Tópicos
-
- 10 respostas
- 5,7k visualizações
Faço treino para hipertrofia, malho cerca de 1Hr, 1Hr e 15, 5 dias por semana. Estava tomando só Albumina e Creatina, queria saber qual é a melhor combinação e que vai render mais pra tomar essas parada toda ae. Valeu Bombad0
Última resposta por TELECATH, -
- 8 respostas
- 1,5k visualizações
Galera, queria saber se é legal tomar este suplemento, quais são seus efeitos, ajuda no crescimento ou é apenas perca de tempo e dinheiro? Obs. Tenho 21 anos, malho a uns 2 anos e meio, tenho 1.74 e 78 kg, tenho um pouco de barriga, este suplemento vai dar mais barriga ? Valeu
Última resposta por Taerone, -
- 13 respostas
- 6,8k visualizações
Ae pessoal.. Eu to precisando voltar a suplementar... eu to emagrecendo pra kct porcausa de stress.. É fogo meu.. ja perdi uns 3kg... de massa magra.. Eu keria saber se vale a pena tomar hipercalorico com whey e malto.. e o que eh legal lançar junto com isso aí... Tenho 15 anos, 1.71m, 59kg atualmente, e 1 ano e 3 meses de treino... Tava indo tudo bem mas de uns tempos pra cá eu to emagrecendo pra kcte... Eu não sei qt é o meu %fat... vo posta essa foto aki pra vcs verem qual o ideal pra mim tomar.. eu não quero ganhar gordura pra n perder a definição do abdomen.. E tem o detalhe que eu ando de bicicleta pelo menos 3h ao dia... de segunda a sexta (office-boy) Não posso …
Última resposta por decoy82, -
sera q existe algo prejudicial em beber muuuuuuuito leite????to tomando como um bezerro...rs*
Última resposta por Limit, -
PO!!MALTO OU WHEY! 1 2
por SM- 13 respostas
- 1,3k visualizações
PO eu ia fazer o seguinte MAlto no pos treino e Albumina antes de dormir Creatina eu Preciso ver como tomar ainda Mas é o seguinte tenho lido algumas coisas no forum e diz manda um Malto e Whey depois do treino!! Quer dizer soh o malto nao vai ter resultado?(ou WQhey eh soh pra dar uma complemtentada?) Pq fikaria mto caro comprar MAlto e Whey!fora a albumina e creatrina
Última resposta por SM, -
- 3 respostas
- 2,2k visualizações
Ae galera quero usar T3 pra emagrescer mas como cataboliza muito (perde mta massa) posso usar o clembuterol junto como um anti-catabolizante ja q o mesmo possui essa caracteristica??? quais deveriam ser as doses diarias ?? vlw !
Última resposta por ø C4rtm4N ø1338434136, -
- 14 respostas
- 3,3k visualizações
Vcs acham que o numero de series tem ha ver com a aparencia do musculo? ...
Última resposta por TribalWolf, -
- 7 respostas
- 3,1k visualizações
EU SEI QUE FOI BANIDA SUA PRODUÇÃO, MAS OUVI FALAR QUE SE CONSEGUE ALGUMAS UNIDADES CLANDESTINAMENTE DESTE PRODUTO, GOSTARIA DE SABER SE ALGUÉM SABE ONDE ENCONTRAR ESTE MILAGROSO SUPLEMENTO, PAGO QUALQUER PREÇO POR ESSA JOIA. OBRIGADO
Última resposta por LOUCOPORBOMBA, -
- 5 respostas
- 1,4k visualizações
bom aqui vao os meus dados. 17 anos 81,7 KG. 175,0 CM. IMC 26,12 KG/m.m Peso Magro 60,82 Peso Gordo 19,18 % de gordura corporal 23,97% Peso Ideal 72,1 KG 92,0 de abdomen 101,0 de quadril. pressao arterial 120 x 80 Limiar Anaerobio 138 bpm. Faixa de treinamento I 117 a 138 bpm faixa II 138 a 148 bpm. estava parado a 1 ano e 6 meses. voltei a alguns dias pra musculçao e Muay Thai. pretendo fazer natação tb. naum possuo uma dieta. estava querendo ajuda sobre alguns termogenicos. que me fizessem perder gordura, emagrecer. soh q tenho duvidas em praticamente todos, e naum sei qwual seria o mais apropriado, mesmo pq meus batimentos estao…
Última resposta por zapatista, -
- 13 respostas
- 7,9k visualizações
Fala ae galera! Gostaria muito q vcs soh ajudassem ai, eh rapidinhu. A duvida eh: to querendo fazer natação direto agora. O treino eh sussa, nadando uns 40 min numa velocidade constante. Para isso vo fazer um treino A/B e no terceiro dia eu nado e nop dia seguinte nado e no dia posterior ao nado começo de novo o ciclo. Ou entao eu faria um treino A/B/C e faria natação em algum desses dias A pergunta eh: Quais musculos a natação pega mais?? considerando o nado craw sohh. vlw
Última resposta por torque, -
- 6 respostas
- 8,1k visualizações
Ae galera... Tenhu 22 anos e 1.78 de altura To com 60kg..... Não tenhu como malhar pois nao tenhutempo, por causa de trampo e estudos. Gostaria de saber se eh uma boa eu tomar esse COBAVITAL ! O q vcs acham ? Minha alimentação eh a melhor possivel ! Sou aquele magro de ruindade =P
Última resposta por ninga, -
- 4 respostas
- 7,6k visualizações
gostaria de saber quais exercicios e musculos é bom para um jogar de basquete para ganhar bastante massa ( é rapido...)... valeu............
Última resposta por Abomai-xms, -
- 10 respostas
- 1,3k visualizações
Tenho 18 anos, 1,74m 63kg pratico kung-fu 1h, 3x por semana e malho 1h, 3x por semana keria saber q suplementos seriam ideais para mim no aumento de peso e massa muscular.....com pouco $$$.
Última resposta por thiago_peras, -
- 6 respostas
- 4,4k visualizações
Olá! Queria uma orientação em relação a consumo de vitaminas. Estava tomando um comprimido de Centrum e Complexo B plus em horários determinados por um nutricionista. Só que eu tive uma idéia que não sei se é muito recomendável: Eu notava que minha urina saia com uma coloração diferente após a ingestão das vitaminas, o que seria o excesso que meu organismo não conseguiu absorver. Resolvi fazer um "shake" com os comprimidos, leite em pó desnatado, uma clara de ovo e água e tomá-los aos poucos durante o dia. Percebi que não havia mais diferença na coloração normal da minha urina. Em termos de nutrição eu posso estar perdendo algo, ou tomei uma atitude correta? Um grande a…
Última resposta por AlexShuans, -
- 9 respostas
- 1,8k visualizações
Ai galera....beleza! eu to tomando esse suplemento e até agora venho gostando do resultado.. tem um alto índice proteíco e baixo valor calórico. Algum de vcs conhecem esse suplemento? se positiva a resposta qual foi o resultado! Valeu.
Última resposta por tunderrock, -
- 3 respostas
- 1,2k visualizações
Pessoal, aonde posso comprar testoviron?? e quanto custa? quais são as dosagens?
-
- 2 respostas
- 1,7k visualizações
galera, eu tenho 21 anos e malho a mais de um ano, e vou ciclar agora na semana que vem. Tenho 1.80, 82Kg e 10%BF. Hemogenin = 6 caixas Deca = 16 ampolas Testogar (200mlg) = 25 ml Dura = 12 ampolas As primeiras 6 semanas sera de Hemo e Deca e nas outras 6 semanas testogar(dsdn) e dura(seg e quarta). Quais as proteções que devo tomar além do clomid e pregnil após o ciclo ? O citrato de tamoxifeno e o legalon eu tomo como ? Vou treinar ABC de seg, quarta e sexta. E nas terças e quintas só treino de jiu. Tá bom ? Abraço a todos
Última resposta por Common, -
- 21 respostas
- 2,6k visualizações
Como eu devo tomar esse suplementos???? Tenho tbm malto e Amino BCAA da Optimum Tava pensando em treinar ABCDE, mas o ABCD seria melhor p/ hipertrofia???? Ajudem aí!!!!!!! Tenho 1,80m 75Kg treino a 2 anos + ou -
Última resposta por Brow, -
- 9 respostas
- 2,3k visualizações
É isso ai galera. Minha namorada tah gravida, mas ninguem sabe ainda..rs... entao ela nao sabe se pode malhar ou nao. Ela tem sentidos aqueles enjoos matinais e nao tem se alimentado corretamente. Eu tento empurrar mas ela nao quer. Espero ajuda de todos aki do forum... valeu galera... ateh mais.
Última resposta por Mvrck, -
- 8 respostas
- 2,7k visualizações
Eu to fazendo um ciclo de win + dura e ta geral ta falando pra eu ter cuidado com ginecomastia e eu to ficando neurotico com isso.. entao eu resolvi começar a tomar o tamoxifeno agora mesmo.. ainda faltal 3 ampolas de durateston pra eu terminar o ciclo.. tem problema eu começar a tomar o tamoxifeno agora?? eu começando agora, ate quando eu deveria continuar tomando??
Última resposta por Rodrigo P, -
Ae cambada!To postando pra sanar uma duvida.. -- O que exatamente quer dizer fibra de contracao rapida? Para eu estimular o processo de hipertrofia em derminado musculo, eu tenho que coloca-lo sob tensao durante o tempo X para recrutar o tipo de fibra predominante? Ou fibra rapida esta relacionada ao tempo de contracao, ou seja, cadencia? --- Outra duvida.. Se eu colocar uma maior carga e fizer uma cadencia menor de modo a conseguir fazer as repeticoes eu estaria estimulando o ganho de forca? O ganho de forca nao esta relacionado ao processo de hipertrofia uma vez que o processo de ganho de forca vai estimular o sistema nervoso e novas fibras, ou seja, m…
Última resposta por acarrara, -
- 19 respostas
- 12,8k visualizações
quem jah uzou???? gosto? teve bons resultados? qnts ampolas tomos? como tomou??? so estou perguntando para quem jah tomou, quem naum tomou naum opine e nem fique dizendo q num vale a penna e bla bla bla vamos ser praticos no forum LOUKO
Última resposta por Bozzo, -
- 23 respostas
- 3,6k visualizações
E ai galera. Gostaria da ajuda de todos. Li em varios lugares dizendo a respeito de periodização de treinamento. As fazer de hipertrofia e definição eu jah conhecia, mas vi q podem existir outras, como fase de tonificação da musculatura e ainda a de força. Como é feito a separação, utilizando todas essas variações de treinamento?? Como é feito esse periodo de tonificação muscular?? As series, cadencia, descanso... e todo o resto. Espero q ajudem e q tenha uma boa discussao a respeito disso... valeu galera.
Última resposta por PersonalUFRJ, -
- 16 respostas
- 4,5k visualizações
Qual a melhor serie para força, quero participar de uma competição de supino e gostaria de saber qual a melhor serie.
Última resposta por SM, -
- 4 respostas
- 4k visualizações
Como se manipula a oxandrolona, digo, queria saber, se precisa de receita, qtos mg são. Valew, a! e tb queria saber quais as proteções necessarias durante um ciclo de 6 semanas. fui!
Última resposta por ø C4rtm4N ø1338434136, -
- 17 respostas
- 2,1k visualizações
É o seguinte: Li num outro fórum que o cara "inventou" um suplemento para ganho de massa que é composto por: 1 Kg. de amendoim 500g. de castanha de cajú Tudo moído do liquidificador e armazenado Dose: 60g. com 250 ml. de leite, três vezes ao dia. O cara disse que aumentou a força, não tem mais fadiga e vem notando um aumento de massa significativo. Queria a opinião de vcs
Última resposta por 1 neurônio, -
Acido Urico!!!! 1 2
por #Roots#- 13 respostas
- 11,5k visualizações
Tenho acido urico alto e tava kerendo começar com a tomar suplemento,isso vai influenciar em alguma coisa???se sim,quais suplementos eu naum vou poder tomar???
Última resposta por nicoletti, -
- 1 resposta
- 4,1k visualizações
Preciso esclarecer algumas duvidas desta droga pois estou pensando em ciclar com o mesmo... 1º Gostaria de saber os prós e contras num ciclo de Testex (levando em consideração sua originalidade comprovada). 2º Qual seria o arroz com feijão em um ciclo de Testex? 3º Qual o melhor: Dura ou Testex? Obrigado...
Última resposta por Ronaldo FIBRA, -
- 7 respostas
- 1,8k visualizações
Dizem q o figado se regenera...no caso de anabolizante o figado naum se recupera ou tem jeito de reverter a situação.....daria pra perceber durante um ciclo os sintomas da detonação no figado e parar a tempo... um abraço
Última resposta por Ronaldo FIBRA, -
- 21 respostas
- 4,2k visualizações
Todo mundo que frequenta academia já deve ter perdido horas e horas em esteiras, bicicletas, aulas de combat, bodypump, e uma infinidade de outros exercicios. Tudo isso visando perder aquela gordura no abdomem e aquela maldita "pochete" que parece que nunca vai sair ... Eu já estou tentando dar uma enxugada a mais ou menos uns 3 meses ... no começo gas total ... alimentação todinha na ponta do lapis ... série de exercicios diários e resultados que nem sempre agradam ... como os resultados nem sempre são como esperado você dá uma relaxada ... começa a descuidar um pouco da alimentação e seu trabalho todo acaba indo em vão ... Pois bem ... já pensei em várias coisas m…
Última resposta por ale.fm, -
- 0 respostas
- 6,2k visualizações
Gestante e atividade física Elke Oliveira 01/10/2003 Vários estudiosos relatam a escassez de trabalhos sobre a eficiência e a segurança da atividade física / esportiva para gestantes, principalmente sobre o bem estar fetal e a circulação uteroplacentária. Em parte, isso se deve à grande dificuldade de registrar com precisão os traçados cardiotocográficos durante o exercício 4, fazendo com que a maioria dos estudos seja realizada durante a recuperação (após o exercício). O conhecimento do estado de saúde da gestante é muito importante para que um programa de exercícios seja iniciado. Por exemplo, existem alguns casos em que a atividade física pode ter uma contra-…
Última resposta por Mvrck, -
Qual é a diferença entre um produto com "Ácido Linoléico Conjugado" e a L-Carnitina?
por vampiroboots- 5 respostas
- 11,7k visualizações
Qual é a diferença entre um produto com "Ácido linoleico Conjugado" e a L-carnitina ? Qual faz melhor efeito para a definição muscular e perda de massa adiposa? Já agora há efeitos secundários ?
Última resposta por vampiroboots, -
REMO SECO!
por Taerone- 7 respostas
- 16,2k visualizações
AE BELEZ KIDS? AE SEI QUE ESSE APARELHO QUE SIMULA O REMO É UM AEROBICO E É BOM PARA DEFINIÇÃO.....PELO MENOS É QUE O DIZEM QUE AQUI FAZ OU FEZ USO DESSE APARELHO?QUAIS FORAM OS RESULTADOS? COMENTEM AI PLEASE
Última resposta por dunenen, -
ruim, nojento, mas pratico? 1 2 3
por Visitante pino2- 25 respostas
- 3,9k visualizações
fala galera eu ando com meu rango em potinhos arroz e frango e como certinho.. mas ja vi nego fazendo isso batendo no liquidificador arroz com agua fazendo tipo uma lavagem saca? e colocando em garrafinhas pra tomar hehehe é nojento mas fiquei com vontade de testar pra ver se é mais pratico mesmo.. so que eu tava querendo bater junto clara de ovo cuzido + arroz sera que ia prestar ou ia apodrecer? pra fica andando com um monte de potes pra mim eh foda hehe e garrafinhas ia quebra um galho ah se alguem aqui tiver fotolog e quiser me adicionar pra troca ideia sobre treino rango e qualquer assunto sobre musc www.fotolog.net/rockstar__ blz? valeu
Última resposta por Limit, -
- 13 respostas
- 1,6k visualizações
Faço academia a 2 meses, tenho 16 anos, 1,85cm, 69kg. Antes desses 2 meses eu tinha feito uns 3 meses, mas teve um intervalo de uns 6 meses... Agora quero me suplementar e queria saber quais suplementos seria bom. Meu objetivo é *PERDER GORDURA*, GANHAR MASSA. Quais suplementos e quanto sai mais ou menos cada um ?
-
- 3 respostas
- 2,9k visualizações
ae pessoal, tava rodando por ae, e encontrei esse salgadinho: Good Mais! Proteína baixo teor de gordura: Não frito! Salgadinho de soja não transgênico, com reduzido teor de sódio sabores - bacon, temperado com ervas e calabresa com pimenta olhem a tabela nutricional porção de 20g valor calorico - 82kcal carbo - 6g proteinas - 11g gorturas totais 1,6g saturadas 0g colestrol 0g fibra alimentar 4g calcio 68mg ferro 1,8mg sódio 75mg sendo que o pacotinho tem 55g, mais que o dobro da tabela (mais de 23g de proteina) é uma boa pra quem tá enjoado no atumzão ou nas claras de ovo? é mais facil, além de ser mais barato que uma barrinha …
Última resposta por 8888, -
Já li em diversos sites na internet, que o ganho muscular é em torno de 2,2-2,4kg/ano. Então teoricamente um fisiculturista que começou com 62kg levaria uns 20anos para chegar a 110kg . Os fisiculturistas dos anos 60 e 70 de fato se aproximavam desta média de ganho. Já a era dos anos 90, Yates&Cia, chegaram aos 120 kg com 10 anos de treino. Será que foi a evolução no treinamento?Suplementação alimentar?Ou evolução no potencial dos anabolizantes modernos? Basta comparar Sergio Oliva(Mr. Olympia inicio dos anos 70) e os atuais bonequinhos inflados. Eu particularmente considero como esteticamente correto o físico dos antigos fisic…
Última resposta por turcoapuka, -
- 10 respostas
- 1,4k visualizações
Fala Galera.. Estou interessado em comprar os seguintes suplementos e andei pesquisando! Achei com os preços abaixo e gostaria de saber se vocês acham que está caro? Cobavital = R$ 9,25 (16 caps) Total Protein = R$28,90 (1kg) Albumina = R$ 24,00 (500g) Creatina = 16,90 (75 caps) TOTAL - 79,05 c/ desconto = R$ 69,00 Tá caro ou não? e o que acham da combinação para ganhar massa? Sem falar que ja tenho Malto que irei incluir também! Valeu!
Última resposta por zapatista, -
- 3 respostas
- 2,2k visualizações
alguem conhece? sei q existe alguem jah tomou????
- 9 respostas
- 6,6k visualizações
Há muito tempo tenho problemas no joelho as vezes o simples movimento de abaixar para pegar um objeto o meu joelho direito doi e parece que alguma coisa esta rasgando lá dentro. Já fiu ha varios medicos e nada somente me receitam antinflamatórios e parar com a musculação. Um prof de Ed fisica me disse que eu deveria continuar com a ginastica para melhorar a musculatura do joelho para dar melhor sustentação ao memo e as dores diminuiriam. Gostaria de saber a opinião de vocês e se tem algum suplemento que eu possa tomar que ajude a resolver/amenizar o problema?
-
- 8 respostas
- 1,5k visualizações
axo q vou arumar um trampo no 2o semestre...dai até q vou ganhar uma grana legal... vou querer fazer no fim do ano uma suplementação profissa mesmo... agora em julho vou de Whey, malto, albumina mesmo....talvez compre um creatina 120g da Universal... pro fim do ano eu tava pensando em fazer um lance assim: Creatina Universal + Malto - no pós-treino imediato Myoplex- 30min depois do treino Rx Pro -antes de dormir... no lugar do Rx Pro antes d dormir, seria interessante fazer um blend proteico caseiro??tipo um mistura de proteinas de lenta e rapida absorção???tipo misturar 900g de Whey Optimum com 1,5 Kg de albumina????
Última resposta por driano, -
PARALELAS- duvidas!! 1 2
por Visitante superboy_RJ- 12 respostas
- 3,2k visualizações
Gostaria de saber se este exercicio é o mais indicado para o peitoral inferior?? (no caso pra quem nao tem supino declinado) E caso sim, qual seria a maneira correta de se executar esse exercicio na intuiçao de pagar ao máximo o peito!!?? Com os cotovelos bem afastados e quadris levemente inclinados pra tras, descendo até alongar levemente o peito?? como sugere o site http://www.exrx.net/WeightExercises/PectoralSternal/AsChestDip.html "Execution Push body up with elbows away from body and hips slightly bent. Lower body until chest is slightly stretched. Repeat." é assim mesmo??
- 22 respostas
- 3,9k visualizações
Alguém pode me dizer exatamente qual tipo de treino devo adotar para ganho de massa muscular nas pernas? Alguns professores passam 4 séries de 12, outros 3 séries de 8 e sempre com a mesma carga!!!
- 15 respostas
- 1,8k visualizações
Atualmente estou pensando em cobavital e enzicoba, soh q alem disso vo colokar uns aminos pra ajudar, jah q os dois ajudam na síntese protéica. Então vo mandar assim: -De amanhã: 1 enzicoba de 1mg, 2 Amino power 2200(probiótica) -De tarde(antes do almoço): 1 cobavital -De tarde(depois do treino): 1 cobavital, 2 colheres de Amino Liquid 2222 -De noite(antes de durmir): 2 Amino Power 2200 Assim todos os dias de semana, sendo q nos finais de semana eu tomarei apesas o cobavital. Vo toma durante 2 meses!! Queria saber ae da galera alguma opinião a respeito desse ciclo q eu montei, e eu ouvi falar mt bem do cobavital ae no fórum, intaum achei q juntan…
-
- 7 respostas
- 1,3k visualizações
Olá galera estou com 1,69 e pesando 82 kgs, quero reduzir meu percentual sendo que estou com uma barriguinha, vou retornar a malhar agora em 05-07. Estou com albumina da integral, e creatina microlisada da priobiótica, e estou querendo comprar extra pack Vou treinar de manhã e vou tomar a creatina antes e depois(30 minutos) A albumina depois do treino e duas horas após o almoço e o extra após o treino . Após o treino vou fazer 20 minutos de esteira. O que vcs acham? me ajudem!
-
- 7 respostas
- 1,2k visualizações
Putz, toh viciado na dextrose de açaí com guaraná comendo soh o pó msm (sem agua nem nada...) kralho o gosto eh mto bom !!!
- 6 respostas
- 2,1k visualizações
Pessoal gostaria de esclarecer umas duvidas.Agora eu to com tempo pra malhar de vez em quando pela manha..a duvida são as seguintes: -Que tipo de alimentação pré/pós treino devo ter pela manha? -Sábado malho de manha mas só faço aerobico(40 ou 50 min.) pra queimar mais gordura,devo tomar carbo+whey depois mesmo sem fazer a muscula? OBS:Só lembrando quero definição e queima de gordura.... To tomando carbo+whey pós treino dia de semana normal. Valewww
Última resposta por eduardo ramos, -
- 5 respostas
- 2,9k visualizações
Sempre fui adepto da Designer whey por ser a mais testada no mundo, mas ao conferir os R$ 195,00 por um pote de 5lbs tive de optar pela AGE da nutrilatina (que não foi tão mais barato R$ 165,00), a questão é, será que dá pra confiar ? É a eterna desconfiança de produtos brasileiros, sugeri para o INMETRO fazer uma avaliação neste produto uma vez que não é nada barato e que o consumo está subindo cada vez mais, seria legal, para quem usa, dar uma força e pedir isso também, afinal ninguém gosta de jogar dinheiro fora. http://www.inmetro.gov.br/consumidor/formContato.asp
Última resposta por TELECATH, -
aviso enzicoba 1 2
por heyboy- 12 respostas
- 2,5k visualizações
ae galera....tipo hoje eu fui numa loja aqui e perguntei sobre enzicoba....ai a mulher disse pra num tomar não pq da problema no fígado....o q vcs sabem sobre isso?....vlwww
- 1 resposta
- 3,7k visualizações
Solicitei algumas informações à Vetnil quanto a quantidade de aminoácidos presentes na porção de 25 ml indicada e: Prezado Diógines, A densidade do Glicopan Energy é 1 mL = 1,194 g. Assim, a embalagem de 1L contém 1.194 g. Segue abaixo a quantidade de aminoácidos em 25 mL: Esperamos poder satisfazê-lo da melhor maneira e ficamos à disposição para eventuais dúvidas, críticas ou sugestões. Atenciosamente, M.V. Gustavo Bezzuoli Mano Assessor de Informação Depto Técnico e de Informação 19 3848-8500 Por esta nova equivalência, somando-se todo o aminograma conteúdo de 1kg estabelecido na embalagem, obtive que 25ml do produto contém 7,…
-
Tópicos mais recentes
-
- 5 respostas
- 103 visualizações
-
- 606 respostas
- 21.926 visualizações
-
Ajuda para emagrecer e melhorar meu condicionamento físico. 1 2 3 4 5
Por mari_3, em Tópicos de evolução do shape
- 44 respostas