica.
  22. Flexão de tronco no solo

    Batata... reputou(taram) Luan Viana por um exercício

    1 ponto
    Deitar-se no colchonete com a pernas flexionadas; Posicionar as mãos atrás da cabeça ou em frente à cabeça; Fazer a flexão do tronco com o queixo bem próximo ao peito.
  23. Leg press 45º unilateral

    Batata... reputou(taram) Luan Viana por um exercício

    1 ponto
    Posicionar uma das pernas no equipamento na largura do ombro de mesmo lado, de forma neutra (ponta do pé voltada para frente), e no meio da plataforma; Manter a outra perna fixa no chão durante toda a execução do movimento; Imprimir a força no calcanhar; Descer o equipamento com o máximo de amplitude possível; Extender a perna sem realizar o encaixe articular do joelho.
  24. Remada pronada no cabo

    Mestre Kuro reputou(taram) Talles Sucesso por um exercício

    1 ponto
    Fazer a pagada na barra de modo idêntico à pegada do supino (braços um pouco mais abertos do que a largura dos ombros e polegares voltados para dentro, o punho deve ficar alinhado com o cotovelo ao se realizar a puxada); Apoiar os pés no equipamento com as pernas com ligeira flexão dos joelhos; Aproximar a barra até o tórax com os cotovelos altos; Estender completamente na volta (com adução das escápulas); Manter o tórax estabilizado.
  25. Ajustar o assento da máquina para a pegada ficar levemente abaixo dos ombros; Fazer a pegada pronada (polegares para dentro); Manter os braços esticados ou ligeiramente flexionados; Aproximar as escápulas com amplitude máxima.
  26. 1 ponto
    Posicionar os pés de forma paralela ou ântero-posterior (um pé à frente e outro atrás); Jogar o quadril levemente para trás; Colocar o cotovelo levemente à frente; Fazer a flexão do cotovelo com a pegada neutra na amplitude máxima, até aproximadamente a altura da articulação do cotovelo.
  27. 1 ponto
    Posicionar os pés de forma paralela ou ântero-posterior; Jogar o quadril um pouquinho para trás; Colocar os braços um pouquinho à frente; Ajustar a pegada pronada (mãos para trás); Fazer a flexão completa do cotovelo (amplitude máxima).
  28. Tríceps mergulho

    clari reputou(taram) Talles Sucesso por um exercício

    1 ponto
    Posicionar os braços numa abertura ligeiramente maior do que a largura dos ombros; Manter os pés juntos ou aproximados com os calcanhares no solo; Manter as pernas esticadas ou ligeiramente flexionadas; Manter os cotovelos o mais fechado possível, de acordo com o limite de amplitude do executante; Manter o tronco ereto e próximo do banco; Flexionar os cotovelos até o máximo de amplitude, quase encostando o quadril no solo.
  29. Desenvolvimento com barra

    clari reputou(taram) Talles Sucesso por um exercício

    1 ponto
    Manter os pés apoiados no solo; Manter o quadril apoiado no assento; Manter o tronco completamente apoiado no encosto; Manter a cabeça apoiada se o banco tiver esse tipo de apoio; Pegar a barra com a mão na linha próxima dos cotovelos no ângulo de 90º, nem muito aberto, nem muito fechado; Estender os cotovelos ao máximo, sem fazer o encaixe articular; Descer o máximo que puder (amplitude máxima).
  30. Elevação frontal com halteres

    cesar ribas reputou(taram) Luan Viana por um exercício

    1 ponto
    Posicionar os pés na largura dos ombros; Manter os joelhos semiflexionados; Manter os cotovelos levemente flexionados (evitar o encaixe articular); Posicionar os braços ligeiramente à frente do corpo; Elevar os halteres até altura um pouco superior à linha do ombro; Retornar os halteres até a linha inicial, sem encostar no corpo.
  31. Cadeira extensora

    Batata... reputou(taram) Talles Sucesso por um exercício

    1 ponto
    Ajustar o apoio das pernas um pouco acima da linha da articulação do tornozelo e com o braço em máximo de amplitude possível; Ajustar o encosto de modo que as costas fiquem completamente apoiadas; A parte posterior do joelho deve estar completamente apoiada no assento; Manter a ponta dos pés apontadas para cima; Estender completamente os joelhos, sem realizar o encaixe articular.
  32. 1 ponto
    Posicionar o pé de forma neutra (ponta do pé para cima) no meio da plataforma e na mesma linha do ombro do respectivo lado; Imprimir a força no calcanhar; Manter o tronco ereto e apoiado no encosto; Deixar a outra perna fixa no chão; Trazer o joelho próximo do alinhamento do ombro com o máximo de amplitude possível e com alinhamento constante (sem adução ou abdução); Estender quase completamente, sem realizar o encaixe articular.
  33. Paralela

    Batata... reputou(taram) Luan Viana por um exercício

    1 ponto
    Ajustar a pegada mais aberta (ênfase no peitoral) ou mais fechada (ênfase no tríceps) da máquina; Deixar as pernas flexionadas; Manter o tronco totalmente ereto; Descer mais do que 90º (usar a amplitude máxima possível); Subir sem fazer o encaixe articular.
  34. Tríceps coice na polia

    Batata... reputou(taram) Talles Sucesso por um exercício

    1 ponto
    Posicionar os pés paralelos ao solo; Flexionar ligeiramente os joelhos; Posicionar o tronco do modo paralelo ao solo; Ajustar o cabo para que também fique paralelo ao solo; Manter o tronco ereto e estabilizado; Posicionar o braço executante ao lado do tronco, mantendo-o estabilizado; Estender o cotovelo em amplitude máxima, sem realizar o encaixe articular; Flexionar o cotovelo novamente.
  35. Tríceps na polia alta

    Franklin Fortes reputou(taram) Talles Sucesso por um exercício

    1 ponto
    Posicionar os pés de modo paralelo ou ântero-posterior (um pé à frente e outro atrás); Manter o tronco ereto ou levemente inclinado à frente; Colocar os cotovelos levemente à frente do tronco; Deixar os ombros estabilizados (não balançar o braço); Fazer a extensão completa dos cotovelos, sem realizar o encaixe articular.
  36. 1 ponto
    Posicionar o halter ligeiramente atrás da cabeça; Estabilizar o ombro; Usar o outro braço como apoio pela parte da frente da cabeça; Flexionar o cotovelo com o máximo amplitude possível; Estender o braço com o máximo de amplitude, sem realizar o encaixe articular.
  37. Crucifixo declinado com halteres

    Batata... reputou(taram) Talles Sucesso por um exercício

    1 ponto
    Manter os cotovelos semiflexionados; Posicionar os alteres na linha média do tórax; Manter o tronco completamente encostado no banco (curvatura natural da coluna); Estender a musculatura o máximo possível, quase tocando os braços no solo; Flexionar até próximo da linha dos ombros, sem encostar um halter no outro.
  38. Crucifixo na máquina

    Norman Wilson Bzyl reputou(taram) Luan Viana por um exercício

    1 ponto
    Ajustar o braço da máquina para a amplitude máxima; Ajustar o banco para que o punho fique ligeiramente abaixo da linha do ombro; Manter os braços ligeiramente semiflexionados e cotovelos para trás; Flexionar o peito dando um leve toque das mãos ao final; Estender completamente a musculatura na volta, em amplitude máxima.
  39. Supino declinado com halteres

    Batata... reputou(taram) Luan Viana por um exercício

    1 ponto
    Alinhar os halteres ligeiramente mais abertos do que a linha dos ombros (os punhos devem estar alinhados com os cotovelos no ângulo de 90º); Manter o tronco e quadril encostados no banco (curvatura natural da coluna); Flexionar os cotovelos para baixo com o máximo de amplitude possível (descer os halteres além da linha do tronco) e na linha média do tórax; Estender os cotovelos ao máximo mantendo os halteres paralelos (sem encostar os halteres ao final e sem realizar o encaixe articular).
  40. 1 ponto
    Posicionar os halteres um pouco mais abertos do que a linha dos ombros (os punhos devem estar alinhados com os cotovelos no ângulo de 90º); Estabilizar o tronco e quadril, mantendo-os encostados no banco (curvatura natural da coluna); Firmar os pés no solo; Flexionar os cotovelos para baixo com o máximo de amplitude possível (descer os halteres além da linha do tronco) e na linha média do tórax; Estender os cotovelos ao máximo mantendo os halteres paralelos (sem encostar os halteres ao final e sem realizar o encaixe articular).
  41. Supino inclinado com barra

    Batata... reputou(taram) Talles Sucesso por um exercício

    1 ponto
    Pegar a barra com abertura que considere o alinhamento dos punhos com os cotovelos no ângulo de 90º (formado entre braço e antebraço); Manter o tronco e quadril encostados no banco; Firmar os pés no solo; Descer a barra completamente até a linha média do tórax, com os cotovelos voltados para baixo; Estender completamente os cotovelos, sem fazer o encaixe articular.
  42. Supino reto com barra

    Batata... reputou(taram) Talles Sucesso por um exercício

    1 ponto
    Pegar a barra com as mãos em 90º com os cotovelos; Manter o tronco e quadril apoiados no banco; Firmar os pés no solo; Descer a barra até tocar na linha média do tórax; Estender os cotovelos, sem realizar o encaixe articular.
  43. Puxada pela frente neutra

    Batata... reputou(taram) Luan Viana por um exercício

    1 ponto
    Ajustar o suporte do assento para firmar as pernas durante a execução; Fazer a pegada neutra (polegares para trás); Deixar a coluna ereta; Estabilizar os cotovelos (manter a equidistância durante a execução); Trazer os cotovelos rentes ao tronco; Alongar bem ao final (amplitude máxima); Estufar bem o peito ao alongar.
  44. Leg press 45º unilateral

    Batata... reputou(taram) fisiculturismo por um comentário

    1 ponto
    O leg 45º unilateral tem uma pegada prática tão diferente do leg 45º bilateral que parece até outro exercício. Para quem tem muita massa muscular ou é encurtado, é impressionante como é possível a execução com amplitude muito maior do que a do leg bilateral. Vale a pena incluir este exercício no planejamento de treino.
  45. Emagrecimento x Ganho de Massa, Meu relato...

    fisiculturismo reputou(taram) Batata... por uma resposta no tópico

    1 ponto
    Ti reconheci, não adianta raspar a tijela... Brincadeiras aparte... Caracas, vc está bem pra cara#@%... meus parabéns parça... nada a ver quando começou seu relato. Força ae que tu irá longe assim... continue firme e bota todo mundo pra correr rs Abraços...
  46. Emagrecimento x Ganho de Massa, Meu relato...

    fisiculturismo reputou(taram) Frutuoso por uma resposta no tópico

    1 ponto
    Segue uma foto de um dos últimos treinos de corrida na areia pra dar uma atualizada de como tá o shape..
  47. Emagrecimento x Ganho de Massa, Meu relato...

    fisiculturismo reputou(taram) Frutuoso por uma resposta no tópico

    1 ponto
    @Pokoyô , a grande armadilha da redução ou zerar o consumo do açúcar ou qualquer outro alimento ou ingrediente é a compensação. No caso do açúcar é o adoçante, faço uso mínimo de adoçantes porque não troco uma coisa pela outra, por exemplo.. consumir alimentos industrializados ZERO AÇÚCAR. Então a ingestão de adoçante se resume no meu caso a um Ice Tea (1,5 l) por semana, no café eu uso 2 gotas quando não uso óleo de coco.. lembrando que café eu uso apenas pela manhã como pré treino. Quando você tem objetivos, cortar o açucar não se torna penoso como você pensa. Eu faço um bolo de banana sem açucar, mas faço uma fina cobertura de mel na hora de jogar a massa na forma, de forma que esse mel cristaliza e forma uma cobertura docinha no bolo. (Ingredientes do bolo variam, mas de maneira geral são banana bem madura, ovo, whey, leite, farinha de aveia, semente de linhaça e fermento).. Esse é um exemplo de como você pode substituir doces de maneira mais saudável. Para diferentes resultados, precisamos de diferentes ações. Açúcar vicia, como eu disse de Dez a Março eu deixei de controlar a ingestão de açucar e estava descontrolado. ZEREI como medida de reeducação. Não pretendo manter zero açucar pra vida, o que pretendo é não me descontrolar mais.. Estou aprendendo que tipo de alimentos escolher e quais levam mais açucar que outros. Já o álcool é péssimo para minha performance e recuperação. Se voltar a consumi-lo será de forma muito mais racional e extremamente estratégica.. Quero uma mudança extrema no meu corpo e na minha performance no esporte, até o final desse ano espero trazer pra vocês o resultado disso.. a meta inicial é o de 1 dígito de gordura até JULHO. Aguardem!
  48. 1 ponto
    O agachamento é chamado por muitos como "o rei dos exercícios". Todos os praticantes de musculação deveriam fazer o agachamento. Geralmente, homens costumam ser arredios aos treinos de coxa, e, muitas vezes, têm pavor do agachamento. A musculatura do quadríceps é muito grande, e executar o agachamento pode ser um grande desafio em razão do esforço que demanda e da vascularização que pode implicar na queda de pressão. O grande Arnold Schwarzenegger costumava dizer que a qualidade de seus treinos de coxa somente era boa quando ao menos sentia ânsia de vômito ao terminar o treino. Mas Arnold era uma pessoa especial, fora da curva. Quanto aos normais, inclua o agachamento em sua rotina de treinamentos, seguindo a execução correta explicada nesta página, e colha benefícios muito mais do que estéticos (coxa e bunda grandes), benefícios relacionados com a saúde, principalmente com desenvolvimento de força e aptidão para desempenhar com facilidade as tarefas do dia a dia. Vale lembrar que o agachamento é um dos exercícios mais aptos para desencadear maior produção natural de hormônios para a hipertrofia e emagrecimento: E quanto à aqueles que gostam de debater qual seria o melhor exercícios de musculação, considerando entre o levantamento terra e agachamento, não se acanhe em fazer os dois:
  49. NOVO RELATO DO POKOYO e o segredo do emagrecimento.

    Frutuoso reputou(taram) Pokoyô por uma resposta no tópico

    1 ponto
    Ano passado taí na foto de azul. Pra esse ano vou de roupa de proteção solar preta. É assim que cinquentão NATURAL que usa os sistemas de TREINAMENTO e DIETA Poccoio vai à praia/piscina.
  50. NOVO RELATO DO POKOYO e o segredo do emagrecimento.

    Frutuoso reputou(taram) Batata... por uma resposta no tópico

    1 ponto
    IBAGENS...aguardando... aguardando... aguardando...
Esta liderança está programada para São Paulo/GMT-03:00