Tópicos
-
- 11 respostas
- 6,8k visualizações
Ae Galera minha irma tem um potinho de Therma Pro SEM EFEDRINA ... aquela versão light com Sid cordifolia, tem apenas 3mg de efedra e 200 de cafeina ... so que a parada ta EXP 04 04, ou seja expirou em abril desse ano, o pote foi aberto uma vez so e desde entao estava fechado e guardado em local seco e fresco ... tem galho de tomar ou é melhor jogar fora ?? valeu.
Última resposta por Aleixa, -
- 2 respostas
- 10,6k visualizações
Ouvi fala q macarrao tem bastante proteina mais nao engorda ou seja nao da massa muscular é verdade?
Última resposta por zapatista, -
- 1 resposta
- 1,6k visualizações
Ae galera! Ja estou a 3 meses na academia....nos 2 primeiros meses eu tava tomando BCAA + um amino 2222 de outra marca lah....um pote preto escrito alguma coisa 2000 Entao...dai esse mes agora eu só to tomando as BCAA por que o amino cabo faz 1 mes. Dai eu to indo lah na stand center hj comprar whey protein e esse amino ai denovo. Keria saber se tomando isso eu vou ganhar barriga.....por que eu quero evitar o maximo possivel de ganhar gordura na barriga....entao achei melhor perguntar. Qual eh a MELHOR marca de whey protein? Falaram pra mim tomar animal pack mas tambem falaram q eh forte demais pra mim q to começando.....até por que eu nao quero ficar "bombado…
Última resposta por {K.F.P}, -
- 3 respostas
- 5,4k visualizações
Tenho 16 anos, faço 17 mês que vem, tenho 1,77 e gostaria de saber o que eu devo fazer e o que tomar para crescer mais, uns 3 a 4 cm no minimo. Comecei a fazer natação este mês! Gostaria de saber se tambem tenho chances de crescer ou já parei. Tenho 61 kg
Última resposta por arthurgon, -
Pro Whey Protein 1 2
por Mendes- 11 respostas
- 1,5k visualizações
Gostaria de saber se esse suplemento que tem Whey + Malto junto é bom: http://www.corpoperfeito.com.br/produto ... =10&p=1014 Outra coisa, dei uma lida no fórum e parece que para quem é magro não é recomendado essa suplementação de whey+malto, creatina, albumina... E sim ficar nos hipercalóricos, é isso mesmo? eu tava querendo comprar whey+malto, mas agora estou em dúvida. abraços
Última resposta por Mendes, -
- 19 respostas
- 18k visualizações
Cheguei à conclusão q meu abdômem hipertrofiou demais Tanto que ultrapassou meu peitoral.... Tou achando feio paca.... tou com 9.8%fat e uma barriga musculosa, mas sem definição Eu tava malhando abdominal só no aparelho, pegando muita carga, 3series de 12reps. Que que eu faço pra deixar minha barriga pra dentro de novo? Paro completamente de fazer abdominais? Ou começo a fazer aquelas "aulinhas de abdominais" de 30 mins? Valeu galera!
Última resposta por Taurino, -
- 2 respostas
- 1,6k visualizações
Ouvi falar que o alcool corta o efeito do animal pak da universal, naum sei se o mesmo ocorre com o da nutrilatina, mas, isso é verdade ou é apenas uma lenda?? O alcool corta realmente os efeitos do pak, ou seja, o cara que toma pak e depois vai tomar umas bebidas alcoolicas, perde o efeito do pak??
Última resposta por avian, -
- 3 respostas
- 1,1k visualizações
Ae brothers, to com uma boa massa muscular, mas to precisando agora dar mais ênfase a definição...principalmente no abdomen inferior...Alguem me sugere alguns suplementos para definir, e se for possivel a marca do produto...Afinal ,tem mto suplemento meia boca por ae....valeu ...abraço.
Última resposta por ViPeR, -
- 4 respostas
- 3,2k visualizações
Aí galera, Vou tomar um hiper para aumentar meu peso e tava pensando no seguinte, daí gostaria da opinião de vocês para saber se vale a pena: o hipercalorico 3200 anti-catabolico da Probiotica ta R$74,00. O hiper 15000 da Integral ta R$ 45,00. Eu sei que o da Probiotica é melhor, mas a diferença de preço é bem grande, então tava pensando em tomar os dois misturados. Compraria os dois, e cada shake que eu fizer, coloco uma medida da probiotica e uma medida da Integral. O que vocês acham? Será que dá resultado? Valeu!
Última resposta por Jeff, -
- 9 respostas
- 3k visualizações
Fala rapaziada... Bele??? O que vcs acham da maltodextrina durante o treino?????Pq sim ou pq não???? Valeu!!! Abraço
Última resposta por PaRaSiTTa, -
- 1 resposta
- 1,3k visualizações
Quem ja mandou manipular cobamamida por favor me fale sobre seus resultados!!!
Última resposta por doug_santista, -
- 7 respostas
- 5,1k visualizações
Galera o professor da academia aqui em moema que eu faço me recomendou mudar minhas series!! tá me passando agora uma que TODOS os exercícios que faço são 3 séries de 10!!! antes fazia 4 de 10!!! ele mudou pra 3 de 10 e aumentou o número de exercícios!! sei lá!! não gostei acho muito poucas séries e repetições!! o q vcs acham? isso da resultado? quero ficar grande e definido!! já to com o corpo muito maneiro!! mas não sei não....os exercícios duram pouco hehehe só 3 séries de 10!!! miséria!! ta certo q por ser 3 séries puxo muito pesado... gostaria q vcs comenta-sem pra eu ver se vale continuar e se alguém já viu esse tipo de procedimento!! thankz
Última resposta por Speed Freaks, -
- 4 respostas
- 2,9k visualizações
ae galera... as medidas que vcs postam ae de braço, peitoral essas coisas como q vcs medem??? tipo braço os kra falam que tem 40cm eh com o braço e antebraço em 90° ou com o braço na posição normal... tipo reto... seis sabem do que eu to falando??? tipo, com o musculo relaxado ou forçando?
Última resposta por Maria Lucia, -
- 13 respostas
- 1,7k visualizações
aê pessoal comprei um whey protein da optimum paguei 85conto caro né? mas aê veio com um medidor eu encho ele até o final tá certo isto, pois quando vô por no copo parace que é muito
-
- 10 respostas
- 19,7k visualizações
Olá pessoal, no site da probiótica diz pra fazer porções diárias de 645 gramas e dividir ela em 5 porções pequenas de 169 gramas (ou algo assim). Mas o negócio custa 100 conto e se eu tomar 650 gramas por dia o pote de 3kg vai durar vejamos ... 4 dias. 100 reais em 4 dias ? Eh isso mesmo ? Não é loucura ? Se eu tomar antes do treino a porção pequena de 100 e pocas gramas e depois hora de dormir me alimentando bem duarante o dia pode vir a dar resultado ? Ou voces acham que não ? Comprei o pote de 3 kg sem pensar o quanto ia durar e agora que comecei analisar comecei a ficar preocupado. hehehehe Podem dar alguma sugestão ? Lí em alguns fórums que o produto é bom…
Última resposta por Abboud, -
- 9 respostas
- 3,9k visualizações
Pessoal Por favor v ai c podem me ajudar: Eu tenho 32 de braço, faço três séries de biceps em dois dias na semana (no dia que treino biceps treino também costa), por exemplo se faço na segunda vou fazer novamente só na quinta para dar os 2 dias d descanço, e nesses dias d intervalo treino outros musculos, para biceps eu faço rosca alternada com 12 kilos em cada braço, scot (faço com alteres) 8 kilos e vinte e um com 6 kilos em cada lado. Faço tudo dvagar, quando vou descer concentro bem e deixo o peso cair lentamente, não faço como tem gente q levanta d vez e deixa cair (soltando), mas acho q meu biceps não ta crescendo. já me falaram que o q da + volume no braço é…
Última resposta por turcoapuka, -
A freqüencia no treinamento de força pura pode ser maior que a de hipertrofia?!!
Última resposta por Dfbalbi, -
- 3 respostas
- 1,4k visualizações
Olá, sou novo aqui!!!! To procurando um termogenico pra tomar!!!! Atualmente meu treino é o seguinte: Natação 5x por semana musculação e 40 min de esteria 3x na semana!!! Estou pesando 92kg, pretendo chegar a 84!!! Já peguei uma dieta show com meu nutrologo!!! Agora ta faltando um queimador pra ajudar na queima!!!! Qual vcs me recomendam??? O animal cuts é caro pra kct, mais se for realmente bom acho que até vale a pena!!! O Thermabuterol é novo, onde eu compro suplementos ele me indicou, falou que me mandaria um e-mail com mais informações sobre o produto!!! O que mais me deu resultado foi o therma pro!! Mais não acho ele pr…
Última resposta por ReporterVesgo, -
- 14 respostas
- 1,7k visualizações
Bom em um livro li.. Pra tomar o myoplex(nao myoplex..mas supelemento 45g d..bla bla bla) E depois malto, dextrose,creatina,bcaa etc.. A unica duvida mta gente a maioria ...diz pra tomar o myoplex depois do treino qual seria o certo??? e outra vale a pena tomnar o myolpex e o whey?
Última resposta por SM, -
- 1 resposta
- 2,8k visualizações
Para os que sofrem com estrias (meu caso) os tratamentos + especificos para clarear, alisar e (com um pouquinho de sorte) até sumir com as estrias. Tratamento 1 Peeling superficial mais intradermoterapia Enquanto a intradermoterapia (aplicação de injeções) estimula a produção de colágeno e elastina, o peeling melhora o aspecto da epiderme, nivelando-a e alisando-a. Vitamina C, centelha asiática e gingko biloba são alguns dos componentes utilizados pela médica Cristine na intradermoterapia. O método consiste em aplicar em cada lado do corpo uma das técnicas, durante 15 sessões que, no total, custam entre R$ 1.200 a R$ 1.500. "O tratamento melhora entre 70% a 8…
Última resposta por Mau TJF, -
O que vale + ??? 1 2
por Mau TJF- 12 respostas
- 1,3k visualizações
O que vale +...4 colheres de abulmina ou 20 claras de ovo por dia? flw.
- 9 respostas
- 3,4k visualizações
Galera acho que a creatina da EAS que comprei é falsa.... 500 gr e talz... Tipo as vezes to falando merda!! alguém q manja me ajude por favor! Começei a tomar e to na fase de saturação!! tomando 4/5 medidas por dia durante 5 dias e puta q pariu!! nunca na minha vida fui tanto no banheiro pra mijar como agora....e o pior é q a cada mijada fico pelo menos 1 minuto até terminar ahuahuahauahu sai muita urina!!! A Creatina não retém líquido pow? e eu to é perdendo ao inves de reter? Isso é normal? nunca vi.... ta certo q to tomando muitaaa muitaaaa água por dia pq falaram q é bom!! quem puder ajudar vlw!!
Última resposta por Caiba, -
- 6 respostas
- 1,7k visualizações
Bom, eu já tomei creatina umas 4 vezes e keria começar a tomar de novo. Eu geralmente tomava por uns 2 meses e sempre so começava outra vez depois de 3 meses no minimo. Terminei de tomar a ultima vez em julho, teria problema eu tomar de novo? quais os efeitos colaterais a longo prazo...valeu
Última resposta por Caiba, -
- 2 respostas
- 1,5k visualizações
Pow galera eu to no quinto dia da fase de saturação nos quatros primeiros dias acorreu tudo normal so que agora que to no quinto to urinando um bucado.....será que to perdento em ves de ganhar e sempre que acabo de mijar bebo um copo de agua hauhahahuha....quantos dias devo fazer minha fase de saturação pra ficar grandaummmm......????? vlw......
Última resposta por Wandeir, -
- 3 respostas
- 2,4k visualizações
Como age no organismo a albumina tomada antes de durmi e apos acordar? qual eh mais eficiente? minha albumina acaba muito rapido e to pensando tomar so a noite. abraços
Última resposta por Wandeir, -
Reduzir fat 1 2 3
por kfm- 26 respostas
- 6,7k visualizações
Sou mulher. Tenho 1.72 m e 65 kg, mas meu % de gordura tá muito alto: 26.9 Gostaria de uma alimentação que pudesse me ajudar a reduzir esse fat. Se puderem me ajudar... serei grata
Última resposta por driano, -
- 22 respostas
- 3k visualizações
Olá há tempos ja venho visitando o fórum. Nao tinha necessidade de escrever pq tudo q eu keria eu axava na busca, mas surgiram algumas duvidas q eu nao axei no busca, entao resolvi me registrar.Vale a pena dizer que este fórum eh muito bom e deve ser muito bem reconhecido pelas informações que fornece...continuem assim !!! siguinte, eu li muito sobre suplementação. Me informou bastante mas me restaram algumas dúvidas: Eu tenho 1,79cm e 63Kg, a principio eu pretendia tomar primeiro hipercalórico com albumina, e quando acabasse eu passaria pro whey / malto / creatina / mas de tanto ler recomendações de tomar whey / malto / creatina / tah me estigando de tomar lo…
Última resposta por driano, -
- 2 respostas
- 1,4k visualizações
queria saber se l-carnitina eh boa pra definição muscular..principalmente para definição de abdomem..
Última resposta por O Demolidor, -
- 1 resposta
- 2,5k visualizações
AE GALERA...Meu corpo é endo-mesomorfo, treino a 7 anos e meus ganhos sempre foram excelentes, mas de alguns meses pra cá...os meus ganhos estacionaram...minha alimentaçao e suplementaçao continua equilibrada...Cheguei a seguinte conclusao : é meu treino que nao está mais eficiente... Gostaria de saber se alguem tem um treinamento pra mesomorfo avançado ? valeu....abraço
-
- 4 respostas
- 2,9k visualizações
MOVIDO. algum moderador pode mover esse topico pro diversos? bom galera.. tava pensando em fazer meu primeiro ciclo, porem to com medo de espinhas, principalmente nas costas.. pois ja tenho um pouco , axo q por causa de suplementos, nao sei.. e como ta chegando o verão fica fod*! sera q tem alguma pomada boa pra passa durante o ciclo nas espinhas pra elas nao aumentarem?? valeu!
Última resposta por cleber :D, -
- 1 resposta
- 2,2k visualizações
Bom,tomei Whey protein durante 3 meses seguidos,só q agora to meio sem grana pra comprar outro pote,não to no desespero pois estou suplementando com Creatina e Maltodextrina....Pra compensar a falta de Whey Protein no pós treino estou comendo 1 lata de Atum e 4 ovos cozidos(2 a cada 1 hr)....Mas o q mais posso comer pra compensar a falta de proteina???
Última resposta por Saulo_Cutler, -
Whey+creatina com água gelada ou normal??
por Visitante- 4 respostas
- 5k visualizações
Ae galera é o seguinte eu tomo whey com malto e creatina 50 min após eu tomar meu primeiro shake imedeiatamente após meu treino, porém dizem q eh bom tomar creatina com agua morna pois melhora a absorção, mas na embalagem do Whey da EAS q tomo, diz pra tomar whey com água gelada, alguém ai sabe o pq de ter q tomar whey com água gelada?? E se isso é certo? Obrigado pelas respostas Valew
Última resposta por leomg, -
- 6 respostas
- 1,3k visualizações
pessoal vou começar a tomar creatina e pelo que li a mesma tem que ser tomada imediato apos o treino que que meu horario so permitiria tomar a mesma imadiato ao termino do treino se ela fosse preparada antes e eu levar numa garrafa para a academia pois levo 1 hora e meia pra chegar em casa apos o treino, entao gostaria de saber e qual o tempo maximo que eu posso preparar a creatina com malto antes do treino para tomala apos ao treino.
Última resposta por chicano, -
- 23 respostas
- 3,1k visualizações
Oi galera!! To ficando mal, tinha um belo corpo agora a p... da barriga se recusa a ir embora. Tenho 37 anos, malho desde os 18. Ano passado passei um mes parada por fazer uma cirurgia para retirada do utero. Voltei a malhar mas parei de novo uns 3 meses. Ha 5 meses estou malhando direto, preciso perder mais uns kilinhos. To malhando 1 h de aerobico e +/- 1 h de musculaçao todo dia. Tomando therma pro. Queria saber se to no caminho certo e se eu tomar outra coisa como clembuetrol ou stanozolol ou CLA vou perder mais rapido? O pior e a barriga que nao quer ir embora. quero tambem ganhar no quadril e peito qq vcs acham que posso fazer? Ajudem por favor!!!
Última resposta por htinha, -
- 4 respostas
- 17k visualizações
Galeria queria saber se perde o efeito ou não é legal tomar creatina junto com whey protein!! tenho misturado os 2 no liquidificador (1 colher e meia de chá de creatina + 2 scoops de whey protein com 1 copo e meio de água). As vezes ainda coloco malto e bato junto... Posso continuar fazendo isso ou não vou ter resultados tão bons como se eu tivesse tomando separadamente? Meu professor falow que não pega nada pois vai tudo pro corpo isso que importa...agora!! não sei se corta efeito ou algo do tipo o que não quero é jogar minha grana fora!! quero ter o melhor resultado possível.... quem puder ajudar! valeu
Última resposta por Rulez2k, -
- 5 respostas
- 3,2k visualizações
Fala galera comprei o Whey protein da nutrilatina de 900 gramas começei a toma hoje,vem com uma cambuca(potinho) de plástico e atrás da embalagem dizia assim 36g(2 medidas),eu to tomando da seguinte forma bato no máximo 2 horas antes de malhar 2 cambucas cheias de whey + 1 copo de água+ um pouquinho de guaraná natural e depois quando acabo de malhar tomo um banho e logo depois faço a mesma coisa!! Quero hipertrofiar,gostaria de saber se está certo deste jeito !!! Obrigado Abraços
Última resposta por JBJ, -
- 19 respostas
- 3,8k visualizações
Bom dia pessoal, Gostaria de saber pq tanto se fala neste Mioplex no mundo das academias...qual seria sua principal função? Alguem q tenha tomado e tenha sentido algum resultado? Ele é indicado para hipertrofia?
Última resposta por avian, -
- 9 respostas
- 1,5k visualizações
Tem algum problema tomar hipercalórico com leite integral??? Eu sei que tem mais gordura, mas isso afeta no resultado proporcionado pelo hipercalórico??? Valeu.
Última resposta por Bodybe, -
nao saio dos 39cm 1 2 3
por wildberger- 25 respostas
- 3k visualizações
Olá, estou malhando a um tempo consideravel, no entanto consegui chegar aos 39cm de braço e mesmo com uma malhação pesada estressando bastante os musculos, nao consigo mudar essa medida parece praga. Gostaria que, se alguem puder, me informasse qual a combinaçao de suplementos que eu posso tomar para aumentar e definir melhor os musculos. Abraços, Obrigado.
- 10 respostas
- 2,6k visualizações
Tá muito difícil achar therma pro para comprar... até no suplementos online está em falta. Alguém sabe onde consigo achar este produto no Rio de Janeiro???
Última resposta por danielzao, -
- 13 respostas
- 3,4k visualizações
Como disse no meu primeiro topico ontem, perguntei o que comprar (ja tinha uma ideia por conversar com amigos, mas aqui tirei as duvidas que faltavam) e acabei comprando: - Creatina Universal - Big Max -Malto -Albumina Mas restaram algumas duvidas! Se alguem puder responder agradeco! 1) Eu ia comprar whey protein, mas como sou magro e o que quero eh ganhar massa, comprei o BIG MAX .... FIZ BEM ??? 2) Qual horario devo tomar cada um? E qual devo tomar junto com outros? obs: Eu vi o topico sobre o aproveitamento da creatina mas cada um respondeu de um jeito, espero que aqui fike mais claro!!! Eu iria seguir o que esta na embalagem, mas pelo que li tud…
- 9 respostas
- 2,6k visualizações
Ae galera blz? então, to tomando animal pack, ja tomei uns 10 packs, mas nao to mais urinando verde como antes.. ja parei, esperei 15 dias e voltei, mas a urina nao fica verde de novo, o que pode ser?
Última resposta por ninga, -
- 4 respostas
- 9,3k visualizações
Caros Amigos.... Eu usei durante 2 meses um termogenico (XENADRINE NRG).. e obtive exelentes resultados... (perdi 12 kg alem de % de gordura). Resolvi fazer uma Avaliação para ver como estava... DADOS: 1,72 m , 63 Kg e 14% de gordura Meu instrutor recomendou q eu começasse a tomar Creatina (1 colher) no pre-treino e BCAA (2 capsulas) no pos-treino ... tudo bem ... A minha pergunta é: eu ainda tenho qse meio pote do xena.. Gostaria de saber se eu posso usa-lo em um dia da semana (seria no Sabado pois corro uns 10 km )..... o uso do xena vai atrapalhar o uso da Creatina e do BCAA ????? não estou definido e ainda tenho uma barriguinha... por isso queria …
Última resposta por Borgesp, -
- 5 respostas
- 1,3k visualizações
Iaê pessoal, vejam só: Tenho 18 anos, 1,77 de altura, 72kg e 31 cm de braço... To malhando a 1 mês, sendo q eu já malhava a um tempo atraz mas parei durante 2 meses... To tomando: Albumina - na hora em que acordo e na hora de dormir; Malto+Whey - antes e depois do treino; Creatina - de manhã e pós treino. O que vocês acham? deveria tirar ou acrescentar algo aí? Lembrando que meu objetivo é hipertrofia quero chegar pelo menos aos 80kg até meados de dezembro, ou seja, 8kg em 3 meses. Será q dá? valeu galera...
- 2 respostas
- 5,4k visualizações
Olá! Meu corpo está respondendo muito bem ao treino que tenho executado. A musculatura está enrigencendo, já tenho alguma definição e estou conseguindo reduzir medidas. Como também pego onda, os exercícios que faço já a deixaram bem legal. As pernas também estão respondendo bem, diminuíram, estão mais firmes e levemente definidas. Acho que só não tenho mais definição porque tenho PAVOR que elas cresçam, sou daquele tipo de mulher que tem perna grossa e quadril largo... ODEIO!!!!! Mas o que ainda não está bom são meus braços, o bíceps está bem trabalhado e o tríceps começou a apresentar "melhoras" há cerca de duas semanas pra cá, mas acho que ele está grande. Eu sei que p…
Última resposta por Maria Lucia, -
- 1 resposta
- 1,3k visualizações
Ae galera sou novato aqui no fórum. Andei lendo sobre termongênicos e cheguei a 3 que acho ser boas opções. Ripped Fuel Extreme, Therma Pro e Thermo Pro. QUal vcs indicam???? OUTRA COISA.... QUal a diferença do Therma Pro (ProLab) e o Thermo Pro (AMERICAN STRENGH) ??????? Ouço falar que UM DESTES produtos é MUITO bom... MAS QUAL EXATAMENTE???? especifiquem pela marca. Finalmente qual é o melhor dos dois... o da ProLab ou American Strench?????? Valeu.
Última resposta por zapatista, -
- 7 respostas
- 6,2k visualizações
Amigos estou a fim de comprar sustagem para colaborar no ganho de massa gostaria de sua opinião estou sem grana e acho que é um produto barato em relação a outros. Obrigado a todos.
Última resposta por ninga, -
- 9 respostas
- 1,3k visualizações
Galera, na verdade eu já tomava Whey+Malto no pos-treino e Albumina antes de dormir....ae ontem comprei 300g de Creatina pra experimentar (caraca, quase ninguem mais tá vendendo creatina, Anvisa fdp). Aí hoje meu pai me aparece com 3kg de Nutri Massa e com um pote Amino 2222. Ae me perdi, nao sei mas como tomar direito. Só sei que a Albumina vou continuar tomando antes de dormir e agora ao acordar, com leite. E whey+malto no pos-treino. Creatina eu vou começar a saturação amanha, ainda nao to 100% informado. E agora, esse hipercalorico e amino ae? Quando esses trecos acabarem boto fé que vou comprar só um Myoplex e whey+malto Valeu pela ajuda ae galera
Última resposta por SMITHS_bsb, -
- 6 respostas
- 1,3k visualizações
Olá pessoal, vai mais uma dúvida: malho de segunda a sábado: O seguinte treino Peito e triceps - costas e biceps - ombro e pernas. Faço sempre 03 series de 10 repetições... Gostaria de saber qual seria o tempo ideal de descanço entre uma repetição e outra???? Mineiro23
Última resposta por Ronaldo FIBRA, -
- 5 respostas
- 1,5k visualizações
Eu fui hoje numa joga ve ta 210 reais 20 packs , o kra falo pra tomar meio quando acordar , meio pos treino , isso ta certo ou eh soh no pos treino ? E Whey da designer por 50 reais ta bom o preço ? eh bom esse whey ? o da Optimun eh melhor ?
Última resposta por Carioca-JPA,
-
Tópicos mais recentes
-
- 605 respostas
- 21.894 visualizações
-
- 217 respostas
- 25.208 visualizações
-
Ajuda para emagrecer e melhorar meu condicionamento físico. 1 2 3 4 5
Por mari_3, em Tópicos de evolução do shape